quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino

Não gosto muito de rabiscar meus livros, mas ultimamente tenho sentido essa necessidade e comecei a fazer parênteses em partes que eu considerasse especiais para mim. Em Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios,  isso foi quase impossível porque o livro tem um conteúdo completamente marcante.

E quem não?

É intenso do começo ao fim. Do título até a última frase, literalmente. Esse foi um daqueles livros que você não sabe do que se trata, mas sabe que vai amar porque (e muito embora eu não aprecie) ele exala poesia. Foi na Cultura que vi a frase “O amor é sexualmente transmissível”. E como não ficar tocado por isso?
Cauby é um fotógrafo paulista que está numa cidade mineradora no interior do Pará para fazer fotografias de prostitutas para publicar em um livro. Comprando filmes para a câmera, ele conhece Lavínia, uma mulher de olhar escuro intenso e presença marcante.
Mas Lavínia, além de ser casada com o pastor Ernani, é uma mulher ambígua, com personalidades e comportamentos diferentes. É mais uma dessas personagens impossíveis de compreender, mas completamente apaixonantes, sedutoras e envolventes.

Após um breve período de tempo afastado da cidade, Cauby está de volta para narrar essa louca paixão até o momento derradeiro.
Cru, direto, intenso, real, forte, não existem palavras que definam a dimensão desse livro. E como disse Claudinha, é daqueles que você quer saber o que acontece sem querer que o livro acabe. Marçal Aquino demonstra uma maestria singular na condução dessa trama. Deliciando e instigando o leitor.
O seu vai-e-vem cronológico deixa o leitor envolvido na trama, sedento por continuar a leitura a qualquer custo, a desvendar Lavínia e compreender o que se deu com nosso Cauby.
Faz tempo que não me sentia tão tocada por um livro, talvez desde Lolita eu não tenha pegado algo tão primoroso.
Me identifiquei com muitos trechos, com pensamentos e posições dos personagens. Marçal veste sua prosa de poesia e, ainda assim, nos oferece uma obra despida de floreios; quente, forte e alucinógena.
É um daqueles romances que deixa você apaixonado, apaixonado.

4 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Não conhecia o autor e nem o livro. Mas achei super interessante a sua descrição da narrativa.
    Esse deve ser um romance menos água com açúcar mas com muita emoção, né?
    Vou procurar pelo livro. Valeu pela dica.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Mi vc sempre me apresentando novas opções de leitura.
    Confesso que não conhecia esse e se o visse na livraria em um primeiro momento não seria conquistada, mas agora com seu conselho quem sabe???
    Fico feliz que tenha lido e gostado tanto do que encontrou, parabéns pela resenha.


    Beijos e conto com vc lá no:
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o livro, mas assisti ao filme e achei a história incrível - em especial o título, tão poético. E sempre que vejo uma resenha do livro percebo que preciso ler o quanto antes, já que são apenas elogios.
    Espero ter a oportunidade ler o quanto antes.

    Beijos!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dona Milena, fiquei muito feliz ao saber que você leu Marçal Aquino, ele é meu amigo de infância. Encaminhei sua opinião para ele, acho que ele vai gostar. Marçal é um poeta dos anos de 1980, que optou pela prosa, por isso a presença constante da poesia em seu texto. A poesia dos livros POR BARES NUNCA DANTES NAUFRAGADOS e ABISMOS-MODO DE USAR estão presentes de forma subliminar especificamente no "eu receberia..." Marçal está preparando um novo romance a ser lançado em 2015 e agora em março ou abril a Globo vai mostrar uma minissérie escrita por ele.

    ResponderExcluir

Obrigada!