domingo, 2 de setembro de 2012

Um lugar para ficar de Deb Caletti


Clara e Christian se conheceram num jogo de basquete e desde o primeiro olhar ela tinha certeza que tudo seria intenso com ele.

Me senti envolvida pela forma que a autora escreveu e conduziu a trama. Narrado em primeira pessoa, Um lugar para ficar conta a história desse casal, que podia ter um relacionamento saudável e bonito, mas que foi se tornando um jogo de ciúmes e mentiras.

O começo do namoro foi perfeito, Christian era atencioso, presente e dedicado, mas aos poucos ele começou a dar sinais de sua verdadeira personalidade ciumenta, possessiva e obcecada e quanto mais ele prendia Clara, mais ela omitia coisas e fugia dele até chegar ao ponto de mudar de cidade com seu pai.

Alternando capítulos entre momentos do namoro e essa nova fase na vida de Clara, a autora nos presenteia com uma história bastante verossímil.

A princípio, temos a impressão de Clara ser ingênua e exagerada, mas ela é apenas uma adolescente começando a experimentar o amor e Christian é um bom namorado; ela se sente poderosa porque ele mostra o quanto é dependente dela, mas logo isso se torna uma forma de manipular a garota e é ela que se torna submissa a ele, às suas crises e agressões verbais.
Aos poucos, percebemos os prejuízos que este relacionamento deixou para Clara emocionalmente, afinal seu humor tornou-se tão instável quanto o de Christian, e ela fica tão adaptada ao jeito obcecado e possessivo dele, que seu próprio comportamento muda, ela fica assustada, irritadiça.

Em Bishop Rocks, uma ilha cheia de mistérios e histórias de fantasmas, ela tenta se reconstruir ao lado de seu pai, que também guarda muitos segredos.

Gostei demais do livro, fui cativada pelos personagens, por experiência própria sei que o mundo está cheio de Christians (pessoas dominadoras, obcecadas, manipuladoras) e Claras (objetos dessa obsessão e que se tornam vítimas, submissas e têm sua subjetividade roubada). Fiquei satisfeita de verdade com o enredo e o desfecho. Recomendo que leiam para descobrir onde pode ser um lugar para ficar.

Infelizmente, encontrei alguns errinhos [português e digitação] nesta edição :/

|| Informações:
Um lugar para ficar (Stay)
Deb Caletti
Editora Novo Conceito
Tradução de Maria Angela Amorim de Paschoal
271 páginas

|| PROMOÇÃO!
Comente neste post e participe do top comentarista do mês de setembro o/
Você pode ganhar um exemplar do livro O reino.
Valide sua participação em aqui.

11 comentários:

  1. Um dos lançamentos de Julho da Novo Conceito que eu estou mais ansioso para ler.
    Adorei sua resenha ^^^

    fomesedeevontadedeler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, até então eu tinha me encantado só pela capa e estava a espera de uma opinião sobre a história.
    Estou precisando de um livro mais realista na minha lista de desejos. O que mais tem agora são anjos, vampiros, distopias.
    Não tenho nada contra estes gêneros, até pq já li/tenho vários, mas eu estava a procura de algo diferente.
    Talvez este livro atenda as minhas necessidades. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Mi, uma das coisas que mais gostei foi essa sensação de realidade que o livro passa. Realmente o mundo está CHEIO de Christians e Claras, e isso é muito mais comum do que a maioria pode imaginar. Achei que a autora soube desenvolver de forma crível todo o início do relacionamento e os pensamentos ingênuos da Clara no começo, seguidos dos seus comentários mais maduros de que deveria ter percebido que algo estava errado ali.
    Um livro interessante, que passa uma mensagem muito legal e serve até como um aviso para muita gente. A autora inclusive suavizou muito ao meu ver - mas acredito que tenha sido intencional para o livro atingir o público alvo ideal para o qual a mensagem é direcionada sem perder a sua essência - pois QUASE sempre esses casos terminam de forma muito mais trágica do que a do livro.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tema deste livro e quando a historia é boa, errinhos de digitação são perdoáveis.Quero ler este livro o quanto antes, até porque ele parece ser uma boa forma de reflexão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Primeira resenha que leio do livro e não sabia que se tratava disso.

    Num namoro é muito comum ter ciumes, acho que adoraria ler o livro (sou ciumenta! rs).

    Beijos e boa resenha!


    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  6. Essa é a segunda resenha que leio de Um Lugar para Ficar e as duas foram bem positivas... Fiquei bem interessada em ler (não estava ligando muito para o livro, porque não fui com a capa dele -sim, julguei pela capa. Muito feio-). É realmente bem chato quando num casal um se vê como "dominador". Odeio, odeio, odeio menininhas submissas e isso é o que mais vejo nos relacionamentos dos jovens de hoje. :/
    As pessoas param de se dar o valor e ficam vivendo a vida que o outro as estipula. ¬¬'
    Enfim... Esse papo todo de "submissão" e "dominador" me lembrou o livro 50 Tons de Cinza! Hahahahaha xP
    Enfim, adorei sua resenha! Espero poder ler esse livro o mais rápido possível!

    Beijinhos!
    P.S.: Sim, a vinheta vai aparecer em todos os vídeos. Sei que ficou longa e tudo o mais, mas até eu conseguir gravar outra, será essa mesmo. =P

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece bem legal, a capa é fofa.
    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler esse livro, mesmo sendo um romance.

    Tenho a impressão que todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que tem um ex namorado problematico. (conheço gente q tem até mandado de segurança rs)

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li um livro sobre relacionamentos abusivos, por isso eu logo coloquei esse Um Lugar Para Ficar na minha lista de desejados. Só espero não ter problemas com a protagonista, eu não gosto de mocinhas que aceitem ser submissa a um homem como ela parece fazer.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de livros que abordem temas polêmicos entre a relação homem e mulher. Mas eu não entendi uma coisa... a cidade para onde a Clara vai é cheia de fantasmas mesmo ou é só história ?

    ResponderExcluir

Obrigada!