quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Segredo de Brokeback Mountain || Leitura Crítica


Não precisei nem de uma hora para ler O Segredo de Brokeback Mountain.
O livro é curto e objetivo; 
A autora não perde tempo com descrições ou narrativas paralelas que sejam desnecessárias e não há entrelinhas, a história é o que é, ponto.
Jack Twist e Ennis del Mar passam um período trabalhando juntos cuidando de ovelhas na montanha Brokeback, daí eles se 'apaixonam' e começam a manter relações sexuais. Após a temporada de trabalho, cada um segue sua vida e só se reencontram quatro anos depois. Jack casado e com um bebê e Ennis também casado e com duas filhas. A paixão continua acesa, mas as dificuldades vão afastando os dois.

Eu não tenho muuuuito o que dizer até porque este é apenas um pequeno conto da coletânea Close range de Annie Proulx.
Annie fala sobre o homossexualismo sem dificuldades ou preconceitos. E, sinceramente, recomendo o livro por ser uma leitura rápida e leve, apesar da profundidade emocional abordada.

O filme é bem mais extenso, mas é fiel ao livro! 
Acredito que, no filme, os detalhes das coisas que ficam subentendidas no livro, são explorados com maior detalhamento.

|| Informações:
O Segredo de Brokeback Mountain
Annie Proulx
Tradução de Adalgisa Campos da Silva
Editora Intrínseca
72 páginas

8 comentários:

  1. Livro que retrata muito bem uma sensibilidade na relação interpessoal bem amarrada e fundamentada nas histórias de vida de cada um dos envolvidos na trama :D

    ResponderExcluir
  2. Mas como é pequenininho, só 72 paginas. Vou ler para depois assistir ao filme. Nem sabia que o filme era inspirado no livro ><
    Mas já estava a um tempo com vontade de assistir. Vou aproveitar minhas ferias para fazer os dois.
    Adoro sua dicas *.*
    BJ Mi!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. É, Pabline, o livro é bem curtinho e quando meu amigo comprou foi só 9,90 =) ah e é de capa dura!

    Mas é porque este é um conto de uma coletânea da autora, mas a editora Intrínseca lançou o texto sozinho =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Millena! Eu sumi, né? Semana cheia de plantões dá nisso! Menina....eu tenho uma dificuldade enorme em pegar livros pequenos assim...rs. Com filmes isso tb acontece...tem que ter, pelo menos, 1h e meia! Ainda não vi o filme, mas parece que a história é bem bonita.

    Bj!!

    Feliz Natal e um excelente 2012, com muita leitura e sonhos realizados!

    ResponderExcluir
  5. A historia é incrivel, é uma leitura super rapida e facil. Eu recomendo assistir primeiro o filme, depois ler o livro! Apesar do final ser o mesmo (pois o filme realmente é muito fiel ao livro) é mais emocionante decobrir o final assistindo o filme!
    Uma coisa estranha é que o livro tem apenas 72 paginas e ainda é dos pequenos enquanto o filme tem 2 horas e pouco... Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Millena, ainda não tive a oportunidade de ler este livro (o conto), mas fiquei interessado ao ler tua resenha, pois abordaste o tema de maneira leve. Obrigado por difundir a literatura.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Milenaa,
    Confesso que nem sabia que o filme havia sido inspirado em um livro, ou melhor dizendo, em um conto! Não me animei pra ler por não ter gostado muito do filme em si, e não foi pela temática que na verdade acho interessante e sim por ser meio parado mesmo! Mas a história é tão curtinha que talvez eu até leia no futuro!

    Ahh e preciso dizer, adoro os seus comentários sempre atentos lá no blog, me informando algo que eu possa ter deixado passar! Sempre leio duas vezes mas vez ou outra tô com tanta pressa e tão cansada que acabo deixando passar algumas coisas mesmo! ^^
    Nossa, eu consegui seguir uma ordem hiper mega ultra aleatória com os livros da coleção Dragão, acho que nem se eu tivesse tentando conseguiria ser tão aleatória assim rs
    Quanto aos marcadores, acho que em breve vou começar a pensar nisso, é que primeiro tava mais concentrada em mudar o layout e etc, mas agora que a imagem e a apresentação do blog está se estabilizando não vai demorar muito! ^^
    Quando eu fizer com certeza te mando alguns! =)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoooro O Segredo de Brokeback Mountain. Já vi o filme centenas da vezes e sempre que acaba eu estou chorando feito um bebê de ódio. também já li o livro, mas foi há muito tempo atrás, então ele não taa mais tão claro assim na minha memória. eu só lembro que eu não me decepcionei (:

    ResponderExcluir

Obrigada!