quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A pousada Rose Harbor de Debbie Macomber

Eu achava que esta seria uma história de suspense e não estava tão interessada no momento, mas peguei o livro para ler o começo e acabei lendo-o todo. A pousada Rose Harbor é um romance simples e bastante humano que envolve o leitor com facilidade.


Jo Marie decidiu comprar uma pousada com a herança do seu falecido marido para dar um novo sentido à sua vida e ocupar a mente e o coração que andavam aflitos com a solidão da viuvez. Mesmo sem nunca ter trabalhado no ramo, ela se arrisca e é muito bem acolhida pelos moradores de Cedar Cove e recebe dicas valiosas dos antigos donos da pousada, que ela optou por renomear como "A pousada Rose Harbor".

Seus primeiros hóspedes são Josh Weaver e Abby Kincaid, ambos estão voltando à cidade após muitos anos distante e possuem também mágoas no coração. Durante o período de hospedagem dos dois, Jo Marie vai conhecendo novas pessoas que vão aos poucos adentrando sua vida e descobre que ajudando aos outros está ajudando a si mesma.


Água com açúcar. Mas tocante. Com personagens humanos e que trazem conforto ao leitor, é aquela história que possui romance, drama e humor na medida certa e trata de diversos assuntos do coração como perdas, perdão, amor, amizade, família e que geram diversas reflexões, que deixa o leitor envolvido e, de repente, você nem percebe que já leu muitas páginas, porque as coisas fluem tranquilamente.

É um livro leve e agradável com uma mensagem muito bonita para qualquer pessoa que se disponha a lê-lo com o coração. Não conhecia Debbie Macomber, mas ela é uma autora que sabe tratar de emoções sem criar ceninhas piegas e falsas, é tudo muito real. Os personagens são fáceis de lidar, você se vê em vários deles, em seus anseios e atitudes.

O livro possui 3 linhas de narrativa, duas delas em terceira pessoa que acompanham Josh e Abby e outra em primeira pessoa, que é a voz de Jo Marie. Aliás, Jo Marie me conquistou com sua simplicidade, por ser uma personagem com defeitos e virtudes e que se mostrou uma excelente administradora, sem jamais invadir o espaço dos seus hóspedes e cuidando deles com dedicação e respeito.

A série está apenas no começo, até onde minhas pesquisas dizem, só foi lançado, até agora, o livro dois no Estados Unidos e eu não sei se existe previsão para publicação no Brasil, mas com certeza é uma leitura válida e que nos faz refletir sobre nossas relações com as pessoas e com nossa família, e sobre o perdão, acima de tudo.

Ah, sim, uma coisa interessante é que a Debbie Macomber decidiu escrever essa série porque os fãs da sua série Cedar Cove queriam ler mais livros que se passassem na cidade e a autora decidiu fazer uma paliativo entre sua vontade de encerrar a série e continuar com ela, como os leitores queriam. Então, a solução foi criar uma nova série na mesma cidade, mas com outros objetivos e utilizar ainda alguns personagens em um momento ou outro. Achei isso muito bonito da parte dela porque reflete seu respeito pelos seus fãs.

Beijocas!

Um comentário:

  1. Mi muito bom ler sua resenha e saber sua opinião sobre esse livro. Parabéns pela leitura e resenha \o/
    Gostei de saber um pouco dos motivos da autora para escrever essa série, valeu pela pesquisa =)
    Bjos querida e obrigada pela dica de leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!