quinta-feira, 8 de março de 2012

Para sempre || Leitura Crítica


Logo que li a sinopse de Para sempre fiquei ansiosa pelo livro e, quando ele chegou, emprestei-o à minha mãe que em três dias leu e emprestou a mais duas pessoas. Todas amaram. Minha mãe chorou com este livro. Como estavam minhas expectativas?

Minhas aulas começaram esta semana e tudo que consigo fazer é dormir, então um livro que eu leria em uma noite, ocupou alguns dias... Mas minha expectativa estava lá em cima!

Kim e Krickitt se conheceram via telemarketing e após um tempo se casaram. Dez semanas após o feliz casamento, eles sofreram um acidente de carro e uma das consequências disso foi uma amnésia em Krickitt. Ela simplesmente esqueceu o marido e tudo que eles viveram juntos.

Não quero falar do que tem escrito no livro. Em se tratando de acidente, ele perde muito. O Kim não fornece muitos detalhes do processo de recuperação da Krickitt e em alguns momentos pareceu que tudo ocorreu rápido demais, se você ler Feliz ano velho, vai ver que o relato deste livro foi fraco para um problema tão grande.
Mas em nível de amor... E se fosse comigo? E se fosse com o amor da minha vida?
O livro me fez refletir sobre estes aspectos. Novamente sobre as promessas que fazemos e as decisões que tomamos.
Eu sou religiosa, acredito na presença de Deus, no poder da fé, no resultado das obras. E acredito no casamento. Não consigo concordar com uma união que começa sob a perspectiva de que "se não der certo, acaba".
Por que minha mãe chorou? Porque o amor (que o Kim sente pela Krickitt) exposto neste livro não é uma troca, é gratuito. Eu acredito neste amor doação, eu acredito no amor incondicional. Por que não? Pareço utópica demais?
Sinceramente, acho que uma pessoa que não acredita no amor é uma pessoa que não ama ou é incapaz de amar.

Eu não chorei com o livro, mas achei sua mensagem muito bonita. E, sim, dois sempre vai ser mais do que um.

Beijocas.

|| Informações:
Para sempre
Kim e Krickitt Carpenter
Editora Novo Conceito
144 páginas
Traduzido por Ivar Panazzolo Júnior

|| Observações:
Logo teremos promoção! Comentem #ficaadica.

15 comentários:

  1. Não conheço o livro nem as escritoras mais me lembra muito o estilo de Sparks ou estou errada? pelomenos pela capa kkkk

    bju bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora,
      na verdade são um autor e uma autora. E não tem nada a ver com Nicholas porque este livro fala de um casal baseado em fatos reais.
      A capa parece muito porque o livro é da mesma editora.

      --'

      Excluir
  2. Tô bem curiosa pra ler Para Sempre... Mesmo tendo um "tom" biográfico, deve deixar uma história linda (como você mesma citou, tão bem!).
    Adorei!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, sabemos que ele é biográfico, mas a este casal foi concedida uma história que só podia virar um livro (:
      vale a pena a leitura, ensina muito sobre o amor.

      Excluir
  3. todo mundo tá comentando sobre esse livro, espero que possa ter a oportunidade de ler também!

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  4. ainda não li o livro, mas fiquei muito curiosa com o tema, ainda mais que é uma história real.quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Não estou criando muita expectativa em cima deste livro, mas quero lê-lo, quem sabe acabe me surpreendendo. :D

    ResponderExcluir
  6. Eu achei Incriveeeel, li em um dia. Realmente o Kim não deu muito detalhes do acidente se comparado com Feliz Ano Velho, mas a historia de amor entre eles é muito bonita, principalmente a força de vontade dele apoiando ela em todos os momentos.

    ResponderExcluir
  7. Também achei que o ponto alto desse livro é o amor que o Kim sente pela esposa. Passei a admira-lo enormemente como pessoa, a sua história além de inspiradora nos passa uma mensagem de esperança, de superação. Como livro porém, não funciona muito bem, tudo acontece rápido demais e concordo com você, é pouco aprofundado para um problema tão grande. Mas enfim, talvez tenha sido escolha dele fazer dessa forma.
    Ah, e a Krickitt realmente não escreveu nada! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a história realmente incrível!
    Ele está na minha lista do skoob e assimm que possível eu irei ler *o*
    Abraços...

    Isabele Alves
    @L_Recomendados
    http://livros-recomendados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que legal!!
    Já vi o filme agora quero muito ler o livro ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  10. Não acredito que você esteja sendo utópica. Também tenho fé no amor incondicional, o amor de mãe é um deles.

    Tenho muitas expectativas quanto à esse livro, apesar de ele ser fininho, pois às vezes as melhores leituras são curtas...

    Que bom que tanta gente se emocionou com ele, só aumenta o que estou a esperar :)

    Um beijo!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a recuperação não foi detalhada porque a intenção do livro era falar sobre o processo de reconquista do amor ... ele passou mais batido pelas outras partes, porque o que ele queria mesmo contar era essa parte da história. Afinal, acidentes e recuperações milagrosas acontecem com muito mais frequência do que histórias como a desse casamento...

    ResponderExcluir
  12. Acredito que ele falou pouco sobre o processo de recuperação porque esse não é o foco do livro... e sim a história da reconquista. Afinal, acidentes e recuperações milagrosas acontecem bem mais frequentemente do que histórias de amor como essa...

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu não gostei do livro. No todo, a mensagem é bonita, mas achei Kim um tanto egoísta (uma prova disso é como ele trata os outros dois acidentes que precisaram do helicóptero)e às vezes sinto como se ele estivesse esquecido da fé. Apesar disso, vi que havia amor no livro. Li o livro em dois dias (faltavam dois dias pra minhas férias acabarem e eu queria ler mais um livro, e como esse tem apenas 144 páginas, resolvi ler ele.) e percebi que ele prende muito a atenção, mas não chegou a me fazer chorar. É minha opinião, posso estar sendo rude e não entendendo muito bem o livro, mas como disse, é minha opinião. - Giulia.

    ResponderExcluir

Obrigada!