terça-feira, 21 de agosto de 2012

Por isso a gente acabou de Daniel Handler


Sinceramente, comecei o livro com um nível de expectativa muito alto e, no desenvolver da trama, fui me sentindo um pouco decepcionada. Agora, após ter terminado o livro, vejo que ele me agradou bastante.


Min Green é uma menina apaixonada por filmes antigos e que ambiciona ser diretora. De repente, ela começa a se envolver com Ed Slaterton, o cocapitão do time de basquete da escola.
Por isso a gente acabou é uma carta que Min deixa para Ed anexada a uma caixa que abriga todos os objetos que tiveram alguma importância nessa curta relação.


O livro foi um pouquinho cansativo para mim porque a Min comparava tudo à filmes. Entretanto, Daniel Handler não utilizou nenhum filme existente, o que para mim ocasionou um excesso de informações que foi chato de acompanhar. Mas paralelamente foi ótimo imaginar todas aquelas cenas e ver o quanto a Min era capaz de captar sentimentos. Por isso mesmo, quero ressaltar que para muitas pessoas esse foi um aspecto positivo do livro.

O que me encantou na história foi o amor inocente dos personagens. Desde o começo sabemos que é um casal completamente improvável e que o futuro deles juntos é bem curto, mas ambos se movimentam para dar continuidade àquele romance. Por exemplo, Min começa a frequentar jogos de basquete e Ed começa a assistir filmes antigos.
Ed é o típico garoto popular esportivo que já pegou todas já escola, mas eu simpatizei com ele no começo porque ele também estava tentando fazer dar certo e estava sendo espontâneo. Me identifiquei muito com Min e sua mania de colecionar coisas com o objetivo de preservar uma memória (oooh, que novidade, museóloga).

E, apesar de saber desde o título que a história de Ed e Min tinha um fim, fiquei bem triste pelo motivo que eles acabaram.
Além disso, não dá para falar do livro sem mencionar as ilustrações que guiam a história, são excelentes e hilárias.

|| Informações:
Por isso a gente acabou
Daniel Handler, ilustrações de Maira Kalman
Tradução de Érico Assis
Editora Companhia das Letras
376 páginas

7 comentários:

  1. Oi! Parece ser um bom livro...
    Gostei muito do seu blog, você se mostra uma pessoa bem decidida em seus objetivos e suas opiniões se mostram bem formadas! Parabéns pelo blog. Desde agora, seguindo...
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu só escuto comentários SUPER positivos sobre esse livro e até admiro o autor mas não sei muito bem o porquê, não consigo ter muita vontade de ler hehe Acho até que ia gostar, mesmo sabendo que os personagens não vão ficar juntos no final, mas vou deixar pra depois. Já vi a parte de dentro, as ilustrações são mesmo lindíssimas e enriquecem ainda mais a história! O livro todo é lindo demais! ^^
    Acho interessante esse negócio dela comparar tudo a filmes fictícios, mas penso que seria ainda mais legal se os filmes fosse reais.
    Beijos, Mi!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que fiquei curiosa em relação ao livro desde que vi as fotinhos do kit dele (a caixa com todas as coisas), e achei bem legal. Vi as ilustrações também e gostei! Enfim, é um livro que tenho vontade de ler!

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Não conhecia o livro e achei bem interessante...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro foi uma das minhas compras de Bienal e apesar de ter pago R$ 43,00 (que, sinceramente, achei um absurdo!) acho que vai valer a pena também. A maioria dos livros que a gente vê, são de romances que dão ou não certo, acho que nunca li nenhum livro que se tratasse, especificamente, do término de um relacionamento. E, sei lá, é sim muita curiosidade de saber como o autor escreveu isso... Dei uma folheada esses dias e vi as ilustrações. Muito fofas mesmo! ^^
    Enfim, amo os livros da Companhia das Letras, espero não me decepcionar com este! :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, é mesmo um absurdo! Eu tinha visto na Saraiva por R$44,90 e uma prima perguntou: "vai levar?" na hora, dei uma gargalhada. Terminei comprando por 29,90 no Submarino depois.

      Excluir
  6. Gostei da sua resenha, parabéns. Vc apresentou os pontos positivos e negativos, gosto assim!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!