quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A culpa é das estrelas de John Green


Eu comecei a ler A culpa é das estrelas com bastante expectativas e não me decepcionei.

Hazel Grace é uma menina de 16 anos, que sofre (?) de um câncer terminal desde os 13; basicamente, a vida dela é esperar a morte chegar enquanto tenta deixar esse evento o mais tranquilo possível.
Numa das reuniões do grupo de apoio, que a mãe a obriga a ir, ela conhece Augustus Waters, um rapaz que já perdeu uma perna para o câncer, mas está lutando contra a doença e tem alguma expectativa de vida.

Tecnicamente, eu poderia dizer que o livro tem vários clichês - nada contra os clichês: dois personagens doentes, com perspectivas diferentes e que juntos descobrem algo maior, o amor. Mas A culpa é das estrelas é muito mais que isso. Ri, chorei, refleti e também discordei de diversas coisas, mas isso de uma forma saudável que apenas aumentou meu entrosamento com o livro.


A forma como John Green desenvolveu a trama, com uma narrativa fluida e agradável, me envolveu completamente. A voz que ele deu aos personagens - bem construídos - é sonora e marcante. E até mesmo as suas frases de efeito foram bem positivas para mim.
A inserção de cada personagem na trama foi bem realista, e quero evidenciar a colocação dos momentos com a Kaitlyn, que é uma colega da Hazel, porque ficou bem claro que é uma coisa mais superficial, rasa e travada, mostrando o que o tempo, a distância e a doença têm como consequência uma real e frequentemente negativa sobre as amizades, principalmente quando as pessoas envolvidas são crianças/adolescentes.

A Hazel é a personagem principal e também narradora do livro, embora eu tenha fechado o livro com a impressão de que a função dela foi realmente ser uma expectadora da infinidade que é o Gus.
E por fim, fiquei completamente encantada com Augustus Waters e sua visão metafórica do mundo, embora eu tenha achado bastante ilógica a metáfora do cigarro, por exemplo. Vi nele apenas um adolescente bem carismático, que sofreu uma subtração na vida, mas está tentando caminhar na direção contrária ao provável ou previsível.

É um livro que possui um mensagem comum e que talvez não vá realizar prodígios na vida de ninguém, mas a forma que foi escrito certamente vai encantar muitas pessoas. 

|| Informações:
A culpa é das estrelas
The fault in our stars
John Green
Tradução de Renata Pettengill
Editora Intrínseca
286 páginas

7 comentários:

  1. Nossa, a cada resenha que leio sobre esse livro, sinto mais vontade de ler
    Eu tento não criar expectativas p não me decepcionar depois, mas com esse livro não tem como, SUPER EXPECTATIVA. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nao gosto de romances, mas esse parece mais puxado pro drama, então eu quero ler \õ/

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro, ele foi muito bem elogiado nas resenhas que li, até agora niguém falou mal dele, eu adoro dramas e parece que o autor conseguiu mesclar isso muito bem com um romance.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acho a capa desse livro bonita mas confesso que a história não me atrai muito, porém gostei da sua resenha e dos pontos que vc levantou.
    Parabéns querida!!!

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo sucumbe ao encanto desse livro. Tudo bem, vou ler algum dia huhauahau Imagino que vou chorar litros, inclusive. Mas é como eu disse, no momento não tenho a menor vontade, talvez mais à frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Neste livro achei tudo lindo:a capa, bem como a historia!Preciso ler este livro o quanto antes,pois parece ser muito profundo!

    ResponderExcluir
  7. Ahh, que vontade de ler esse livro.
    Eu adoro clichês e isso com certeza não será um problema na minha leitura. A capa é maravilhosa!
    Eu espero sentir esse montão de emoções que você sentiu ao ler o livro. Gosto de livros que nos levem a reflexão.

    ResponderExcluir

Obrigada!