quarta-feira, 26 de março de 2014

Por que eu tenho um blog?

Frequentemente eu me pergunto isso. Tenho um blog para registrar minhas impressões de leitura porque gosto de ler. Não sou nenhuma crítica e as vezes não me sinto a vontade para dizer que o que faço aqui são resenhas. São apenas textos onde faço críticas baseadas na minha opinião e, para facilitar, conto um pouco de cada história.

Nunca fui (e continuo sem ser) preocupada com o número de seguidores e comentários no blog, claro que as vezes bate aquela crise de 'ah, meu blog não é bom' e outras vezes penso em desistir porque não consigo manter esse compromisso mais com tanta assiduidade. Já tive as boas fases de escrever mais de vinte postagens em um mês... Esse ano, não consegui chegar em trinta: e já estamos no terceiro mês.


Mas hoje estou consciente que, embora eu tenha interesse em ter um público, o blog funciona muito mais para mim. É um registro, um reflexo de uma Millena-leitora. Mostra como amadureci como leitora e como vou evoluindo no cotidiano. Além de mostrar meus altos e baixos literários. Com o blog descubro pessoas, opiniões e adquiro novas experiências.

Além disso, o meu blog atua na construção de memórias para mim e para quem me lê. Adoro quando alguém comenta algum texto mais antigo ou chega aqui através de alguma pesquisa no Google... vejam, eu também adoro pesquisar resenhas e apreciar algo por meu interesse, não por obrigação. As vezes é de algum livro que estou lendo, de algum livro que já li. Aliás, os textos que mais gosto de ler são sobre os livros que eu já li porque posso comparar opiniões.

Muitas vezes também leio meus próprios textos para reavivar um sentimento (no caso dos meus favoritos), facilitar a leitura de outro livro (livros de séries ou simplesmente do mesmo autor) e algumas outras vezes... leio meus textos somente por amor-próprio, para me admirar e me encontrar. Afinal, quem aqui nunca sentiu orgulho de ter conseguido se expressar por completo? Não há nenhum mal em as vezes beijar o espelho.

3 comentários:

  1. Mi amei o texto e acredito que acima de qualquer coisa o que mais importa é o blogueiro está de bem consigo mesmo e ter consciência do que o blog representa na sua vida. Depois disso ler e compartilhar sua opinião com quem lê seu blog.
    Além disso acredito que como todos nós somos diferentes, cada blog e blogueiro terá seu perfil então não tem como comparar e cobrar. Para mim o mais importante é ser feliz e compartilhar o que se tem de melhor com quem corre do seu lado.
    Beijos querida e continue desse jeito. Te adoro vc sabe né!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Milena, eu adorei tuas palavras. Fico completamente identificada por elas. Será que agora você lê mentes?

    Continue escrevendo para você e permitindo que possamos ler. Continue tendo essas dúvidas (que também tenho). Desista, volte, não desanime.

    Suas palavras motivam, divertem e muitas vezes confortam.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mi, sempre achei seu blog aconchegante porque dá pra te perceber nas suas palavras.
    Eu acho incrível quando a gente para e nota o quanto evoluiu como leitor do início até o momento. É uma coisa muito vívida, afinal, a gente sempre fica melhor no que faz assiduamente, não é? Ler e escrever não seriam diferentes.
    Espero que não desista do blog e toque em frente essa vontade de levá-lo com sinceridade, como sempre o percebi. É bom tê-la na blogosfera!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Obrigada!