segunda-feira, 8 de julho de 2013

Bruxos e bruxas de James Patterson e Gabrielle Charbonnet

Whit e Wisty Algood são dois irmãos, ele com quase 18 e ela 15 anos completos, que estão sendo presos pela Nova Ordem sem nenhum motivo aparente.

A Nova Ordem é um governo autoritário, que está começando a controlar a sociedade convencendo as pessoas de que suas mudanças vão ser positivas para todos e eles combatem a juventude, prendem crianças e alienam adultos.

Levados a julgamento, eles são condenados por bruxaria pelo O Único Que Julga e serão executados quando completarem 18 anos.
O pior de tudo não é serem condenados injustamente... afinal, é o contrário! Coisas estranhas têm acontecido e talvez, talvez, eles sejam mesmo um bruxo e uma bruxa!

Esse é um livro difícil para resenhar! Porque eu gostei. Na verdade, eu sempre procuro ver além do que está na história. E talvez seja só coisa da minha imaginação, mas eu acho que esse livro tem muitas informações, de uma forma despretensiosa.



O primeiro aspecto que quero comentar é que é uma série destinada ao público juvenil, eu diria entre 13 e 16 anos, mas eu tenho um pouco mais que isso e gostei muito! Os capítulos são bem curtinhos, o que acelera a leitura, o vocabulário é bem simples, mas não tem gírias e a editora fez uma boa tradução!

O livro é narrado em primeira pessoa e alterna entre a Wisty e o Whit exatamente como Rick Riordan fez em As crônicas dos Kane, mas, de acordo com minhas pesquisas, o James Patterson lançou Witch and Wizard antes do Riordan lançar The red pyramid.


Esse livro não é exatamente uma distopia, ele apresenta a fase inicial da implantação de um governo autoritário, que institui um único credo, proíbe as artes, que impõe suas regras à força e o tempo todo faz referências, em suas entrelinhas, à governos que já existiram e que foram movidos por intolerâncias, preconceitos e religião e que impulsionavam as pessoas a seguirem seu ideal persuadindo-as de que aquilo é o melhor para o bem comum e fortalecendo nelas o sentimento de pátria.

Pensem em ditaduras, religiões, pensem em políticos, em líderes religiosos, reflitam sobre seus discursos.

Outros dois aspectos que chamaram atenção foram a caça às bruxas, impossível não lembrar da Inquisição e não pensar na Igreja Católica como uma vilã; e o outro foi que, apesar de ser um livro juvenil, nas divisões da história, ele faz referência a grandes clássicos da literatura como Admirável mundo novo, O mágico de Oz, Crime e castigo.


É um livro simples, com um toque de magia e que deixa espaço para muito mais história. Narrado com agilidade, confirma aquela ideia de que com James Patterson, as páginas viram sozinhas.


Por último, só achei a Wisty um pouco infantil para a idade dela. E acho que o uso do título "Nova Ordem" é um tanto clichê e errôneo se você realmente entende de Nova Ordem. De resto, adorei a história e achei bem válida, apesar de ainda ter muita coisa precisando de explicação, por isso admito estar até ansiosinha para os próximos.

4 comentários:

  1. Mi adorei sua resenha e com certeza fui convencida a ler esse livro, mas prefiro esperar o lançamento dos próximos para ler seguido, estou fazendo assim com series.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro mas espero gostar dele, assim como você, apesar de haver estes pontos que você citou.

    Beijos
    Beatriz Gosmin
    www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha e confesso que fiquei com muita vontade de ler o livro. Vou esperar alguma promoção para poder comprá-lo hahaha não sou parcerio da Novo Conceito :(

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Millena! :)
    O único livro que li do autor foi "Escola - Os Piores anos da minha vida" e posso te garantir que tive uma leitura maravilhosa! A campanha de marketing da NC com esse livro foi absurda, e me deixou BEM curiosa. Estou com uma vontade gigante de ler, mas pelas minhas expectativas já serem altas, tenho certo receio de me decepcionar. :/
    Mas como dizem: James Patterson é James Patterson. Eu é que não quero perder a oportunidade de ler Bruxos e Bruxas!

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir

Obrigada!