quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A pirâmide vermelha || Leitura Crítica

Eu ainda não havia lido nenhum livro do autor Rick  Riordan e decidi começar com As Crônicas dos Kane e fiquei surpresa com a desenvoltura da trama!
Primeiro quero mencionar minhas dificuldades com literatura fantástica: eu amo universos paralelos e consigo embarcar normalmente num livro que apresenta a  fantasia em outro mundo, mas é  extremamente difícil para minha imaginação assimilar a  existência de seres sobrenaturais no nosso planeta Terra. E é o que Rick Riordan faz nesta série: ele traz deuses da mitologia egípcia para transita r entre os seres humanos, o resultado é  excelente!
Ah, ponto também para o quesito criatividade já que são poucos os livros juvenis que tratam da mitologia egípcia desta forma, mas vamos à história.

Os Kane eram uma família feliz até que a mãe faleceu de uma forma misteriosa e Sadie (irmã mais nova) foi morar com seus avós maternos em Londres e Carter (irmão mais velho) f icou "morando" com seu pai.
Sadie é uma menina autêntica, de personalidade forte, que leva uma vida "normal" - escola, amigas, rotina. Enquanto Carter vive viajando com seu pai pelo mundo, estuda "em casa" e não tem uma rotina fixa. Eles se veem apenas duas vezes no ano e é num destes encontros que o pai das crianças devide levá-las ao British Museum e lá ele explode uma importante pedra e libera 5 deuses do Egito, cada um desses deuses se hospeda em uma pessoa: Ísis em Sadie,  Hórus em Carter, Osíris no pai das crianças. Entretanto não se sabe em quem os deuses Set e Néfti se hospedaram.
No entanto, para a Casa da Vida, uma instituição milenar egípcia, é proibido qualquer união ou contato entre magos e deuses e as crianças precisam ser punidas por isso!
Após a explosão, que resultou no sumiço de seu pai, elas vão para os Estados Unidos morar com um tio que nem lembram e que também  desaparece.
Os jovens ficam sozinhos, precisam salvar seu pai e o mundo dos planos malígnos de Set.
O livro é maravilhoso e engraçado, Carter é muito inteligente e sensato, a Sadie é mais humorada e mais impulsiva.
É lindo perceber o amor que prevalece entre os irmãos, mesmo que eles tenham sido criados distantes. Fantástica a forma com Rick Riordan  diminui o orgulho dos dois em alguns momentos para admitir que família é o que importa.
O livro é narrado em primeira pessoa, as vezes por Carter, as vezes por Sadie.

||Informações:
A pirâmide vermelha
As Crônicas dos Kane vol. 1
Rick Riordan
Intrínseca
444 páginas
Tradução de Débora Isidoro

|| Observações:
Esta é a primeira resenha que faço sem rascunhar e ler e reler, ficou legal?

7 comentários:

  1. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Mileeeeeeeeeeeeeeeeeenaaaaaaaaa!
    A resenha ficou ótima. Eu tenho que ler e reler as minhas e quando paro para olhar, depois de postado, sempre encontro algo errado, seja palavra ou o que for ¬¬’

    De tanto que falam desse Rick Riordan acabei criando uma antipatia por ele, acredita? Pois é, sou estranha :/
    Mas a estória pareceu legal, adoro a cultura Egípcia, e ver seus Deuses na estória, parece algo bem interessante. E uma trama que tenha algum personagem com humor é sempre atraente XD
    Bjão linda!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu era assim, Pabline. Não lia autor best seller (embora tenha começado minhas leituras com A menina que roubava livros), ainda hoje não li HP, mas to comprando a série aos poucos para dar uma chance...

      Rick Riordan é legal ;D

      Excluir
  2. A resenha tá ótima!
    fiquei muuito curiosa para ler o livro ;D
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorooooo o Rick Riordan,
    Já li a Pirâmide Vermelha e achei íncrivel como todos os livros do Rick, é impressionante como ele concegue prender o leitor, também tenho O trono de Fogo mas ainda não li e sou VICIADO em Percy Jackson!
    Á resenha ficou otima. ;)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita ao meu blog =)
    Vi que vc tem lido ótimos livros né!!!
    sucesso

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    Adorei sua crítica, e todas ás outras... Principalmente, a resenha do livro "O Médico e o Monstro", um dos meus livros favoritos! :B
    Parabéns, o blog é muito lindo! :)
    Estou seguindo! ;D

    http://cinco-datarde.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada!