segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Persuasão || Leitura Crítica

Depois de um tempo sem resenhar clássicos (o que é muito estranho no amor por clássico), hoje eu trago uma obra de Jane Austen.

Persuasão conta a história de uma família que precisa mudar de casa porque as finanças estão apertadas... Anne Elliot não vai de imediato para o novo lar com seu pai e sua irmã Elizabeth porque é mais conveniente que ela fique na casa de sua irmã mais nova, Mary (que é a única casada) e de lady Russel (uma senhora que tem muito apreço por Anne).

Mas quem está alugando a casa da família Elliot é a família do antigo amor de Anne. Ela foi persuadida pela lady Russel a romper o noivado com  Wentworth oito anos e meio antes por causa da condição social inferior do rapaz. 

Por ficar um período hospedada nas redondezas, ela precisa conviver com o Capitão Wentworth e fingir naturalidade ao ver que ele está procurando entre as irmãs de seu cunhado (Charles Musgrove, o esposo de Mary) uma mulher para se casar e ele até começa a se aproximar de Louisa Musgrove (uma das meninas, a outra se chama Henrietta).

Então, eles decidem visitar uns amigos, os Harville. Lá, Anne conhece o capitão Benwick e sua simpatia encanta o rapaz, mas acontece que Louisa sofre um acidente, todos ficam muito agitados e a moça fica impossibilitada de voltar para casa. Anne é bastante útil, mas não fica cuidando da ‘amiga’ (não encontrei palavra mais adequada, mas elas não eram bf)  e volta para casa, aliás, vai para o novo lar, onde conhece melhor o sr. Elliot, um primo que tem pretensões de casar-se com sua irmã Elizabeth, mas o rapaz fica encantado com ela.
Estou rindo aqui. Porque Anne é bastante ignorada por sua família, uma senhorinha (27 anos) solteirona, mas é a personagem mais doce e encantadora da história (por isso ela é a principal, dãã), em outras palavras, podemos dizer que Anne é uma menina fora do ninho. Seu pai e sua irmã só pensam em casamento, casamento. Mas isso é só uma característica social da época, estamos lidando com a Inglaterra do início do século XIX.

Bom, vou parando por aqui e vocês vão comprar o livro para saber com quem a Anne ficou!

O mais complicado de resenhar Jane Austen é o número de personagens e famílias imensas, então na trama tem duas srta. Elliot, um sr. Elliot que é somente primo, duas srta. Musgrove, vários Charles e se eu for colocar todos aqui, ninguém vai entender nada, tive que ser bem abreviada.

Ao meio do livro, estava achando-o bem cansativo e estava meio desanimada com a leitura, mas eu sou persistente e fui até o fim. Agora sei que não me perdoaria se tivesse parado a leitura!

Em Persuasão (último romance de Austen) a autora está mais experiente, o caráter de cada personagem é mais bem definido, mas Orgulho e Preconceito preserva seu título de o melhor e eu considero mais aprimorado.

Até a próxima!

|| Informações:
Persuasão
Jane Austen
Tradução de Roberto Leal Ferreira
Martin Claret

|| Observações:
Tinha feito uma observação aqui, mas já esclareci algumas coisas com o pessoal da Martin Claret. Obrigada, Júlio, por ser tão atencioso! Como já tinha dito antes, recomendo essa edição porque ela tem os três clássicos da Austen (Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade também!) e eu consegui comprar por $9,90.

6 comentários:

  1. Já vi esse 3 em 1 e o achei lindo, porém há tinha os 3 livros separadamente então nem por mais lindo que seja não vi sentido em compra-lo.

    Quero muito ler Persuasão, e gostei da sua resenha! Realmente as vezes são muitos nomes, personagens e torna a história um pouco confusa, mas acredito que pela Austen vale super a pena persistir e continuar até o final! ^^ Até agora adorei todos os livros que li dela!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Desses três livros só não li anda foi mesmo o Persuasão. E como eu gosto de um clássico, e inglês agora *.*
    Minha amiga Dandara o comprou, e quando eu terminar essa minha temporada de vestibular, vou colocá-lo na minha lista. Realmente, os livros da Jane possuem muitos personagens, as vezes me confundia mesmo :P
    Concordo com vc, Orgulho e Preconceito é divino. Dos que já li dela, ele continua sendo o meu preferido.
    BJ Mi!

    -Amigas Entre Livros-

    PS: Que lega, vc está lendo O Retrato de Dorian Gray. Será que vc vai amar esse livro tanto quanto eu. Entrou para a minha lista de favoritos. Eu amei odiar o livro *.*

    ResponderExcluir
  3. Olá! Primeiramente, quero dizer que eu gostei do blog, não conhecia, mas era o que eu estava procurando ultimamente. Quero começar a ler clássicos - antes tarde do que nunca, né, haha - e vou dar uma olhada nas suas resenhas na hora da compra. :)

    Acho que isso (nomes parecidos ou iguais) complica muito na hora da leitura, são diferenças sutis ou que quando somos leitores rapidos, acabamos confundindo. Vou ler Orgulho e preconceito em breve, espero gostar. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos três e pra falar a verdade nem tenho muita vontade apesar de achar que deve ser uma boa historia, realmente nunca tive... Espero um dia ter mas daqui até lá vou continuar com Millenniun's e Harry's. -p

    ResponderExcluir
  5. Orgulho e Preconceito é o meu livro favorito, já li Persuasão, demorei três semanas para chegar na metade, mas quando cheguei na metade li em uma noite só, o livro é ótimo e mereceu cinco estrelas, mas não se tornou um dos meus favoritos...

    Rafaela

    ResponderExcluir
  6. Millena, comentando a sua observação, encontrar "edições e traduções melhores" em relação a esse livro é uma questão um tanto quanto complexa. Isso porque trata-se de uma linda edição especial que fizemos e também porque o tradutor desse livro é o Roberto Leal Ferreira, um profissional muitíssimo qualificado (veja: http://transrlf.sites.uol.com.br/curric.html: entre outros aspectos de sua formação, ele cursou Grego e Português na FFLCH/USP; Linguística no IEL/UNICAMP; Filosofia no Departamento de Filosofia da FFLCH/USP; pós-graduação em Filosofia Contemporânea no IFCH/UNICAMP e é um tradutor bastante experiente: traduziu uma série de obras para editoras como a Martins Fontes, a Loyola, a Vozes, a Editora da Unicamp, entre outras.

    ResponderExcluir

Obrigada!