domingo, 15 de setembro de 2013

Mulheres que me fascinam na literatura #1: Capitu

E hoje vou começar por... Capitolina!


Uma das mais famosas e mais fascinantes, para mim, é Capitu, criada genialmente por Machado de Assis, a mocinha dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada que conquistou desde muito nova o coração do jovem Bentinho. A grosso modo, Capitu é uma das mais manipuladoras e cínicas que conheci.

Na narração de Dom Casmurro é que vemos a devoção que Bentinho dedicou-lhe a vida inteira e como ela foi a causa do seu fim solitário.


Embora a discussão que predomine acerca de Capitu seja a incerteza sobre sua traição, essa mulher vai muito além disso. Ela é uma menina bonita, inteligente, esperta, perspicaz, dissimulada, esquiva e que tem o poder de persuadir e influenciar Bentinho a satisfazer todas as suas vontades. Ela é a mulher que todas nós queríamos ser.

O próprio Bentinho desde o começo tem conhecimento da astúcia de sua dama e, mesmo assim, não consegue resistir aos seus encantos. Tem como não se apaixonar por uma mulher dessas? Que mescla sagacidade e sedução...

Claro que, o livro sendo narrado pelo Bentinho, ele nos transmite todo o sentimento dele, até mesmo sua paixão e devoção.

Quem, além de mim, é fã da Capitu?? Ah, digam abaixo quais são as personagens que vocês são mais fascinados!

Um comentário:

  1. Mi tbém adoro Capitu e lembro que li esse livro duas vezes. Na escola fizemos tipo um tribunal e a sala de dividiu entre os que apoiavam Bentinho e os que defendiam Capitu, e eu claro defendi a menina dos olhos de ressaca =)
    Adorei o post!!! Parabéns pela ideia =)

    Bjos e te espero lá no meu cantinho \o/

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!