domingo, 5 de fevereiro de 2012

Não há silêncio que não termine || Leitura Crítica


Ingrid Betancourt era candidata à presiência da Colômbia quando foi seqüestrada pelas FARC. você já deve ter visto sobre isso na televisão ou internet... No geral, Não há silêncio que não termine aborda sobre os anos que Ingrid esteve como refém na selva colombiana.
Vemos uma mulher subjugada e inferiorizada, sujeita a humilhações, doenças etc. a autora fala abertamente sobre seus anos de cativeiro e os personagens que estiveram presentes ao longo dos oito anos.
Apesar da extensão do livro, a leitura flui rapidamente devido ao desejo de libertar a Ingrid. Em cada tentativa de fuga surge a expectativa , a esperança de obter êxito. A cada captura vem a frustração, o desespero. Não há silêncio que não termine deixa o leitor diante do ser humano em sua forma mais primitiva.

Conhecemos a realidade das FARC, como eram tratados os reféns, como era os cativeiros, as longas marchas, as festas como uma oportunidade de gravar provas de sobrevivência.
Nos acampamentos havia a rivalidade entre os reféns, a hostilidade dos “carcereiros”, a falta de tudo.
Em alguns momentos, vemos uma Ingrid tentando nadar contra a corrente e descobrindo seus esforços inúteis. Em outros ache i que ela queria ser boa demais. Há poesia no jeito que a autora f ala sobre sua desventura. As palavras têm um poder impactante. E, apesar de ser um livro de caráter biográfico, eu recomendo a todos!

||Informações:
Não há silêncio que não termine
Ingrid Betancourt
Companhia das Letras
560 páginas

3 comentários:

Obrigada!