quinta-feira, 3 de outubro de 2013

As violetas de maço, Sarah Jio.

Para superar o divórcio e encontrar alguma inspiração para seu próximo livro, a autora Emily Wilson decide ir passar um período de tempo com sua tia-avó Bee, numa ilha onde costumava passar suas férias na infância. 

Sua tia Bee é uma senhora de oitenta e tantos anos, completamente independente e que mantém um imenso carinho por Emily, mas guarda para si alguns assuntos e, quando Emily decide fazer perguntas, ela sempre se esquiva. 

No quarto em que ficou hospedada, Emily encontrou um diário que narra uma história que se passou muitos anos atrás na ilha. Determinada a compreender o que houve, Emily se vê numa busca entre segredos de família, mistérios da ilha e sentimentos dentro de si mesma. 

Um romance muito belo para quem gosta de romances com dramas e segredos familiares, mas que, na minha opinião, pecou por excesso: muitos mistérios, muitos segredos, muitas reviravoltas, muitas coincidências, muita gente esquiva e o resultado me pareceu uma história bonita, sim, mas pouco crível e convincente. Quando você acha que está começando a descobrir a verdade sobre os fatos, todas as coisas mudam completamente. 


Além disso, exige muito cuidado inserir elementos epistolares em uma prosa. Em alguns momentos, a autora transcreve o diário, em outros ela apenas cita o que leu. Isso foi um pecado para mim, estava ficando impaciente com a indecisão.

Por fim, posso dizer que gostei da escrita de Sarah Jio, mas até a metade do livro eu ainda não estava envolvida com a história e demorei para criar algum afeto com os personagens por serem muito ambíguos, mas o lado bom de cada pessoa me pareceu falso e o lado mau me pareceu forçado. 

Até o fim da trama, os personagens tentam criar características e personalidades baseadas em suas memórias que não condizem com as atitudes que vamos lendo e fica tudo muito contraditório no âmbito o que se diz x o que se faz. Dei nota três por ser um livro de leitura agradável e tranquila.

Um comentário:

  1. Mi adoro suas resenha pq vc sempre nos fala o que percebeu nas entrelinhas. Quero ler esse livro quando tiver a oportunidade \o/ só nao entendi se quando o tipo de narração muda as letras também mudam para indicar a diferença??? Caso contrario a leitura deve ficar um pouco confusa.
    Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!