segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pinóquio de Carlo Collodi


Era uma vez... Um carpinteiro tentando fazer uma perna para uma mesa com um pedaço de madeira que falava e sentia cócegas. Assombrado, ele deu esta madeira ao seu amigo Gepetto, que esculpiu um boneco e batizou-o Pinóquio, mas ele boneco e filho lhe deu muitos desgostos por ser um malandro e preguiçoso...

O que isso te lembra?
A história do boneco Pinóquio, seu pai Gepetto, o grilo falante e a Fada Azul é conhecida em todo o mundo e já foi diversas vezes e de diversas formas adaptada, mas pouca gente associa a obra ao seu autor, o italiano Carlo Collodi. Pinóquio é uma fábula com direito a era uma vez, animais falantes e lição de moral, que ficou imortalizada pela adaptação da Disney.

Carlo Collodi aborda com humor e ironia as peripécias de um menino preguiçoso, teimoso, mas de bom coração. Em cada capítulo, Pinóquio enfrenta uma nova dificuldade que o afastam do caminho do bem.

Pinóquio é uma típica criança de todos os tempos, não gosta de estudar, só quer brincar, não gosta de conselhos, é facilmente influenciado, mas com certeza o que nos faz perdoá-lo a cada erro é sua capacidade de compreender onde errou e onde precisa acertar [embora ele quase nunca consiga, haha]. Apesar de algumas coisas surreais como uma raposa que fala ou antiquadas quanto crianças trabalhando, Pinóquio é um livro atual por causa do comportamento do garoto e mostra que o resultado de mal criação não é nem um pouco positivo, mas que sempre é tempo de aprender com os erros e mudar.

A edição da Martin Claret é ilustrada e possui uma nova tradução.

|| Informações:
As aventuras de Pinóquio
Carlo Collodi
Editora Martin Claret
Tradução de Leda Beck

3 comentários:

  1. Eu adoro a estória do Pinóquio, mas nunca cheguei a ler algum livro sobre ele. Como pode? rs
    Ficarei de olho nessa edição da Martin Claret.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu to afim de pedir esse para próxima resenha ^^
    Adorooooo

    ResponderExcluir
  3. Tô louca para ler esse livro adoro clássicos.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada!