quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Belle de Lesley Pearse

Onde será que eu arrumarei coragem para dar conta rapidinho de um livro tão grosso, sem contar com a opinião e o incentivo de alguém? Eu confesso que foi isso que pensei a princípio, pois fiquei com medo de apostar numa leitura tão extensa  e no final das contas não me satisfazer com o enredo.  Mas quer saber de uma coisa? Eu não me arrependo  de jeito nenhum de ter lido esse livro,  ele é maravilhooooooooso! (Percebeu o quanto maravilhoso ele é?)

A autora Lesley Pearse me fez lembrar, assim que li o resumo do livro, a conhecida obra  A Dama das Camélias, uma  outra história emocionante ( chorei uma tempestade quando o li) e foi isso que acabou me deixando  curiosa e motivada para ler. O resultado é que acabei ficando completamente envolvida com o livro. Amo histórias de época (o livro se passa em 1910) e o mais gostoso ainda é que a história se passa em Londres, só pra completar a perfeição.
Belle, personagem principal do romance, tem 15 anos e desde que nasceu  vive em um bordel com sua mãe Annie, uma mulher  reservada e incapaz de demonstrar seus sentimentos.

“O que sabia de sua história era que sua mãe tinha dado à luz sozinha no andar de cima, colocado a bebê enrolada em uma velha manta em uma cômoda e descido para o salão de novo com as outras garotas como se nada tivesse acontecido. Belle aprendeu muito novinha que ela tinha que ser praticamente invisível. Seu lugar, já que estava muito grande para dormir na cômoda, era no porão da casa, e ela não deveria nunca, jamais, se arriscar a subir as escadas depois das cinco, ou perguntar à sua mãe sobre o que acontecia lá em cima.”
Carinho e proteção, Belle encontra em Mog, empregada do bordel,  que a trata como se fosse sua própria filha.
A mocinha de nossa história não fazia a menor ideia do que acontecia no andar de cima de sua casa até que sem querer, por um descuido,  ela fica “presa” no quarto de uma das meninas e acaba presenciando o assassinato de Millie, uma das prostitutas. Presenciar este crime faz com que ela  corra  grande perigo e para  que seja obrigada a  ficar calada  acaba sendo sequestrada e vendida  em Paris, longe de casa, da mãe, de Mog e do carinhoso  Jimmy, um personagem que irá fazer grande diferença em sua vida. Longe de todos, Belle sofre por não saber falar francês, por se sentir solitária e o mais grave, por ser violentada e estuprada por homens rudes e grosseiros, desprovidos de qualquer escrúpulo. Não demora e ela é enviada para a América, New Orleans, onde a prostituição é legalizada. É lá, na Casa de Martha, que ela aprende tudo sobre o mundo do sexo e do prazer, e é  também onde ocorre a transição da menina inocente para uma mulher esperta, sedutora e provocante.

A luta de Belle para voltar  pra casa é tão surpreendente que na maior parte do livro  custei a  lembrar que ela  era apenas uma adolescente de 17 anos.



Gostei muito da maneira como a autora detalhou os lugares, tornando assim a história  bem convincente. Fiquei também  encantada pelo amor que Jimmy sente por Belle, pois mesmo com o passar dos anos, ele nunca perdeu a esperança de reencontrá-la, arriscando a própria vida para tê-la de volta. O impressionante na história é que mesmo depois de todas as coisas que acontecem na vida de nossa protagonista, ela  continua  sendo a doce Belle, personagem fascinante que além de me provocar muitas lágrimas, também me deu de presente muitas risadas.
por Karla
|| Informações:
Belle
Lesley Pearse
Editora Novo Conceito
Tradução de Bárbara Menezes, Carolina Caires Coelho, Elisabete Barbosa Pereira.
559 páginas.

7 comentários:

  1. Pois então Karla, eu peguei ontem o Belle para ler.
    Como vc, fiquei imensamente assutada pelo tamanho dele, porque vai que eu não goste da estória, e eu definitivamente não consigo deixar um livro pela metade, mas no fim das contas, a capa que simplesmente me apaixonou foi o impulso final. Falei: Quer saber, vou me jogar. E fui.
    Tô bem no comecinho, e justamente por causa disse não li sua resenha toda para não correr o risco de pegar spoiler, porque eu não sei muito bem do que se trata a estória, só sei por cima e quero ir descobrindo ao longo do livro.
    Mas deu de perceber que vc amou o livro. Espero tb gostar :D
    Bj!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. eii, milena!
    acabei de encontrar seu blog, parabéns, ele é muito bom :)
    já vi gte falando desse livro, confesso que estou curiosa.. parace ser uma boa leitura!
    realmente.. ele é bem grosso mesmo!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  3. oiii,

    Esse liro é show, fui ver na Cultura, ele é enorme kkk eu queroooooooo, adoreia resenha!!!

    bju bju

    resenha nova no blog
    http://eucurtolivrosrecife.blogspot.com.br/2012/08/nas-trevas-e-na-luz.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa tô mega feliz pq tava pensando nesse livro hoje ... e amei sua resenha, com certeza entrou na minha wish list \o/

    ResponderExcluir
  5. Conseguir comprar esse livro por sua indação!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sabe, comprei Belle quarta feira no aeroporto, simplesmente pq a capa me encantou, daí passei os olhos na sinopse e me interessei ... confesso que a quantidade de páginas assusta um pouquinho, mas como estava em promoção não resisti.
    E leno a sua resenha, agora que engoli-lo.
    obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada!