segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Marina de Carlos Ruiz Zafón


Não sei por que eu estava adiando tanto a leitura de Marina. Agora penso que foi uma atitude desmedida porque eu já tinha visto muita gente falar bem do autor (leia-se: a Duda já tinha enchido minha paciência dizendo o quanto Zafón é bom).

Óscar Drai é um jovem de 15 anos, que mora/estuda em um internato e gosta de passar seu tempo livre passeando pela cidade de Barcelona. Em um destes passeios, ele entra numa mansão aparentemente desabitada e rouba sem querer um relógio.
Dias depois, ele volta para devolver o relógio ao seu lugar e acaba conhecendo Marina e seu pai, Germán. Apesar do ocorrido, ele se torna amigo da pequena família e Marina leva-o a um mistério: uma senhora com vestido e véu negros vai todos os últimos domingos de cada mês visitar um túmulo, onde não há nenhuma identificação, apenas uma borboleta desenhada.

Eles decidem seguir esta senhora e terminam se envolvendo em um mistério macabro, que desafia sua sanidade e os limites entre a vida e a morte.

Sem palavras. Fim de resenha.

Eu não sei explicar o quanto fui envolvida por este livro.

Contada em primeira pessoa, pelo próprio Óscar, a história vai sendo entregue aos poucos ao leitor por meio de uma narrativa paradoxalmente densa e descomplicada. O mistério da trama me fazia virar as páginas com pressa e prestar atenção em cada uma das palavras (bem escolhidas) de Zafón.

Zafón tem um jeito peculiar e bem singular de contar uma história, enfim, um talento genial e a forma que Barcelona é explorada, faz a cidade tornar-se também um personagem que só vem a acrescentar neste enredo intrincado. A cidade é transmitida com uma riqueza apaixonante.

Cada cena, cada segmento, cada personagem está envolvido numa aura sombria de mistérios e segredos que os tornam fascinantes. Em diversos momentos senti meu coração acelerar com a adrenalina.

A resenha ficou curtinha porque eu gostei muito do livro, mas realmente não sabia como me expressar. Agora estou muito curiosa para ler outros livros do autor!

|| Informações:
Marina
Carlos Ruiz Zafón
Tradução de Eliana Aguiar
Editora Suma de Letras
189 páginas

7 comentários:

  1. Oi Millena!
    As vezes eu sinto isso também: gosto tanto de um livro que simplesmente não consigo depois colocar em palavras todos os sentimentos. Tenho Marina já há algum tempo mas ainda não o li e quero muito fazê-lo. Parece um livro espetacular!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tu ficou mesmo envolvida pelo livro, ehehehe!

    Faz um tempo que não consigo me prender assim à um livro

    Se eu nao tivesse uma piilha de leitura pendente, eu ia tentar a sorte com 'marina'.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca consegui terminar um livro desse autor, mas pelo que observo pelas resenhas foi por falta de oportunidade; como dizem preciso esperar o livro me chamar e lendo sua resenha acredito que esse me chamou. Fiquei curiosa por causa dessa frase:
    "Eles decidem seguir esta senhora e terminam se envolvendo em um mistério macabro, que desafia sua sanidade e os limites entre a vida e a morte."
    Parabéns pela resenha objetiva mas com um toque especial!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro encher a paciência de todo mundo com o Zafón! Meu objetivo é contagiar o mundo inteiro HÁ HÁ HÁ (risada maquiavélica). Anyway....
    Esse livro é MUITO bom, assim como todos os outros dele. Quando você ler A Sombra do Vento vai ver que a escrita do autor apenas amadureceu mas as mesmas características únicas e maravilhosas estão lá, só que de forma ainda melhor e mais eletrizante.
    Zafón realmente tem um dom peculiar que a poucos foram concedidos. A escolha de palavras é incrível, a narrativa é como poesia para os ouvidos. Taí um homem que realmente consegue encantar como nenhum outro.
    Beijos, Mi!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista de desejados! (é bão saber que um livro que a gente quer muito ler é bom, né? rs)


    Enfim, só não entendo como alguém pode roubar alguma coisa sem querer xD

    =*

    ResponderExcluir
  6. Li este livro tem pouco tempo,mas confesso que esperava mais dele!Achei a historia criativa,mas não sei acho que coloquei expectativas demais.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Ah que curiosidade deu para ler esse livro...
    Eu sou fã (louca) de livros que tenham muitos mistérios. Como eu poderia depois de ler a resenha tão positiva , não querer ler esse livro?!
    Impossível!

    ResponderExcluir

Obrigada!