segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O misterioso caso de Styles || Leitura Crítica

Ontem estava conversando com um amigo sobre autores favoritos e, sim, Agatha Christie está entre meus dez. A mulher tinha uma mente engenhosa demais e eu sou fã dela, deliberadamente.

O misterioso caso de Styles é o primeiro livro de Agatha e é protagonizado por Hercule Poirot. Sendo também o quinto livro de Agatha que li, então tenho admiração justificada, embora nesta novela Agatha ainda esteja um pouco imatura.
O livro é narrado por Hastings. E nós sabemos que Arthur Hastings está para Hercule Poirot como Watson está para Sherlock Holmes.

Hastings está hospedado na mansão Styles quando a dona da casa morre envenenada, como sempre o ambiente está repleto de suspeitos pelos mais diversos motivos e o principal deles é o dinheiro.
O primeiro suspeito e mais evidente é Alfred Inglethorp, o recém esposo da senhora de Styles, entretanto ele estava ausente na hora do crime e é o primeiro que Poirot elimina de suspeitas.
O segundo suspeito é John Calvendish, o enteado mais velho da morta, que herdaria sua fortuna.
Depois temos Mary Calvendish, a esposa nada feliz de John, que anda muito amiga do Dr. Bauertein, um dos maiores especialistas em venenos do mundo. Este próprio é um suspeito.
Lawrence, o enteado mais novo também é tido como suspeito, tendo estudado medicina, ele apagou uma das provas e digitais suas foram encontradas em um frasco de veneno no hospital que Cynthia trabalha. Esta, por sua vez, é protegida da falecida e tem acesso a todos os tipos de veneno.
Evelyn Howard, ausente da casa na semana do crime, nutre um ódio mortal por Alfred e era a única devotada à sra. Inglethorp.

Agatha, no desenrolar do mistério, fornece aos poucos as pistas para elucidar o crime. Hercule Poirot usa o raciocínio lógico para compreender os fatos e, embora tudo seja esclarecido apenas no final, o caso é resolvido durante todo o enredo. Só algumas coisinhas ficaram abertas.

E (repito) não há como largar o livro antes de terminá-lo.

|| Informações:
O misterioso caso de Styles
Agatha Christie
Edameris
Tradução de Sylvio Monteiro
198 páginas

4 comentários:

  1. parece bem interessante.
    vou dar uma procurada por aqui !!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá! Retribuindo a visita ao meu blog!
    Parabéns seu blog está massa!
    http://ideiaampla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, muito obrigada pelas felicitações no meu aniversário! =)
    Parece ser mesmo muito bom!
    Adoro livros com mistérios a serem solucionados!
    Obrigada pela dica!
    Estou seguindo o seu blog!
    Beijos

    http://giselecarmona.blogspot.com/
    @giselecarmona

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 3 da Agatha mas li apenas um, tenho vontade mas sempre que vou ler concegui um que eu tenho mais vontade.

    ResponderExcluir

Obrigada!