sábado, 17 de março de 2012

Castelo de cartas || Leitura Crítica


Oi, pessoas, desculpem-me por ter desaparecido por mais de oito dias, é que ando sem tempo e muito cansada, hoje tem resenha deste livro que recebi de parceria com a autora Camila Loricchio e vocês podem visitar o blog dela aqui.

Beatrice foi encontrada num incêndio aos cinco anos e desde então mora com uma família incomum e cheia de segredos, mas cresce cercada de carinho e sequer sabe que não pertence biologicamente àquele grupo. Sua mãe, Dássia é sempre afetiva. Seu pai, Jeref é um pouco ausente no tempo, mas sempre presente em atenção. E seu irmão, Griff é super brincalhão, carinhoso e atencioso. Após uns incidentes, eles precisam contar a verdade e explicar algumas coisas obscuras do seu passado. Afinal, Beatrice precisará enfrentar um Julgamento que transformará sua vida.

Dei só uma breve explanada na história porque não quero soltar nenhum spoiler aqui, mas vou fazer umas observações críticas.
O livro é bom, mas poderia ser muito bom se a Camila não tivesse economizado palavras. Digamos que ela tinha um bom plano e explorou mal suas ideias ou não conseguiu conectá-las do início ao fim.
Isso, estamos falando de um livro que foi escrito em dois anos no período de adolescência da autora, é como se ela transmitisse para obra as suas próprias possíveis mudanças.
Por exemplo, no início vemos um suspense forçado pela narração de mini cenas que deixam uma grande interrogação, ao longo da trama percebemos o quanto a Camila amadureceu neste ponto, suas ideias vão ficando mais concisas e vamos nos prendendo porque a leitura está enfim interessante e não por mil dúvidas.
Aliás, falando em dúvidas, algumas coisas não foram explicadas no final do livro, foram mal explicadas ou tiveram explicações infundadas. E espero que isso seja um gancho para continuar a história em outros volumes.

Os personagens são cativantes. E Camila soube observar e criar uma inocência certa para a infância da Beatrice e depois detalhes que caracterizaram a adolescência.


E, olhando por fora da trama do livro, vemos o amadurecimento de uma garota como escritora.

|| Informações:
Castelo de cartas - Valete
Camila Loricchio
184 páginas

9 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas estou um pouco cansada de histórias de garotas adotadas e que têm a vida mudada de repente. Já li tantos assim que para que se torne interessante para mim tem que ter uma pegada muito boa, um desfecho maravilhoso.
    Ah, é ótimo saber que dá para notar o amadurecimento da autora, de forma que o livro foi ficando melhor. No entanto, não sei se eu o leria.
    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. o livro têm uma sacada interessante, mais que hoje em dia já está um pouco batida, que é o que a Kimberlly, logo acima disse...
    Como AINDA, não li o livro, não posso dizer mais... mas sabe, gostei da capa! :DD

    Ah, têm DICA lá no blog! (;

    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. não conhecia o livro, mas fiquei muito curiosa com a história. Com certeza vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do enredo, bem interessante. :D Apesar de não ter gostado tanto da capa, a história do livro parece ser bem legal. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Li o livro e realmente.. no começo voce para e pensa: mais um livro de orfãozinhos e coisas sobrenaturais.. mais conforme você continua lendo o livro te prende, os personagens te cativam e voce se apaixona ^^. eu fiquei meio triste por que o livro fica espetacular no final.. mais é ai que ele acaba.. rs estou no aguardo da continuação! =*

    ResponderExcluir
  6. É mesmo perceptível como a gente vai mudando conforme o tempo vai passando...o jeito de escrever, o que a gente queria passar em cada momento.
    E é assim que a gnt vai crescendo como pessoa e escritora =D
    Brigadão pelos toques e opiniões!

    Bjos
    Camila Loricchio

    ResponderExcluir
  7. Um background batido não é problema algum nas mãos de bons escritores e a história do Castelo de Cartas não tem nada de convencional, a Camila fez um ótimo trabalho. Tenho certeza de que os próximos serão ainda melhores.

    Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Embora a estória pareça um pouco "clichê" devido a todo esse negocio de "menina adotada por família q a ama muito" o enrredo,(devido ao que se pode perceber através da crítica)parece ñ retratar uma estórinha dessas comuns, sem contrar q essa coisa de perceber a maturidade da autora chegando aos poucos... bem ao meu ver parece ser bastate interessante! acredito q vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas é uma pena que parte da história tenha se perdido em meio a narração. Infelizmente isso vem acontecendo bastante com publicações nacionais; não tenho nada contra, mas que boa parte delas tem uma ótima ideia como base, mas não consegue desenvolvê-la adequadamente, não há como negar.
    A história parece ser interessante e se vai mesmo haver uma continuação espero que essas falhas sejam reparadas e desejo muito sucesso a autora! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada!