sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Corações feridos, de Louisa Reid

Meta de leitura 2013 em fotos #47

Dolorosamente arrebatador.

Não sei quais eram minhas expectativas quando comecei esse livro, mas me surpreendi.

Hephzibah e Rebecca são gêmeas e têm uma relação comum a quaisquer irmãos, mas apenas isso em suas vidas é normal. Enquanto Hephzi é linda, Reb tem o rosto deformado pela síndrome de Treacher Collins (leia sobre) e os Pais das meninas... bem, eles são muito estranhos. O Pai é um pastor fanático que adora beber e a Mãe é uma mulher amarga e submissa.

A história começa já no enterro de Hephzi e seguimos com o livro ávidos para compreender que família é aquela e o que ocasionou sua morte. O livro é dividido em duas partes: no primeiro, as irmãs alternam capítulos, Rebecca narra o depois enquanto Hephzi narra o antes desse fato; na segunda parte, apenas Rebecca continua com o depois.


Me fascinou a forma como a Louisa Reid foi revelando pouco a pouco dessa história e me prendeu do começo ao fim no suspense de compreender a estranheza dos Pais, seus motivos e como Rebecca poderia conseguir escapar ou se ela teria o mesmo fim que a irmã...

Bem narrado, bem elaborado e completamente crível, a história não é só "filhas de pastores que querem ter uma vida normal, mas têm que servir de exemplo para comunidade", ela vai além disso. Ela mostra os perigos do fanatismo religioso e como o nome de Deus pode ser usado para justificar atitudes cruéis ou simplesmente como o amor por Deus muitas vezes pode ser usado como argumento para não amar ao próximo. Outra coisa totalmente incômoda é a cegueira que toma conta de todos os fiéis daquela igreja. Quem agride, maltrata ou machuca, está errado. Mas quem cala ou consente, também. Fazer-se cego, surdo ou mudo é cumplicidade!

Por último, é lindo o amor que Reb sente por Hephzi e tudo que ela é capaz de fazer pela irmã, atitudes que traduzem o verdadeiro sentimento de abnegação. E a autora conseguiu transmitir todo o sentimento que a Rebecca guardava dentro de si, toda a mágoa, todo o sofrimento que carrega por, além de sofrer os abusos psicológicos e físicos do Pai, ser portadora de uma síndrome que a torna, aos olhos das outras pessoas, uma "aberração" e que ela mal conhece, mal compreende.

Leiam, recomendo. É um drama maravilhoso, que mexe com o leitor, faz refletir e causa asco do ser humano. Mas é lindo.

Ficha técnica dessa edição:
Título no Brasil: Corações feridos
Título original: Black heart blue
Autor: Louisa Reid

Tradução: Thiago Mlaker
Ano de publicação no Brasil: 2013
Ano de publicação original: 2012
Número de páginas: 255
Editora: Novo Conceito
Nota: 

Um comentário:

  1. Mi amei sua resenha, agora tenho certeza que quero ler esse livro. Já estava curiosa mas agora vc comentou alguns pontos que eu imaginava. Valeu pela dica. Parabéns pela leitura e resenha.

    Tem resenha nova lá no blog também!!!!
    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!