quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como Treinar o Seu Dragão || Leitura Crítica


No primeiro volume da série, conhecemos Soluço, um garoto comum que precisa aprender a ser um herói viking junto a alguns colegas da tribo, Perna-de-Peixe, Bafoca de Maluquício, Melequento e outros!

Sua primeira aventura é capturar um dragão e domesticá-lo. Mas seu amigo Perna-de-Peixe (outro menino comum, cheio de alergias) não consegue apanhar um dragão para si, então Soluço cede o seu dragão para o companheiro e ficou com um pequeníssimo dragão comum sem dentes: Banguela!

PAROU! Viu? Já começa daí a beleza do livro, estamos falando de AMIZADE, uma coisa muito preciosa!

Soluço precisa ensinar Banguela a atender alguns comandos básicos (fica, senta, pega, vai, deita, rola), mas ele não utiliza o método do guia “Como Treinar o Seu Dragão” que apenas sugere que se grite com o dragão e decide inovar usando de educação para treinar Banguela.

PAROU! Viram bem, crianças? EDUCAÇÃO! Gentileza! Respeitar para ser respeitado.


Entretanto Banguela se torna cada vez mais mimado e teimoso, afinal dragões são sempre ingratos!
No dia de Thor, tão esperando pela tribo viking, onde cada jovem deve mostrar seu potencial junto aos seus dragões, Banguela inicia uma grande confusão e todos os dragões ficam descontrolados e, de acordo com as regras, os meninos devem ser expulsos da ilha. E quem deve dar o veredito é Stoico, o Imenso, o pai de Soluço.
Diante da ideia de ficar longe do seu filho, ele adia a decisão para o dia seguinte. Pois é: amor de pai e mãe está acima de regras e tradições, do bem e do mal. Mas eis que aparece na praia o maior dragão de todos os tempos e quer devorar todos os habitantes da ilha.
Quem poderá salvar a tribo viking? Claro que não é o fracassado do Soluço! Garanto uma coisa: vocês vão se surpreender!

É um dos livros mais lindos que eu já li. Fala de amizade, lealdade, paternidade, gratidão. Com ilustrações e personagens bizarros, capazes de encantar crianças e adultos. Ouso dizer que é um livro do mesmo patamar d’As Crônicas de Nárnia.

|| Informações:
Como Treinar o Seu Dragão
Cressida Cowell
Intrínseca
222 páginas

5 comentários:

  1. Sou louca para ler esse livro desde que assistir ao filme de mesmo nome, que se tornou um dos meus filmes favoritos no quesito animação. Mas já ouvi falar que o livro não tem nada a ver com o filme shaushausau
    Mas pela sua resenha, têm umas coisinhas diferentes mesmo.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-
    -MAigas ENtre LIvros-

    ResponderExcluir
  2. Hum... sempre achei que era meio bobinho, shuahsaushsau, mas parece que é bem legal, fiquei com vontade de ler mas ainda não esta na minha lista de prioridades. ;)

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que pelo visto não me enganei com esse livro, comprei toda a série recentemente e estou louca para ler ^^ Realmente passa valores muito bonitos, um ótimo livro para criança (e adultos também)!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já vi o filme, gostei muito, por sinal. Mas não sabia que surgiu de livros - e olha que ler é uma de minhas atividades favoritas - interessantíssimo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa sou apaixonado pela coleção é muito boa, e realmente Pabline não tem nada a ver com o filme, em parte isso é chato :/

    ResponderExcluir

Obrigada!