quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O começo do adeus de Anne Tyler

Aaron e Dorothy começaram a se reencontrar depois de um tempo separados e isso poderia ser normal... se ela não estivesse morta.

O começo do adeus conta um pouco da história de Aaron, um homem que desde os dois anos de idade têm uma deficiência na perna e no braço direito e sempre foi cercado pelos excessos de sua irmã mais velha e sua mãe. Ele trabalha na editora de livros independentes que pertence à sua família e levava a vida sem maiores perspectivas, até que conhece Dorothy, uma médica, mal cuidada e extremamente dedicada ao trabalho, eles apaixonam-se e casam-se. (ou se apaixonam e se casam? Rs).

Tudo segue normalmente, até que (segunda vez que uso isso na mesma resenha, tô fraca) um carvalho cai sobre a casa e Dorothy morre. Depois, ela começa a aparecer por breves momentos e ter mini conversas com Aaron, que o fazem se questionar sobre sua sanidade e, posteriormente, qual o sentido daquelas aparições.
O começo do adeus apresente um olhar retrospectivo de Aaron, que está enfrentando o luto, sobre sua vida e seu casamento com Dorothy.
Confesso que gostei muito das características dos personagens, achei-os bem definidos, a autora criou personalidades bem adequadas para cada uma das pessoas envolvidas na trama. Entretanto, algo no enredo me deixou insatisfeita, algo além do seu final corrido ou de sua trama previsível. Seguimos a leitura tentando compreender junto a Aaron porque Dorothy tinha decidido voltar e eu fechei o livro com a sensação de não ter encontrado um clímax.
Apesar de possuir uma narrativa sensível e de ter-me feito refletir sobre a morte, o destino e tudo, o livro não traz surpresas, é uma leitura linear e sem novidades.

~*~
Sob um ponto de vista mais pessoal, eu preciso admitir que o quesito “crença” me fez gostar um pouco menos do livro porque eu não acredito que alguém possa voltar depois de morto ou que a gente só pode sair deste plano após ter completado uma missão. Mas que fique bem claro que isso não vem a influenciar meu julgamento a respeito do livro.
~*~

Um beijão!

|| Informações:
O começo do adeus
Anne Tyler
Tradução de Ana Paula Corradini
Editora Novo Conceito
208 páginas

Ah, participem da promoção:

a Rafflecopter giveaway

11 comentários:

  1. Bem, gostei do tema deste livro até porque os personagens parecem ser realistas e este tipo de temática me atrai. Além disso, sua resenha foi super objetiva ao explicar o livro e os pontos que você não concorda.

    ResponderExcluir
  2. A tua resenha foi bem objetiva, explicando o motivo pelo qual tu não gostou 100% do livro, me deixando livre para ter minha opinião sobre ele.
    Afinal eu tenho uma visão diferente, e tu soube expor tua opinião de forma leve.
    Adorei, quero ler este livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a narrativa da Anne Tyler. Sempre tão sensível! Eu já coloquei esse na lista dos próximos que lerei porque eu realmente adoro como ela coloca o sofrimento dos personagens em uma perspectiva tão legal. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o livro, só conheci agora RSR
    ótima postagem!

    Convido-a para seguir e comentar:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi ^^

    Eu tava aqui pensando qual livro iria ler, iria pegar esse, mas ele foi um dos lançamentos que não me instigou muito, acabei pegando outro. A história parece meio deprimente, talvez esteja errada vendo todos os detalhes..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha \o/
    Tema interessante!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bem eu achei o livro interessante, até porque eu gosto de historias assim (:

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Imagino que eu eu não vá gostar tanto desse livro também. Penso exatamente o mesmo que você quanto a crença, mas mesmo colocando isso de lado, o livro não parece conter muitas emoções ou uma história forte o suficiente que o sustente. Vou deixar esse pra depois por enquanto!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  9. Imagino que eu não vá gostar muito do livro por se tratar de um romance (blergh).

    Mas mesmo assim acho q todo livro merece a chance de ser lido...Então xD

    ResponderExcluir
  10. A trama do livro é interessante, mas as resenha que eu li sobre ele foram bem negativas, parece que a autora não conseguiu deixar a história muito emocionante, e quem lê a sinopse pensa que a trama segue uma direção mas na verdade segue outra. Não acho que minhas crenças possam atrapanhar a leitura, se a trama for boa eu esqueço do mundo e mergulho na leitura.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. O Começo do Adeus é parecido com o livro/filme E Se Fosse Verdade?
    Porque pela resenha eu achei que parece, e se for com certeza eu vou gostaar.
    E nem ligo muito para finais previsíveis, rsrs.

    ResponderExcluir

Obrigada!