segunda-feira, 10 de setembro de 2012

@mor de Daniel Glattauer


Confesso que já estava desistindo de escrever uma resenha para @mor... Mas este texto serve apenas para expressar a minha gratidão a uma pessoa.
Apesar de não gostar da forma como o livro foi escrito (epistolar), Daniel Glattauer conseguiu escrever um dos diálogos mais interessantes e inteligentes que já tive a oportunidade de ler.

A princípio, por um erro de digitação, Emmi enviou um email por engano para Leo. Depois, novamente ela cometeu o erro ao incluí-lo na lista de um email coletivo. Nas duas ocasiões, ele respondeu de forma espirituosa e gentil, deixando na segunda um espaço que gerou outro email em resposta e outro e outro e outro. Logo eles estavam envolvidos num longo diálogo despretensioso entre dois desconhecidos.
Aos poucos, vão se conhecendo melhor. Mas eles falam pouco de si [aparência, idade, rotina, etc]. Como todo relacionamento virtual, surge a questão: marcar um encontro. Emmi é a favor, mas Leo nem tanto. Motivo? Ele quer preservar esse relacionamento ideal que está surgindo.
Entretanto, nem tudo é tão simples. Enquanto Leo está superando um doloroso fim de namoro, Emmi é casada e, sim, feliz no casamento. Como lidar com essa paixão virtual?

Existem palavras para descrever este livro?


Quem já teve um relacionamento virtual, com certeza vai se identificar com o desenvolvimento da trama. Daniel Glattauer é exato na formulação e na construção do romance. Começa num bate papo despretensioso onde cada um deixa de lado a "vida real" e só busca ser bem humorado e interessante; depois passa para um hábito do "bom dia" ao "boa noite", a convivência, a descoberta do outro; chega à dependência, a troca de emails constante e o resultado disso é um sentimento. Cada palavra escolhida, cada metáfora utilizada, casa email elaborado para impressionar e atrair o outro reflete um bem trabalhado jogo de sedução.

O mais interessante nisso tudo é que a atração é menos física do que intelectual tendo em vista que eles mal conhecem a aparência do outro. Durante todo o livro eles discutem muito a ideia de se conhecerem, afinal, este é um passo muito grande para a relação e que pode talvez ser destrutivo, afinal cada um tinha criado sua imagem particular do outro e um encontro poderia destruir isso e quebrar o clima de intimidade que estava começando a crescer.

Por meio de uma troca de emails, o autor delineia uma deliciosa troca de charmes e transmite ao leitor cada sentimento e sensação dos personagens.
Leo é um daqueles personagens charmosos que sabe agradar com seu humor, sua inteligência e sua espontaneidade. Em muitos momentos senti raiva de Emmi e do quanto ela estava sendo injusta com o marido e com Leo. Em outros compreendi que ela não podia simplesmente largar um porto seguro por uma paixão ambientada na dimensão virtual. Portanto, posso garantir que o livro desperta vários sentimentos no leitor, eu ri, senti raiva de algumas atitudes (palavras) e terminei o livro chorando (sim).

E que autor é esse que me arrebatou e concluiu o livro com um "continua..."?? Pois leiam, Daniel Glattauer.

||  Informações:
@mor (Gut Gegen Nordwind)
Daniel Glattauer
Tradução de Eduardo Simões
Editora Suma de Letras
186 páginas

|| Observações:
Após ler o livro, o título original tem um significado superiormente interessante em relação ao título da tradução.

13 comentários:

  1. Oiie,

    Já vi algumas resenhas que disseram que este livro é realmente muito bom, e agora ao ler o que você escreveu fiquei curiosa. Confesso que acho meio estranho um texto só com e-mails, mas pode ser que eu goste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E tantas pessoas falando que não tem palavras para descrever esse livro e eu aqui que ainda não li, triste viu rs.
    Bom eu fiquei curiosa desdo momento em que vi um pequeno trecho desse livro que mostra os primeiros e-mails.
    Espero consegui ler ele ainda esse ano.

    Gostei muito do seu blog, seguindo *-*
    Beijos,
    pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li este livro dentro do trem, enquanto ia pro trabalho.
    Foi uma leitura muito rápida, talvez pelo formato dele.
    Comprei só pq estava em promo e curti a capa, não dava nada pelo livro.
    Tudo bem que ele não foi o melhor q li em td minha vida, mas conseguiu me surpreender, tipo um tapa na cara sabe 'n sou so um rostinho bonito'.
    Tive um misto de sensações, em alguns momentos eu queria mandar eles a m*, em outros eu ja pensava 'oown'.. hehe
    Vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde :)
    Ainda não li este livro :(
    Não que não queira,é que não tive oportunidade ainda :(
    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas esse "Continua..." é complicado. Como eu vou ficar? É muita tristeza isso. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Milena,

    Achei a sinopse interessante desse livro e a sua resenha me deixou bastante curioso...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o tema deste livro!E fato que relacionamentos virtuais são bem mais fáceis( e as vezes interessantes).Me interessei pelo personagem Leo.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Millena!
    Para falar a verdade nunca gostei muito de narrativas através de e-mails, mas a quantidade de comentários e resenhas positivas a respeito deste me fez comprá-lo. Parace mesmo ter uma história maravilhosa e realmente com pouca atração realmente física. Estou louca para iniciar a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Já li algumas resenhas e devo dizer que ele não me atrai.

    Pelo amor ser uma coisa basicamente quimica (seria a sua escolha para o melhor pai para seus filhos) eu não acredito em relacionamentos virtuais. Sei que também existe aquela coisa de afinidade psicologica e a acho muito importante, mas o amor não é só isso. Uma simples afinidade psicologica é amizade.

    Bem, de qualquer maneira...

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, parabéns mais uma vez \o/
    Todos falam mega bem desse livro, fiquei até curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha sobre o livro, o que mais chama a atenção nele na minha opinião é o fato da história dele ser narrada em sua maioria por e-mails, acho que isso deixa uma leitura mais objetiva e gostosa de ler.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Mi, a sua resenha ficou ótima!
    Eu já havia lido mas no momento acabei saindo sem comentar.
    É incrível como o autor consegue de modo fluído e não forçado, desenvolver o relacionamento dos dois pouco a pouco. É bem viciante, até. Ficava pensando que se eu, não consigo parar de ler os e-mails do Leo e da Emmi, imagine duas pessoas de verdade nessa situação. Nem gosto muito desse tipo de narrativa, mas isso só prova que tudo depende da forma como o autor elabora o seu enredo. Esse livro, inclusive, não funcionaria tão bem se escrito de qualquer outra forma. Agora só nos resta esperar o próximo volume já tão aguardado por muitos!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro, mas fiquei curiosa para saber como que o autor escreve esse troca de e-mails. Fiquei tipo, como assim, ela é casada e está trocando e-mails e apaixonada por um carinha da internet?!
    Estou doida para ler!

    ResponderExcluir

Obrigada!