segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Retrato de Dorian Gray || Leitura Crítica


Um dos melhores clássicos que li no ano e claro que só podia ser da literatura inglesa (Oscar Wilde era irlandês).
Dorian Gray é um jovem rapaz que está posando para que seu amigo Basil Hallward faça uma pintura. No dia em que o seu retrato fica pronto, Dorian conhece Lorde Henry, um homem com opiniões bem formadas e argumentos bem fundamentados que, por meio do fascínio de suas palavras, consegue dominar Dorian. Nasce uma amizade intensa entre Dorian e Henry.
Após um tempo com seu retrato exposto em casa, Dorian percebe que começam a aparecer mudanças em sua imagem e, ao recordar-se de umas palavras ditas, compreende a situação e percebe que o retrato começa a envelhecer enquanto ele próprio permanece com a aparência jovem.
O livro trata de muitas questões morais e é bem denso com um texto leve, achei os diálogos bem elaborados e, sinceramente, não achei a linguagem difícil.
Basil é um homem bom, entretanto, se perde em sua paixão por Dorian e, como todas as pessoas, acredita em sua bondade por causa de seu belo rosto, como se a beleza externa fosse um reflexo da alma das pessoas. Eu não o considero isento de culpa sobre a desgraça de Dorian, afinal em todos os momentos ele deixou evidente sua admiração pela beleza de Dorian Gray.
Henry é um homem ácido, que critica a sociedade em todos os aspectos e, completamente hedonista, corrompe Dorian a trilhar caminhos colocando o prazer acima de tudo. A influência que Henry exerce sobre Dorian surge à primeira vista e é mantida por meio de palavras (o eterno poder – benigno ou maligno – das palavras).
Dorian é apenas um objeto manipulado pelas teorias de Henry, mas ele não é inocente e ingênuo! No momento em que ele percebe que o retrato reflete a sua alma, ele pode escolher entre o bem e o mal e, embora Henry sempre o esteja induzindo ao mau caminho, ele tem vontade própria e o que ele faz? Esconde o retrato e, ao compreender o significado de ter seus atos refletidos em outra superfície, ele aproveita para fazer tudo TUDO sem pensar em consequências.
Digo que Dorian tinha vontade própria porque diversas atitudes foram tomadas sem interferência de Henry; Dorian se tornou mau, mas sem deixar de ter consciência de seus atos, muitas vezes ele caía em si e sentia uma pontinha de arrependimento.

Foi, com certeza, um dos clássicos mais fluidos que li nos últimos meses.
Ligado ao decadentismo, o livro é bastante pessimista e, numa visão religiosa, posso dizer que o tema explorado é a luxúria.

Durante a leitura, fiz a tolice de assistir ao filme e eu recomendo a vocês que não façam isso com livro nenhum!
O filme é bem enxuto e, embora a Nayara diga que não chega nem no chulé, eu gostei! Claro que é somente mais um exemplo de adaptação que não corresponde às nossas expectativas após a leitura do livro, mas acho que o principal foi mantido e achei interessante porque explicitou algumas coisas que Oscar deixou subentendido.
E um suspiro para Ben Barnes (que é meu queridinho príncipe Caspian nas Crônicas de Nárnia).

|| Informações:
O Retrato de Dorian Gray
Oscar Wilde
Tradução de João do Rio
Editora Martin Claret
214 páginas

7 comentários:

  1. Millena, este é um dos livros que mais gosto. Uma das cenas mais interessantes do livro é quando o Dorian fica sabendo pelo Lord Henry (se não me engana a memória) do suicidio da atriz. Não vi o filme ainda (vou procurá-lo). Já leu algum outro livro do Oscar Wilde?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Milena!!!
    Sou louca por esse livro! Já li umas 4 vezes e não me canso!
    Adorei o post!
    Um Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como fico feliz em saber que você gostou tbm.
    Esse se tornou uma das melhores leituras que tive esse ano *.*
    Foi um livro que me despertou sentimentos tão fortes e antagônicos ao mesmo tempo. Sentir tanto ódio de Dorian, de se deixar levar, de suas escolhas, do que ele fez, mas ao mesmo tempo, percebia que era isso que o autor queria nos transmitir. Por isso sempre digo que amei odiar o livro *.*
    Com certeza foi para aminha lista de preferidos, e concordo que não é uma leitura difícil. Eu amei o livro *.*
    A adaptação é legal, mas nem de longe passa toda a emoção do livro, mas para mim foi boa. E realmente o Ben é de tirar suspiros de qualquer um :D
    BJ Milena!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Resenha muito bem escrita! Tenho uma vontade imensa de ler esse livro e sinceramente não sei porque ainda não o fiz! Eu assisti o filme e gostei, mas imagino que o livro realmente deve ser muito melhor! Mas também achei que o Ben Barnes está excelente e muito bem caracterizado no papel do Dorian! ^^
    Imagino que a leitura nos traga sentimentos muito contraditórios!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pela resenha e cada vez que lenho uma sobre esse livro fico mais afim de ler ai ai ai

    ResponderExcluir
  6. Achei a historia bem interresante, eu nunca tive vontade de ler este livro, mas agora bateu um vontadizinha.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Descobri esse autor a pouco tempo, e fiquei apaixonada por suas filosofias. Desde então fiquei louca para ler algum livro dele, mas não tive nenhuma oportunidade. Parece ser uma ótima estória. #Curiosa!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!