quinta-feira, 13 de março de 2014

Poseidon, Anna Banks

As vezes faz bem pegar um livro assim sem pretensão nenhuma e se descobrir envolvido com a história. Dei essa sorte com Poseidon, da autora Anna Banks.

Emma está curtindo suas férias, antes do último ano escolar, com sua melhor amiga Chloe na Flórida quando, sem querer, esbarra num rapaz lindo que (coincidência total!) tem os olhos da mesma cor que o dela: violeta.

Ela não faz ideia de que Galen (o tal rapaz) possui algumas explicações para suas estranhices, além de estar procurando-a justamente porque ela pode, por meio dessas explicações, dar um novo rumo ao seu povo, os Syrena.

Mas é nessa viagem que Chloe é atacada por um tubarão, deixando Galen muito confuso sobre Emma, afinal, ela podia ter salvo a amiga! Apesar das certezas, agora ele precisa se aproximar para descobrir mais sobre ela e explicar a ela mesma quem ela é.

A primeira coisa que preciso expor é que, sim, pesquisei sobre ataques de tubarões da Flórida. Convencida disso, dei continuidade à leitura.

Apesar dos clichês tão comuns nessas séries sobrenaturais (mocinho lindo, com uma superforça, popular, gentil etc e mocinha desajeitada, deslocada e aguada), a autora não apelou tanto porque, nesse primeiro livro, não teve ainda nenhum triângulo amoroso e Emma não é chata, ela não é aquela personagem cheia de picuinhas, ela é uma pessoa normal, objeto raro nesse tipo de literatura ultimamente. Admito que a autora falhou um pouco na breve passagem da Chloe na história porque ela me pareceu logo esquecida e, lembremos, ela foi atacada por um tubarão (coisa até comum para quem vive perto dos mares Recifenses, né).

Agora... achei legal a construção de toda a história, os personagens são leves, não ficam consumindo a paciência do leitor, os capítulos são rápidos e a narrativa alterna entre terceira pessoa e primeira pessoa com a voz da Emma. Anna Banks conseguiu construir algo com fluidez e envolvente (e eu sou muito chatinha para engolir certas histórias).

Eu nunca tinha lido nada com sereias, mas a autora conseguiu dar um bom contorno para o uso dessa temática e creio que ainda tem muita coisa a ser explicada nos próximos dois livros da trilogia. Hoje em dia já desisti de esperar muitas explicações nos primeiros livros das séries, eles funcionam mais como uma introdução e uma série de interrogações na nossa cabeça, hein?!

No mais, foi uma leitura de 1 dia, então recomendo a quem quiser ocupar um tempinho livre aí com uma leiturinha mais despretensiosa!

Um comentário:

  1. Amiga vc não sabe como fico feliz lendo suas resenhas, vc é sempre tão sincera e natural que confio plenamente na sua opinião. Agora fiquei curiosa para ler esse livro, fico com o pé atrás com sereias, sei lá até agora nenhum livro chamou minha atenção, até já li um Despertar da Amanda Hocking (até gostei mas achei fraquinho, tanto que nem comprei o segundo da série - eles são finos e caros), mas enfim quem sabe quando essa trilogia estiver toda lançada e a sua opinião se manter nos demais eu invista!!???
    Beijos e parabéns pela leitura e resenha!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!