domingo, 14 de abril de 2013

What teachers make - Um bom professor faz toda a diferença.


Vocês já perceberam que quando ensinamos algo a alguém ou ajudamos nos sentimos satisfeitos?

Uma vez, um advogado criticou a profissão professor na frente de Taylor Mali e perguntou a ele o que os professores fazem. A partir daí Taylor escreveu a poesia What teachers maker. A poesia teve grande repercussão e incentivou várias pessoas a optarem pelo magistério. Mais de dez anos depois surgiu o livro (homônimo) e que chega ao Brasil com o título Um bom professor faz toda a diferença.



Esse livro não é auto ajuda! Ele não diz “Assim é melhor, façam” ou “Eu fiz desse jeito, imitem”. Taylor relata de uma forma breve e descontraída, diversas experiências em sala de aula – ou fora dela – e mostra os ricos momentos que vivenciou e o quanto ele defende e apoia a classe dos professores. E, infelizmente, não é só por aqui que esse profissional é desvalorizado.

Entre situações engraçadas e outras tocantes, vemos a importância de um professor pelo olhar de um professor que atuou em sala de aula, com crianças, sim.

Solicitei esse livro porque minha mãe é professora e eu acompanho de perto a luta diária dela. Além de trabalhar em outra cidade e de viver em constantes conflitos com os prefeitos dessa cidade, ela trabalha numa escola pública de periferia – sem preconceitos da minha parte no que vou dizer, é apenas realidade: – e isso influência nas vivências que os alunos trazem de casa, na falta de participação dos pais, nas famílias que são desestruturadas, na falta de interesse das crianças.

Muitos pais acreditam que é obrigação do professor educar seus filhos. Taylor Mali fala sobre isso em seu livro, algumas vezes acontece do professor passar mais tempo com a criança dos que os próprios pais. Mas educação (+ respeito, + comportamento) deve vir de casa, é responsabilidade dos pais.

Ele também fala da importância do bom ensino nos anos iniciais e que é fundamental que o professor se dedique, que o governo invista. E é verdade: minha mãe trabalha com o 1º ano do ensino fundamental [antiga alfabetização] e ela sempre tem como objetivo ensinar todos os seus alunos a lerem e conhecerem as letras – escrever vem com o tempo.

Comparando realidades nos EUA e aqui, vemos que a situação não é tão diferente. Existe descaso, falta de investimento, falta de participação familiar. Ele menciona que muitas pessoas desistem da carreira nos primeiros cinco anos porque o trabalho é cansativo – professor não trabalha só dentro da sala de aula! – e o retorno – sim, eu estou falando de dinheiro, salário, remuneração, mas também de valorização e respeito – é muito baixo. E também que outros profissionais menosprezam os professores – que absurdo!

Mas o mais especial nesse livro é quando ele fala que os professores ensinam os alunos a sempre darem o melhor de si, a sempre superarem suas dificuldades, enfrentarem seus obstáculos. Os professores compartilham e – acima de tudo ­- facilitam conhecimentos. Professores abrem portas na imaginação, na cognição, na memória, na afetividade. E os professores se satisfazem em proporcionarem conquistas aos outros - existe coisa mais bela?

Eu realmente acredito que existem excelentes profissionais – ei, minha mãe ama o que faz e se dedica muito a cada um dos seus pirralhos malcriados, teimosos, agitados – e também existem os maus, claro, mas que eles não representam a classe. Um bom professor marca seus alunos, deixa registrada a sua importância na memória, fica guardado na lembrança.

O livro é bem pequeno – só 128 páginas – mas cabe tudo isso e mais. Recomendo!

Deixo abaixo o próprio Taylor Mali recitando sua poesia What teachers make – ative a legenda em português:

2 comentários:

  1. Achei interessante a ideia, mas a principio não seria um livro que compraria.

    ResponderExcluir
  2. Mi amei sua resenha, foi o que eu imaginava e com certeza vou ler assim que eu tiver oportunidade.
    Com certeza existem professores que são verdadeiros mestres e que despertam o que temos de melhor.
    E tornam-se inesquecíveis. Mas em contra partida tem uns que nos traumatizam, mas faz parte né em todos os lugares tem gente que presta e outros que nao!!!!
    Acredito que os professores deveriam sim ser mas valorizados!!!!
    Diga para sua mãe que desejo sucesso para ela viu!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!