segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O poder da espada - Trilogia A primeira Lei - Joe Abercrombie

Rico em detalhes, bem escrito, original e fascinante. Isso descreve O poder da espada

A história une personagens completamente diferentes e extremamente bem criados em uma trama intrincada e arrebatadora. Joe Abercrombie é um ótimo escritor de fantasia, altamente crível e com uma imaginação poderosa.

Jezal dan Luthar é um jovem de sangue nobre que precisa vencer algumas competições de esgrima no Campeonato de Verão para ter honra e fama, mas não está muito disposto a se dedicar aos treinos que são cansativos e humilhantes. Sua vida é cheia de farras, mulheres e futilidades.
Sand dan Glokta é um homem que já foi um respeitado espadachim, mas sofreu durante quase dois anos em celas do Imperador inimigo da sua nação e hoje é um aleijado que trabalha para a Inquisição de Sua Majestade. E vai conquistando a “afeição” do Arquileitor Sult ao conseguir derrubar algumas das suas inimizades políticas através de suas torturas.
Logen Nove Dedos também conhecido como Nove Sangrento, é um cruel guerreiro nórdico que está afastado do seu grupo de Nomeados e possui o dom de falar com espíritos. Numa dessas conversas, os espíritos falam que um mago está a sua procura.
Ferro Maljinn é uma mulher sanguinária que deseja matar a tudo e a todos para saciar sua sede de vingança, mas está sendo buscada por inimigos.


O que esses personagens têm em comum? O suposto Primeiro dos Magos, Bayaz, que após muitos anos distante decidiu partir numa missão misteriosa e precisa das peculiaridades de cada um deles para esse empreendimento...

Narrado em terceira pessoa, o livro fala um pouco de cada um desses personagens principais além de mostrar a vida de muitos outros e transmitir um pouco da cultura e sociedade criada por Joe Abercrombie, que me convenceu e fascinou. Uma trama bem conduzida e encaminhada para os encontros que surgem, nada é por acaso e cada fato tem um resultado e um significado no final.

E, por nos mostrar cada um dos pensamentos dos nossos heróis, o autor nos deixa familiarizados com eles e nos garante boas horas de prazer porque o que cada pessoa pensa é infinitamente melhor do que o que ela faz ou fala e reflete exatamente quem ela é.

Criar muitos personagens não é algo fácil, o autor sempre está correndo o risco de caracterizá-los sem identidade, com características genéricas ou contraditórias e é exatamente aqui que levanto para aplaudir Joe Abercrombie. Amargos, ácidos, são cruéis, irônicos, obsessivos, egoístas, sagazes. Cada personagem é ricamente elaborado e todos têm algo que conquista nosso afeto, é até difícil escolher um favorito, não existem dois personagens iguais e é impossível discernir quem é do bem ou não. Até os personagens secundários são bons (mesmo os maus).

A mitologia da trilogia ainda está sendo revelada neste primeiro volume, mas tenho muita fé nos próximos. Todas as cenas são bem construídas e as de luta são incríveis, o autor tem uma destreza em narrá-las a ponto de deixar o leitor fissurado. Faz muito tempo que não pego um livro tão eletrizante de fantasia. Eu estava acordando às 6h da manhã para ler um pouco mais.

Mas sobre favoritos... como não adorar Sand?? Irônico em cada um dos seus pensamentos e cuidadoso com todas as suas palavras. Espero que o Joe seja diferente do R. R. Martin e não mate ninguém.


Recomendo para quem gosta de fantasia e de tramas políticas bem elaboradas.

5 comentários:

  1. Ei Millena

    Eu nem dei muita bola para este livro quando lançou, mas só tenho visto nota 5 e elogios por aí, to achando que vai para os desejados hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de livro realmente não faz meu estilo de leitura nem me interessa, mas parece ser realmente bacana para quem gosta do gênero!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Millena,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais...um livro muito bom e como você disse eletrizante...parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como te falei comecei a leitura dele hoje e pelo pouco que li percebi o que vc falou sobre a pluralidade dos personagens e a construção de seu caráter. Estou curiosa e espero gostar tanto quanto vc. Parabéns pela leitura e resenha querida.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Millena.
    Esse livro está na minha estante esperando para ser lido e pelo que tenho lido nas resenhas, acho que vou gostar. Adoro fantasias épicas e tramas bem elaboradas com personagens críveis e ricamente construídos. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada!