quarta-feira, 19 de março de 2014

Olho por olho, de Siobhan Vivian e Jenny Han

Eu, que não sou muito fã de livros juvenis, gostei muito de Olho por olho. Começo assim.

Lillia, Kat e Mary estão começando o último ano do Ensino Médio na escola da Ilha Jar. Entretanto, embora elas sejam, juntas, as protagonistas e narradoras dessa história, até então, elas não são amigas e nem se falam... aliás, Kat e Lillia já foram amigas, agora não são mais e Mary é novata. O que essas três garotas têm em comum? Motivos para se vingar das mesmas pessoas. E é isso que as une: três garotas distintas com três problemas diferentes e uma palavra: vingança.

Kat está cansada de sofrer bullying por ser de uma família pobre. Lillia quer proteger sua irmã e evitar que certas coisas aconteçam com ela. E Mary precisa se livrar de fantasmas do passado.

Vocês já ouviram aquela máxima que diz que "Um inimigo comum constitui um vínculo de amizade muito mais duradouro do que qualquer outro espírito do homem, dinheiro ou mulher, pode conceber”¹? Pois bem, isso resume o sentido de Olho por olho, a união entre as três meninas é completamente improvável, mas elas estão determinadas a se vingarem e juntas serão capazes de tudo!



Eu tinha gostado da narrativa de Siobhan Vivian em Conselho de amiga, e ainda não conhecia a Jenny Han. Então, não vou aqui dizer que sei quem escreveu qual parte porque, sinceramente, não sei. Mas o livro é excelente. As autoras conseguem entrelaçar suas narrativas de forma que fica tudo homogêneo; o livro é narrado em primeira pessoa, alternando capítulos entre Mary, Lillian e Kat, e também alternando presente e passado, assim, compreendemos o que está acontecendo e o que ocasionou tudo aquilo.

As personagens são bem delineadas, me convenceram e me envolveram, embora alguns motivos sejam mais concisos que outros. Aliás, Kat é a mais convicta entre as três meninas. Mary conseguiu ser minha favorita, talvez por sua história e pelo meu desejo de conhecê-la mais e melhor (até porque muitos mistérios sobre ela precisam ser desvendados...). Lillia é a mais insegura. Mas, na minha opinião, isso só refletiu o cuidado das autoras em transmitir essas personagens porque Lillia é a riquinha que tem a vida perfeita.

O começo do livro é bem encaminhado, bem construído e bem crível... mas é no homecoming que as coisas realmente explodem! O maior plano das meninas está em prática e acaba saindo um pouco do controle... E algo meio sobrenatural (ou não) acontece.

Tudo isso deixa o leitor sedento pelo segundo livro da série, Dente por dente, que já foi lançado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito... Será que as meninas vão dar continuidade à essa aliança? Recomendo, leiam, o livro é rapidinho, é muito bom e até mexe com o leitor, com nossas certezas e princípios sobre amizade, o que pode ser perdoado e vingança. E também me fez refletir sobre como nossas ações muitas vezes influenciam na vida dos outros mesmo que a gente ignore isso.

¹ F. Frankfort Moore

2 comentários:

  1. Estou com esse livro um tempão na minha estante e não consigo me animar pra ler ele...

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando essa série foi lançada não me animei mas agora com sua opinião e com outras resenhas positivas que li, decidir dar uma oportunidade a essa série. Pretendo aguardar o ultimo livro ser lançado e comprar para ler seguindo, pelo que vc falou deve ser melhor. Enfim parabéns pela leitura e resenha.
    Obrigada pelos comentários lá no blog!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!