terça-feira, 2 de abril de 2013

Esperando por você de Susane Colasanti

Eu não tinha gostado muito do livro Bem mais perto (resenha feita por Mary em participação especial) da autora Susane Colasanti, mas eu sou muito teimosa e costumo sempre dar novas e novas chances aos autores - Nicholas Sparks que o diga. Dessa vez não me arrependo, Esperando por você é um livro bem legal :)

Marisa (argh! que nome irritante! - leia mais sobre isso aqui) está começando o segundo ano do Ensino Médio e, depois de ter enfrentado um momento difícil por causa de um distúrbio de ansiedade, decidiu com sua amiga Sterling a melhorar sua vida: socializar mais, aproveitar melhor e, claro, arrumar um namorado.

Este ano, coisas interessantes a esperam, afinal, Nash seu amigo da infância volta a se aproximar dela e Derek começa a flertar com ela. O problema é que Derek já tem uma namorada :s Além disso, ela começa a passar por problemas em casa e na sua amizade com Sterling. Para enfrentar esses problemas, ela só pode contar com a ajuda de um anônimo que faz um podcast e curiosamente parece saber tudo sobre o mundo dela e o que ela está sentindo.


Em si, a história é legal, rápida, fluida. Marisa é uma personagem agradável - só esse nome dela, hein?! - Até mesmo o distúrbio de ansiedade de Marisa é bem retratado e é convincente. As dificuldades que ela enfrenta em casa e nas amizades são tão reais. 

Dessa vez a autora Susane Colasanti acertou nas formas escolhidas. As ações e reações são típicas da adolescência, da fase que as meninas menos descoladas da escola estão querendo encontrar um namorado acreditando que isso vá transformar suas vidas, nas nossas "decisões" para mudar de vida e as frustrações diante das coisas que fogem do nosso controle.

Eu não sou velha, mas nunca foi meu estilo esses livros tão menininhas, acho que é isso que me desagrada nas leituras desses livros tão teen, acho as protagonistas tão bobas e tão preocupadas em arrumar um namorado como se isso fosse a coisa mais importante do mundo... e, meninas, não é. Acho que os autores deviam escrever mais livros sobre meninas que fariam de tudo para estudar e entrar numa universidade!

Mas pensando em público alvo esse livro é bom ;)

E, por último, queria fazer duas considerações sobre a capa do livro. O primeiro problema é que na capa fica sugesta a ideia de que existe uma indecisão na Marisa - ai, que nome insuportável! - sobre qual dos garotos e em nenhum momento fica isso. Outro problema é na capa de trás que tem uma "listinha" sobre o Nash e outra sobre o Derek e isso é um spoiler para bons entendedores.

4 comentários:

  1. Ah, Milena, a verdade é que eu não me interessei pelos livros da autora (na verdade nem me tocava que era da mesma autora).
    Parecia aqueles livros que eu ia ler, por ler. Que não me acrescentariam grandes coisas (igual aqueles filmes que você para pra assistir na tv quando tá trocando de canal).

    Continuo com essa impressão, mesmo com teu otimismo e de algumas outras pessoas.

    Ele vai continuar sendo 'se cair na rede, leio'.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cada vez estou mais curiosa a respeito desse livro, li muitas resenhas falando positivamente dele.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tá gerando polemicas né!!??? Tem que goste e quem não, confesum que estou evitando livros com essa temática mas gostei das suas observações!!!! Sobre essa questão de ter na capa informações que comprometem a historia fico chatiada Qnd a editora faz esse tipo de coisa.
    Mas enfim gostei da sua resenha!!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Argh, criei uma birrinha dessa autora depois de Bem Mais Perto hauhaua
    Nem cheguei a solicitar esse livro e não me arrependo, tenho quase certeza de que não iria gostar, até porque tenho lido resenhas bem negativas, ou em cima de muro...
    Eu gosto de livros teens de vez em quando, acho que foi os da Colasanti mesmo que não deram pra mim.
    Nossa, e você realmente não gosta do nome Marisa huahaua
    Beiijos, Mi!

    ResponderExcluir

Obrigada!