segunda-feira, 12 de março de 2012

A abadia de Northanger de Jane Austen


Catherine Morland é uma ex-feia de uma família numerosa que foi convidada pelo sr. e sra. Allen para passar seis semanas em Bath, participando de bailes, jantares e conhecendo gente nova.

A princípio o grupo não tinha amizades e a pobre Catherine não tinha com quem dançar nos bailes, este problema logo foi solucionado ao conhecer o sr. Tilney, um jovem que logo chamou sua atenção, mas a estadia dele durou muito pouco tempo e logo Catherine estava sozinha com a sra. Allen novamente, este outro problema se resolveu quando a sra. Thorpe encontrou a sra. Allen e ambas lembraram terem estudado juntas e logo retomaram a amizade.

Catherine ficou amiga da mais velha das três srtas Thorpe, Isabella e descobriram que seus irmãos James Morland e John Thorpen também são amigos.
A amizade de Catherine e Isabella se dá de uma forma muito rápida e nós sentimos aquele clima forçado pela falsidade, Isabella é muito rápida e Catherine é neutra.
Quando John e James chegam a Bath, formam-se dois casais e eles começam a fazer programas juntos.

John é um falastrão, chato que aproveita a paciência de Catherine para contar vantagens. James e Isabella vão se aproximando - também rápido demais.

Num baile, Catherine encontra o sr. Tilney, descobre que ele tem uma irmã, Eleanor Tilney e, para se aproximar do rapaz, decide logo firmar amizade, deixando Isabella e John de lado. Isabella finge estar muito ofendida, mas ela e James anunciam seu noivado enquanto o pai dos Tilney convida Catherine para passar uma temporada em sua residência, a abadia de Northanger.

Catherine fica muito feliz principalmente com a oportunidade de conhecer uma abadia porque ela é uma apaixonada leitora de romances góticos.

Eu ri bastante com a fértil imaginação de Catherine, foi uma das mais cativantes dentre as personagens da Austen, ela é ingênua, não é maliciosa e sempre vê o melhor das pessoas. Toda a maldade que ela vê no mundo é resultado da literatura que consome.

No ranking Jane Austen, este ocupa a terceira posição, sendo o mais divertido e menos denso, a leitura é mais descontraída e romântica.
(ah, o primeirão é Orgulho e preconceito, o segundo é Persuasão, este e, por fim, Razão e sensibilidade)

LEIAM Jane Austen, incautos!

|| Informações:
A abadia de Northanger
Jane Austen
Editora Martin Claret
Tradução de Roberto Leal Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!