domingo, 8 de setembro de 2013

Apresentação: Mulheres que me fascinam na literatura

Oi, gente! Depois de um período de baixa produção e criatividade... decidi criar uma microssérie de posts aqui no blog para falar sobre personagens femininas que me fascinam.

A verdade é que desde Eva, mulheres têm sido a ruína dos homens na literatura. Vez ou outra os livros trazem personagens femininas complexas, cheias de falhas e, além e apesar disso, arrebatadoras. E que personificam o declínio vital de seus amantes.

E, por enquanto, escolhi quatro grandes personagens:


Para vocês, quem são grandes Mulheres na literatura? Comentem aqui porque essa pode ser uma longa série.


A partir da próxima semana vou fazer posts curtinhos, mas que expressem minha admiração por cada uma dessas personagens e vou explicar o que elas têm em comum, para mim!

Na imagem:
Maria Fernanda Cândido representando Capitu.
Juliana Paes representando Gabriela.
Dominique Swain representando Lolita.
Camila Pitanga representando Lavínia (meu novo amor!).

Ah, sim, mas eu coloquei e colocarei a imagem das atrizes apenas para ilustração pois não pretendo entrar na discussão acerca de adaptações.

3 comentários:

  1. Adorei a ideia do post, mesmo! Concordo plenamente com suas escolhas, principalmente com Capitu, Lolita e Lavínia (amei a personagem, o livro é incrível). Não sei muito de Gabriela porque não li o livro, mas pretendo ler um dia.
    Incluiria aí Daisy (O Grande Gatsby) e Morgana (As Brumas de Avalon). =)

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Oi Millena!
    Essas personagens que você escolheu são inesquecíveis, até hoje Capitu ainda me deixa confusa. hahaha
    E Gabriela me conquistou com sua simplicidade. ;)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais da ideia e aguardo ansiosa seus posts sobre essas mulheres poderosas.
    No quesito leitura só conheço Capitu de Machado de Assis, as outras só conheço de filmes e novelas;
    exceto Lavínia que confesso não conhecer =/
    Mas enfim aguardo seus posts. bjs

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!