sábado, 24 de dezembro de 2011

Um Conto de Natal || Leitura Crítica

Quem nunca assistiu alguma adaptação de Um Conto de Natal de Charles Dickens levante os braços _o_ Ainda bem, né?!
Um dos maiores clássicos universais, um dos mais simples e mais profundos (se você acredita no Natal, é lógico).
O livro é bem curtinho e eu só demorei a ler porque tinha outras coisas em mente (provas de química, por exemplo).
Talvez nós sejamos diferentes de Scrooge porque não ignoramos o Natal, mas em essência somos iguais: banalizamos o Natal. Estou exagerando? Pergunte a uma criança o que não pode faltar no Natal. As prováveis respostas serão: árvore enfeitada, luzes piscando, presente, papai Noel. Tá, ok. Cadê o nascimento de Jesus?
Um Conto de Natal não tem nenhum fanatismo religioso, são poucas as passagens que ele fala no lado cristão (ok, eu sei que o Natal é completamente cristão), mas eu senti que a busca do autor é justamente pela união das pessoas.
Claro que é absurdo as pessoas passarem 364 dias se “odiando” e fingirem um amor fraterno em um dia. Mas pior seriam 365 dias de desafeto, né? E talvez esse um dia seja um começo para que possamos descobrir que podemos ter mais momentos unidos.
Eu vejo o Natal como uma preparação para o Ano Novo, o momento em que podemos olhar para trás e abandonar o que não foi bom, passar uns dias refletindo sobre nossos atos e planejando nossas táticas de mudança, daí vem o Ano Novo e somos novos!
Gerar e formar Cristo em nós não é fácil, não é só comprar presentes e escrever um belo cartão, é preciso eliminar o que é mau para que haja espaço para o que é bom.
Pois bem, deixando minhas opiniões de lado...

Scrooge é um velho rabugento, ranzinza, egoísta e avarento! Como ele consegue ser tudo isso? Acho que ele é um reflexo de toda a humanidade em um só corpo. E ele simplesmente odeia o Natal porque é um dia que ele precisa pagar seu funcionário sem que este trabalhe.
Na véspera de Natal, se ex-sócio, o falecido Marley, aparece para avisar que Scrooge receberá a visita de três espíritos.
Acho muito interessante porque o autor dá ênfase ao fato de Marley carregar correntes de ferro onde estão presos cadeados, cofres, escrituras etc. E eu questiono a você que está lendo este post neste momento (nada é por acaso) o que vai estar pendurado nas suas correntes? Quais são suas amarras? Seu coração é mais leve que uma pena? (Tá, misturei a cultura cristã e a cultura egípcia agora)
O primeiro espírito é o dos natais passados. O segundo espírito é o dos natais presentes. E o terceiro espírito é o dos natais futuros. Cada um deles leva Scrooge para ver, ouvir e sentir coisas que ele esqueceu, ignora ou não imagina. E Scrooge se vê em diversas situações até que cai a ficha. O que você está cultivando?

Que o Natal não seja só um amigo secreto ou um especial na TV. Que o Natal seja muito mais que o nascimento do Cristo. Desejo sinceramente que o Natal seja o renascimento de cada um de nós. Feliz Natal!

|| Informações:
Um Conto de Natal
Charles Dickens
L&PM
Tradução de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo

|| Observações:
Ahhh, e já que falei em adaptações, vou deixar duas dicas bem legais xD
A primeira é a adaptação controversa para o desenho Os Flintstones (Natal na Idade da Pedra, a.C.: Cuma?) 


E a segunda é Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, uma comédia romântica que mudou um pouco a essência do texto original, mas é bem divertida.



E beijos e feliz natal para mãe, Ntt e Jan, é por vocês que vivo!

4 comentários:

  1. Millena, eu ainda não tive a oportunidade de ler esse conto do Dickens. Eu não gosto do Natal e do Ano Novo (convido-a para ler meu último texto deste ano: "Crônica de uma doença crônica."). Dickens é um clássico, um autor sempre preocupado com a miséria e a situação humana. Gostei da sua resenha.

    Bom final de semana.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que já assistir praticamente todas as versões dessa estória. Só ainda não li foi o livro mesmo :D
    Tbm acredito nisso, Natal é um preparação par ao Ano Novo, onde podemos para, e olhar para trás e ver no que podemos melhorar. O clima de paz e amo do Natal, já nos leva a uma certa reflexão...
    Te desejo tudo de bom Millena querida. Foi muito legal te conhecer mesmo que só no mundo virtual. Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para vc e para todos os que vc ama.
    =* Mi!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Fikei super curiosa para ler esse livro! com toda a certeza, estará nas minhas próximas leituras :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Milenaa,
    Sempre quis ler esse conto do Charles Dickens, mas até agora só vi as inúmeras adaptações cinematográficas como você mesma falou rs Entre elas, aquele desenho com o Jim Carrey, "Os Fantasmas de Scrooge" e essa comédia do post "Minhas Adoráveis Ex-namoradas"!
    Gosto da ideia central, é bem interessante e consegue ser eficaz ao passar a mensagem pretendida, mas imagino que o livro seja muito melhor, pois foi o que originou todas as outras!
    Um dia ainda pretendo lê-lo!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada!