segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fernando e Isaura || Leitura Crítica

Para mim é impossível falar da obra de Ariano Suassuna sem mencionar o amor inestimável que sinto por O auto da compadecida, perdi a conta de quantas vezes assisti à minissérie completa e ri das mesmas piadas, li o livro e ri das mesmas piadas, penso no meu amado Selton Mello e continuo rindo das mesmas piadas (sim, me apaixonei perdidamente por Selton Mello depois que o conheci com Chicó). O texto é escrito em forma de teatro (o que não me agrada muito) mas eu gostei de verdade.

Mas... Porém... Entretanto... Todavia... Contudo... Eu não gostei de Fernando e Isaura logo de cara. Não vou negar nem fingir! Com certeza o que me deixou desse jeito foi o sem ritmo muito apressado que as coisas aconteceram. Tipo, eles se viram e pá, tudo aconteceu. Além de ter sido muito rápido em questão de tempo, foi muito rápido no texto, Ariano quase não deu ênfase e emoção.

Talvez eu possa perdoar por ter sido o primeiro romance do autor (que é tão pernambucano e paraibano como eu) e por não conhecer o livro Tristão e Isolda (pois é, só assisti à adaptação).
Ponto positivo para esse português que eu conheço tão bem, o Ariano é super regionalista e tradicional, e também para os capítulos curtinhos que adiantam a leitura.
Enfim, vamos à conversa.
Fernando morava com Marcos, seu tio e pai de criação, quando este lhe pediu para ir representá-lo em seu casamento por motivos de trabalho. Apesar de achar estranha a situação, Fernando obedeceu.
Chegando ao destino, ele conheceu uma moça e se apaixonou perdidamente por ela e eles se amaram sem ao menos se conhecerem. No dia seguinte é que Fernando descobriu que aquela era a Isaura com quem seu tio estava se casando e Isaura soube que Fernando era o rapaz que vinha representando seu marido. Mas o ato já estava consumado.
Apesar do sofrimento, o casamento ocorreu como previsto e Isaura foi morar com seu esposo . No começo a convivência foi difícil até que eles decidiram não resistir mais à paixão e passam a se encontrar. Um tempo depois, uma fofoqueira contou a Marcos que Fernando e Isaura estavam tendo um caso e ele flagrou-os juntos, mas não fez nada contra eles dois, apenas expulsou-os de sua casa.
Fernando e Isaura partiram juntos com muito amor, pouco dinheiro e sem previsão de futuro.

Não, não adorei do livro.

|| Informações:
A história do amor de Fernando e Isaura
Ariano Suassuna
Editora Bagaço
155 páginas

|| Observações:
Hoje a história do amor de Jan e Milla tá completando 17 meses =)

6 comentários:

  1. esse eu li faz muito tempo ^^
    Ariano é magico , escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Eu já li e gostei...
    não adorei, mas foi legal a leitura.
    Um Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre e' muito bom ler um classico.
    Eu nao gosto de texto escrito como teatro, nao me agrada nada ler assim. Entao, prefiro nao ler.
    Mas, realmente, O Auto da Compadecida e' excelente, tambem adoro a serie e o filme. Sera que Fernando e Isaura tem algum filme antigo por ai?

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo o filme O Alto da Compadecida, e como vc, sempre riu das mesmas piadas.
    É muuuuuuito bom. Ainda não li o livro, mas vou procurá-lo.
    Já esse, não me chamou a muita a tenção :/
    Normalmente, não gosto de livro que são muito rápidos, que atropelam as coisas... :/
    Bjão!

    -Amigas Entre livros-

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho mas ainda nem li, ganhei da minha prima teve um tempo que fiquei até com vontade de ler, que foi quando eu assisti Tristão e Isolda. E quanto ao Auto da Compadecida, eu adorooo muito tanto o livro quanto o filme.

    ResponderExcluir
  6. Acho esse livro maravilhoso...pena que tem um final triste..

    http://dicasemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!