sábado, 24 de março de 2012

Para sempre Ana || Leitura Crítica

Ultimamente ando chateada para algumas leituras, sinto-me cansada para alguns devaneios de autores.
Para sempre Ana possui uma destas tramas malucas que nos deixa mais empolgados a cada reviravolta. E, apesar de darmos alguns giros de 360 graus, o livro não é cansativo nem confuso.

Caio decide ir a Três Luzes procurar sua mãe desaparecida há alguns anos e ele recebe uma pista do padre Motta. O problema é que o tal padre já está morto... Logo percebemos que muitos mistérios envolvem o enredo criado por Sérgio Carmach.

Muitos anos antes, Carlos conheceu Ana em uma festa em Três Luzes e eles tiveram um curto caso, que foi interrompido quando o rapaz começou a namorar Cris, a neta da sua ex-professora de infância, D. Gertrudes.
Mais de um ano depois, Ana lhe procura com um bebê nos braços e diz que Carlos é o pai da criança. Ele se recusa a acreditar e assumir a paternidade e o resultado é que Ana aparece na festa de Natal da família do rapaz, os Rigotti - respeitados na cidade - e declara publicamente que ela e Carlos têm um filho.
Esta notícia põe fim ao relacionamento de Carlos e Cris e o rapaz exige um exame de DNA.
O pai do rapaz, Nestor Rigotti, em busca de um laboratório confiável, morre em um acidente de carro não esclarecido. Depois, uma carta chega à casa dos Rigotti endereçada a Carlos, mas Márcia, a mãe do rapaz, decide interceptá-la e ocultar seu conteúdo e consequentemente Ana passa  a morar com a família.
Tendo Cris mudado de cidade, Carlos vai procurá-la e encontra Cláudia, irmã de Cris, que empenha-se em ajudá-lo para esclarecer o mal-entendido desta confusa história.

O que mais gostei em Para sempre Ana foi a não existência de um vilão e um mocinho, todos têm suas culpas e são vítimas simultaneamente. Todos têm segredos e uma onda de misticismo envolve cada personagem.
Faz tempo que não leio um livro densamente leve, o autor nos leva a extremos e diversas vezes eu quis esbofetear as rivais Ana e Cris.
Num cenário onde nada é o que parece, algumas pessoas podem se chatear com o autor porque ele foi para a esquerda e depois para a direita, mas eu - que ano chata - gostei do produto final.
Também merece destaque as alterações de humor e personalidade de cada personagem, que mostra pessoas humanas, afinal ninguém é bonzinho, feliz e está certo a maior parte do tempo.
Outro pontinho que quero ressaltar é o fato de a história ser contada de vários ângulos, que permite ao leitor uma noção completa dos fatos.

|| Informações:
Para sempre Ana
Sérgio Carmach
336 páginas

7 comentários:

  1. adorei a resenha!
    Realmente fiquei muito curiosa para ler esse livro. O enredo me conquistou. particularmente não gosto de histórias dualistas de mocinho ou vilão, como o livro não tem esse aspecto com certeza eu vou gostar.
    de que editora é o livro?

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha...
    Mais na verdade, eu não gosto muito de livros que tratam deste tema, mas pela sua resenha fiquei cativado a ler... (:
    Só uma pergunta, de qual editora é o livro? pq na imagem esta muito pequeno! :?
    Muito LEGAL! (;

    @Jader_Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. poxa! muito parece muito interessate! onde posso encontrá-lo???:O

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Parece ser uma história e tanto. Fiquei com vontade de ler esse livro. Mas estou em ano de vestibular, ai já viu né? kkkk
    Estou até um pouco ausente do meu blog por conta disso.
    mas acabei de postar.

    vai lá conferir:

    http://errosxacertos.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Milena, adorei a resenha!
    Já li várias resenhas sobre esse livro, e quase todas elas tiveram uma impressão parecida com a sua, então decidi que preciso ler esse livro.

    Parabéns!

    http://weboysforlife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi!
    Adoro livro que contém essa ambivalência nos personagens, pois na vida real é assim. Ninguém é completamente bom, ou completamente mal, salvo raras exceções rs As pessoas tem um pouco de tudo e as vezes os autores deixam as coisas meio estereotipadas demais, gosto desse jogo de emoções.
    Juro que pela capa nunca imaginaria essa história, já sabia mais ou menos sobre o que o livro tratava pois lembro de ter lido outra resenha há um tempo, mas ainda assim não me acostumei a ligar essa sinopse com a capa do livro, não sei bem o porquê.
    Amei a sua resenha, ressalta bem todos os pontos positivos da história!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Seguindo e Curtido!
    Retribui?

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada!