sábado, 15 de março de 2014

Claro que te amo, de Tammy Luciano

A verdade é que li este livro em 2013... e até agora não tinha escrito nada sobre ele, mas inspirada pela leitura de um nacional de Marina Carvalho, decidi tomar essa coragem. É preciso salientar que a opinião exposta aqui não é nova, ela foi postada na fanpage do blog em 16.10.13 (confira aqui).

Atentem para o fato de que eu gosto da Tammy Luciano, acho ela uma pessoa adorável, até tenho ela no facebook. Além disso, li e gostei muito de seu outro livro (Garota replay) porque o achei bem original.

Após ter namorado seis anos e ter sido traída por André, Piera decide assistir de penetra o casamento dele para que possa dar continuidade à sua vida (aquele velho empurrão para cair a ficha), mas nem tudo pode ser tão simples porque sua mãe, que a abandonou quando ela era pequena, apareceu novamente e a vida de Piera está de cabeça para baixo.

Mas... confesso que esperava mais. Senti que é um romance com um pé no auto ajuda. Como? o tempo todo tem frases de efeito moral, emocional, apoio, frases para refletir e isso é cansativo. Existem diálogos que não são possíveis, os personagens ficam fazendo reflexões filosóficas em voz alta, no meio de diálogos o tempo inteiro e a vida real não é assim.

A Piera me pareceu a pessoa mais complicada do mundo e, apesar de o tempo todo se incluir na categoria 'pessoas do bem', me faltava paciência para as obsessões dela. Aliás, compreendo que ela enfrentou muitas dificuldades na vida, mas em uns momentos era muito infantil e em outros muito adulta.

Aliás, aliás de novo, aconteceu TANTA coisa ruim com a Piera que parece que ela é um ímã para infelicidade... aí me pergunto: como o Marcelo pode se apaixonar por ela? como ele pode amá-la tanto e tão rápido se ela não conseguia deixar para trás a obsessão com a perda do ex-namorado? Fiquei achando que ela estava enganando a si própria e tentando enganar a nós, leitores. Mas comigo não rolou e 80% das cenas eu lia sem conseguir me convencer ou acreditar, o que foi uma pena.

Outra coisa que me incomodou foi as disparidades cronológicas, em alguns momentos a autora narrava as coisas tranquilamente; em outros ela saía "pulando os fatos", contando por alto e coisas até significativas. Uma hora as amigas apareciam, outras as amigas sumiam. A Piera dizia 'a Drê é quem mais acompanhou nosso namoro' e não narrou nenhuma cena que provasse isso.

Não tava com muita expectativa no livro, mas mesmo assim me decepcionou. Senti que a Tammy tentou colocar uma mensagem bonita no livro, mas não ficou sutil.

Além disso, a Piera me pareceu completamente sem identidade. Uma personagem vazia. Nem seus medos e fraquezas eram intensos. Por último, fica também uma sensação ostensiva, uma personagem com vida fácil, que só vive coisas boas, reclamando de barriga cheia.

Dos últimos autores nacionais que tive a incrível oportunidade de conhecer, Tammy Luciano é uma das que mais acredito, pela sua cabeça no lugar, pela sua escrita sensata e inteligente, pelo seu bom humor. Mas, realmente, esse não foi um livro que me conquistou.

Um comentário:

  1. Mi querida parabéns pela resenha bem argumentada, adoro quando alguém expõe que o livro não funcionou para ele e apresenta o que não o agradou, mas em nenhum momento diminue o autor. Fico chocada quando leio textos de blogueiras dizendo que tal livro é um lixo etc (penso: como assim essa fulana fala isso, será que ela faria melhor que esse autor?). Enfim fico orgulhosa de ser sua amiga porque com vc aprendo cada dia mais a ser uma pessoa crítica mas sabendo reconhecer a importância do outro.
    Ainda não li nada dessa autora mas quem sabe um dia. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!