sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Queda de gigantes || Leitura Crítica


Esta é provavelmente a maior resenha do blog, do maior (e um dos melhores) livro que li na vida! Quero agradecer à editora Arqueiro por ter disponibilizado um exemplar.

No início, conhecemos Billy Williams, um garoto que aos 13 anos está começando sua vida adulta ao ir trabalhar numa mina de carvão em Aberowen, no país de Gales do Sul. Seu pai é presidente do sindicato de trabalhadores da mina e preocupa-se com as pessoas funcionalmente, percebi que ele não se importa com seus sentimentos. Billy, também conhecido como Billy com Jesus, é um rapaz tranquilo, pacífico e corajoso, mas é do tipo que questiona as coisas antes de aceitar
(eu!). Sua irmã, Ethel, uma jovem bastante inteligente, trabalha como criada na mansão dos Fitzherberts e encontra, numa visita Real, a oportunidade de tornar-se governanta; é nesta época que ela e seu patrão vivem uma arrebatadora paixão que, no final das contas, causa a demissão de Ethel e ela sai de Aberowen e vai para Londres.

Um jantar é promovido por Fitz para oferecer ao rei Jorge V a oportunidade de reunir-se a alguns jovens distintos. Conhecemos homens patriotas de diferentes nações e deparamo-nos com motivos para iniciar uma guerra e por que cada país deveria lutar. Nesta conversa pairam as sombras das tríplices Aliança e Entente.
Fitz é casado com Bea, uma belíssima e fria princessa russa, e irmão de lady Maud, uma jovem rebelde com pensamentos liberais para a aristocracia e que defende o sufrágio feminino. Maud administra uma clínica pediátrica mantida por Fitz e destinada a crianças carentes (filhos de viúva, mães solteiras, camponesas, prostitutas etc)

Bea interferiu de forma cruel e direta na vida dos irmãos russos Grigori e Lev Peshkov. Os dois rapazes ficaram órfãos cedo e submetidos ao Império Russo, o mais atrasado da Europa. Ambos trabalham na metalúrgica Putilov (que constrói trens) e, enquanto Lev se esforça para aplicar golpes nas pessoas, Grigori economiza para viajar os Estados Unidos (que representava a terra dos sonhos). Quando Grigori está prestes a embarcar, Lev aparece ameaçado de morte e, devido às semelhanças na aparência, eles trocam de lugar: Lev viaja e deixa Grigori para trás com uma mulher grávida de um filho seu.
Ao chegar em seu destino, Lev descobre que seu irmão foi enganado: ele não está nos EUA, mas em um país do outro lado da Europa. Procurando emprego, ele vai trabalhar como fura-greve numa mina de carvão.
Na Rússia, Grigori se envolve com o movimento bolchevique e, com a revolução russa, ocasiona a abdicação do czar.

Walter von Ulrich é um espião alemão, filho do super conservador Otto von Ulrich, amigo de escola de Fitz e apaixonado por Maud. Mas seu amor sofre a oposição do seu pai e os impedimentos da guerra.

Do outro lado do mapa está Gus Dewar, um jovem rico americano que trabalha para o presidente Wilson e é um fracassado no amor e que se vê forçado a ir para a guerra juntos aos EUA.
Um salto na história:
Fala-se em guerra, mas seu perigo torna-se iminente quando em junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, sucessor do império Austro-Húngaro, foi assassinado em Saravejo e é confirmada a cumplicidade de políticos sérvios.Diante deste acontecimento, a Áustria enviou um documento com exigências à Sérvia, mas por causa do caráter radical dos pedidos, a Sérvia relutou em aceitar as imposições e a Áustria declarou guerra e invadiu a Sérvia.
Ken Follett conduziu com maestria a expectativa. Mesmo sabendo que a guerra aconteceu, ficamos na esperança diante dos argumentos apresentados e até o momento que é oficialmente declarado o movimento bélico, acreditamos que talvez não aconteça.
Passamos por conversas, reuniões secretas e encontros na Rússia, França, Grã-Bretanha, EUA e Alemanha.
Um salto na história:O que definiu a divisão entre tríplice Aliança e Entente foram os interesses das nações.Então, Alemanha uniu-se ao Império Austro-Húngaro contra a Rússia e tornou-se a tríplice Aliança com a participação da Itália. Reino Unido e França, em oposição à expansão germânica formam a tríplice Entende com a adesão da Rússia.

Ken Follett elabora diversas discussões, cujos participantes defendem seus pontos de vista sobre guerra e paz e ficamos apreensivos por causa de personagens como Walter e Maud, que serão separados por pertencerem à nações opostas no conflito; ou Grigori que servirá ao monstruoso exército russo quanto tudo que deseja é ir para outro lugar.
Fitz, Walter, Billy, vão para a guerra. A narrativa é deliciosa dentro das trincheiras, Follett é maravilhoso ao falar sobre acontecimentos, é tudo muito fascinante!

Queda de gigantes é uma deliciosa aula de história, durante a leitura vamos rememorando fatos estudados na sala de aula enquanto seguimos o ritmo envolvente e incansável da trama. Ken Follett é demais, as informações são suficientemente esclarecedoras.

|| Informações:
Queda de gigantes
Ken Follett
Editora Arqueiro
912 páginas
Tradução de Fernanda Abreu com colaboração de Fabiano Morais

21 comentários:

  1. O post tá incrível! se eu já queria muito ler esse livro antes, agora a vontade de ler é absurda! só esperando uma promoção na saraiva ou submarino pra ver se eu descolo ;D

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, vale muito a pena!

      São 912 páginas que não cansam o leitor, você lê sem perceber!!

      Beijocas (:

      não esquece de preencher suas chances extras na promoção!

      Excluir
  2. Cara esse livro parece ser MUITO bom, eu quero eu quero!!!
    Eu amo história e a segunda guerra mundial em particular me interessa muito. Preciso desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!

      Quem sabe eu faço uma promoção, né?

      Mas este livro fala sobre a Primeira Guerra e Revolução Russa.

      Beijocas (:

      Excluir
  3. A resenha está muito bem desenvolvida!
    Não conhecia este livro, ele parece ser muito longo e interessante.
    No momento estou louco para comprar "a batalha do apocalipse". conhece?

    beijos

    http://errosxacertos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson

      já cheguei a ver a capa desse livro, mas não li nem a sinopse, títulos "apocalipse" não me chamam atenção, rs.

      Excluir
  4. Oi, flor,
    Esse livro é novidade para mim...
    Adorei como vc destacou os pontos importantes do livro.
    Bjks =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide,
      o autor mistura ficção e realidade que em certos momentos não conseguimos dividir uma da outra. Li o livro consultando um livro de história, Ken Follett é fantástico. Eu só quis mostrar 1% de toda a trama sedutora que ele criou!

      Beijocas!

      Excluir
  5. Eu to doida pra ler esse livro! *-* Mas tá faltando é dinheiro pra poder comprar esse livro. haha :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara,

      por ser Ken Follett, é um pouco caro, mas o livro é fantástico! Infelizmente, a língua portuguesa não dispõe de adjetivos suficientes para elogiar este livro.

      :*

      Excluir
  6. Oi Milena!
    Gente esse livro é enorme, porém se a história for boa nem percebemos o tamanho, e acho que foi isso que aconteceu com vc. Não conhecia este livro, com certeza ele trás muitas informações históricas e também muitos detalhes. Essa Bea é bem fria mesmo, faz de tudo para atrapalhar.

    Bom Domingo!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  7. o livro é muito grande, mas, mesmo assim, me despertou a curisidade de ler. quando tiver alguma promoção eu vou comprar.

    ResponderExcluir
  8. Millena amore mio XD
    Perdoe-me pela falta aqui no seu blog flor, minha net tava de birra. Fiquei um monte de dias sem ela. Já estava ficando com uma abstinência danada ¬¬’
    Primeira resenha que vejo desse livro, mulher, e gamei geral hehe
    Realmente uma aula de Historia, fiquei encantada, adoro livros que misturam fatos Históricos. Fiquei assustada foi pela quantidade de páginas O.O
    Mas já anotei na minha lista de futuras aquisições, amei a temática.
    Bjão flor!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pabline do meu coração você faz muita falta aqui no blog e lá no seu blog também. Faça isso mais não, viu?

      Sei que você ama história e COM CERTEZA quando tiver oportunidade de ler Queda de gigantes, vai AMAR!

      Apesar de ser um livro extenso, não é cansativo xD

      Excluir
  9. Genteeeeee a sua resenha ficou incrível! Nossa eu ainda não conhecia esse livro mas depois desse post eu preciso realmente colocar ele na minha lista de leitura é o tipo de livro que todos deveriam ler!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi!
    O livro parece ser muito bem desenvolvido, sempre abordando os acontecimentos históricos com precisão e muita pesquisa por parte do autor, porém tenho que confessar que a leitura não me atrai! Talvez por não gostar muito de tramas políticas, que envolvem guerras e afins, não que o livro seja ruim pois pelo visto parece mesmo muito bom, mas no momento, acho que não é o tipo de leitura que estou procurando!
    Quem sabe no futuro, as vezes o que não quero ler agora, é o que mais quero ler ano que vem!
    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda. Realmente é um livro elaborado e bem cuidado, o autor pesquisou bem e, no final, ele fala dos profissionais que o ajudaram na revisão.
      Li com um livro de história por perto ;D

      as vezes minha vontade de ler passa quando compro o livro >.<

      beijos!

      Excluir
  11. Nossa, não sabia do que o livro tratava e adorei!

    Tenho um marcador dele mas nunca tive vontade de saber mais, e agora bismei com a quantidade de páginas. rs

    Deve ser realmente muito bom!

    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, passando para avisar que já iniciamos "O Meme 2012: O blog do mês de Março". Responda as perguntas e depois coloque a o link da resposta no auto link do dia.

    O auto link do primeiro dia já está liberado:

    http://ideiaampla.blogspot.com/2012/02/meme-2012-o-blog-do-mes-de-marco.html



    Um xero!

    ResponderExcluir
  13. Poxa Millena! esse livro parece incrível, até mesmo olhando pelo fato de q ressalta trechos históricos. Tô louca pra dar uma olhada!
    AH! e parabéns pelo suceso do blog, tmb pelo q pude ver é mais do q justo pois as críticas são muito bem elaboradas! bjus!

    ResponderExcluir
  14. O livro é simplesmente perfeitamente cativante! Mesmo sabendo como as coisas vão se desenrolar, nos pegamos várias vezes esperando que elas não aconteçam! Leia fácil e viciante!

    ResponderExcluir

Obrigada!