segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mau Começo || Leitura Crítica

Juro que descobri há poucos meses que aquele filme com Jim Carrey foi baseado em uma série de livros.
Depois vi aquele lindo (e desejado) box no submarino bem baratinho e fiquei tipo NOSSA o/
Depois pude pegar Mau Começo nas mãos e fiquei tipo NOSSA _o_

Pois é, o livro é pequeno e breve, mas eu adorei.
Como sugere o título da saga, estes livros narram uma sucessão de infelicidades, o autor é bem explícito quando avisa desde o começo que esta história não tem um final feliz e as vítimas são as crianças Baudelaire (leia Bodler, como mulher).
Violet (a irmã mais velha), Klaus (o irmão do meio) e Sunny (a irmã mais nova) descobrem que perderam seus pais e seu lar em um incêndio e se veem obrigadas a morarem com o conde Olaf, um ator imundo que adora beber e maltratar as crianças, além de ficar o tempo inteiro planejando uma forma de se livrar delas e ficar com sua herança.
Nas mãos do conde Olaf eles sofrerão diversos castigos e privações desnecessárias e ficam totalmente desamparados.

Foi um livro rápido e gostoso de ler; gostei muito da forma como o autor explora o vocabulário, um livro para crianças que não é bobo e mostra a dura face da vida e as descrições são apenas suficientes (sou neurótica com descrições nas narrativas!).
Senti muito pelas crianças por conviverem com um alcoólatra estúpido e só posso concordar que amor de irmão é um dos laços mais fortes que conheço.
O livro também conta com umas ilustrações bem orientadoras, o que me fez sentir o mesmo que durante a leitura de Como Treinar o Seu Dragão.
Gostei e recomendo!
Aliás, vou procurar o filme para rever e ler os outros livros tão logo apareça uma oportunidade.

|| Informações:
Desventuras em Série: Mau Começo
Lemony Snicket
Tradução de Carlos Sussekind
Cia das Letras
150 páginas

5 comentários:

  1. Ouço falarem muito bem dessa serie, mas nunca me despertou uma grande vontade de lê-la, claro que se eu tivesse a oportunidade eu leria, mas não digo que é um grande desejo :P
    O filme é legal, eu achei muito bem produzidos, as roupas são um encanto, algo, diria, até teatral, cheio de pompa, bem interessante.
    Essa serie é enorme, né? Não sei o numero ao certo, MS tenho que confessar que ele ser tão grande é um dos motivos que me fazem não ficar tão curiosa a respeito hehe
    BJ Mi querida!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. fiquei curiosa por este livro agora, intrigante.

    ou ver se compro.

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei também. Qaundo assisti o filme com Jim Carrey (passou na globo) eu achei incrivel, ai vi o livro na saraiva e desejei muito! até que um dia o comprei... é otimo, quero completar a coleção, pena que são um pouco caros... ou melhor, muito caros se for levar em conta o tamanho e nº de paginas.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei também. Qaundo assisti o filme com Jim Carrey (passou na globo) eu achei incrivel, ai vi o livro na saraiva e desejei muito! até que um dia o comprei... é otimo, quero completar a coleção, pena que são um pouco caros... ou melhor, muito caros se for levar em conta o tamanho e nº de paginas.

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler essa série há um tempão mas os livros estão sempre tão caros! Mesmo na promoção do Submarino nunca vi todo o box por menos de 199,00 e vou sempre deixando pra depois! Quem sabe um dia quando os preços diminuam um pouco eu os pegue para ler!
    Já vi o filme passando mas não cheguei a de fato assistir! A história mesmo pra crianças parece ser mesmo bem dura e cruel e concordo com você que o amor entre em irmãos é de fato um dos laços mais fortes que existem!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada!