segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um mundo brilhante || Leitura Crítica

No dia seguinte à noite de Halloween, Ben vai buscar o jornal e encontra um jovem indígena espancado em frente à sua casa. Ben Balley é professor adjunto de história e barman, ele reconhece o rapaz do bar em que trabalha, mas sabe que ele não bebe, o que torna o crime bastante estranho. Sua esposa, Sara, é enfermeira, uma ironia porque Ben tem aversão a hospital. 
Ben e Sara têm um relacionamento delicado e infeliz; ao longo do livro fui me perguntando porque ele permanecia com ela se sabia que estava fazendo-a sofrer e por que ela também não dava um basta naquilo. Talvez fosse orgulho e costume. Embora Ben seja consciente de que não ama Sara, ele se preocupa o tempo inteiro em ter uma boa mentira para ela e conhece seus passos, seus atos e sua personalidade. 

Ben decide ir ao hospital em busca de informações sobre o jovem e conhece a irmã do rapaz, Shadi Begay, descobre que o nome dele é Ricky. A partir daí surge uma ligação entre eles dois. 
A polícia encerra o caso justificando que o rapaz estava alcoolizados, caiu, bateu com a cabeça e morreu de frio, mas Ben sabe que não foi assim porque o rapaz, apesar de frequentar o bar, não bebia. 
De repente, tudo começou a dar "errado": Ben foi demitido da universidade, seu relacionamento com Sara tá uma merda e quando isso era a liberdade desejada para ficar com Shadi, Sara aparece com uma gravidez. 
Procurando pistas sobre o que pode ter acontecido com Ricky, Ben descobre o dono de um Mustang azul, que é amigo de um aluno seu (o aluno que ocasionou sua demissão). 

Interessante observar o contraste entre Sara e Ben; ela é filhinha do papai, com família estruturada e feliz, enquanto ele é de classe média e teve uma infância bem complicada. E não! Os opostos não se atraem! Ben e Sara destroem a vida um do outro todos os dias. Em matéria de sofrimento, Ben se assemelha muito a Shadi, mas dor não é motivo para unir ninguém. 

Eu achei o final surpreendentemente bem honesto. Durante a leitura, imaginei que o centro do livro era o amor, mas logo vi que eram as promessas. Não existe amor entre Sara e Ben ou entre Shadi e Ben, existem promessas, dívidas pendentes que vão aumentando à medida que o tempo passa. Promessas que precisam ser cumpridas mesmo que isso resulte em escolhas erradas.

|| Informações:
Um mundo brilhante
T. Greenwood
Editora Novo Conceito
336 páginas

10 comentários:

  1. Detestei o Ben, achei ele um personagem fraco e covarde, a Sara também não fica atrás. Todos acabam por destruir a vida um do outro.

    beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Esse livro divide bastante as opiniões... to muito curiosa pra ler

    bjks!

    ResponderExcluir
  3. @Danzinha também achei!. A autora soube construir um personagem bem elaborado, embora ele seja de personalidade fraca

    @Monica, o livro é muito bom!, participa da prmo!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha! Parabéns! ;)

    Ah, e têm SELO pra você lá no blog! ;D

    http://cinco-datarde.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, que saudades! =)
    A gente mora tão perto, qualquer dia a gente tem que se conhecer, né?

    Vou ler esse livro em breve, é um dos próximos! Adoro livros com finais surpreendentes e o engraçado é que mesmo lendo algumas resenhas ainda não sei muito bem o que esperar desse livro - acho que o mesmo aconteceu com Julieta Imortal, mas espero gostar ^^

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Ja opiniões positivas e negativas sobre o livro, pretendo ler em breve.

    Passa no meu blog?
    http://www.just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia!
    Adorei a historia deve ser muito bom, vou procurar por aqui.

    Parabéns pela resenha.

    bjus

    ResponderExcluir
  8. adorei a resenha. estou curiosa para saber o final do livro, algumas pessoas gostaram e um monte não gostaram. O título e a capa são convidativos para a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muitoo bom, to muito ansioso pra ler e além do mais a capa é muito linda.

    ResponderExcluir

Obrigada!