segunda-feira, 12 de setembro de 2011

E Não Sobrou Nenhum de Agatha Christie

Estava quieta no meu quarto lendo E Não Sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos) de Agatha Christie e deixei a porta aberta. De repente, Ntt entrou e disse “Tata” e eu dei um grito porque estava muito concentrada e ele me assustou.
O que dizer sobre os mistérios da mente dessa senhora? Bom, se alguém não gosta do jeito dela, é bom nem ler este post porque vou me desfazer em elogios.
Passei o dia todo sem fazer nada apenas lendo, a cada momento eu me sentia mais ansiosa, nervosa e curiosa.
Ainda estou eufórica com a leitura e sei que vou ficar horas ruminando, digerindo.

Eu li: E Não Sobrou Nenhum,
Agatha Christie, Ed. Globo,
Tradução de Renato Marques
400 págs.
Dez pessoas são atraídas (motivos aleatórios e diversos) para uma ilha e reunidas numa casa. Os anfitriões não estão, mas tudo está preparado para recebê-los e após o primeiro jantar, reunidos numa sala, são todos acusados por crimes antigos.
Cada hóspede vai sendo morto sem suspeitas de um culpado. Não há mais ninguém na ilha. Entre eles há um assassino. O medo, o desespero, a desconfiança e o desamparo. Quem será o próximo? Quem será o responsável?
Eu não posso falar muito porque qualquer bobagem pode ser spoiler. Claro que a história é muito surreal, mas é excelente para distrair e trabalhar a atenção – até porque memorizar o nome de dez pessoas, suas funções e suas culpas, não é muito simples.
Super recomendo o livro, eu sinceramente gostei.
Usei dois marcadores para o livro: um na página que estava lendo e outro deixei na página do poeminha – risos.

Nem posso também falar muito sobre a autora Agatha Christie, conheço poucas obras e gostei do que li. O texto é corrido; as descrições são breves (apenas o que realmente importa é mencionado), ela não perde tempo com extras desnecessários para a obra; a linguagem e os personagens são refinados e simples; e você fica lá grudado até terminar o livro.
Gosto do suspense dela e do jeito frio de eliminar quantos personagens sente vontade.

4 comentários:

  1. Já ouvi tanto falar dela só que ainda não li nada, acredita?
    E é pq na biblioteca que vou tens uns 10 livros.
    Mas ainda vou pegar um dela, só ouço maravilhas.

    BJ!

    http://amigasentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tbm ja ouvi falar muito bem desse livro, mas pra falar a verdade nem tenho vontade de ler ele. -p

    ResponderExcluir
  3. Abri a resenha pra ler porque gostei do título do livro, sou bem assim, livros me cativam à primeira vista haha. Mas eu nem sabia que era da Agatha. E gente, como eu adoro deemais ela, apesar de não ter lido recentemente. Acho que é bem isso que você disse "e você fica lá grudado até terminar o livro". E as descrições apesar de breves e importantes, são maravilhosas. Ela sabe explorar a alma do personagem somente descrevendo os traços físicos, os movimentos, o olhar.

    ResponderExcluir
  4. Mi, AMO esse livro!

    Um dos meus favoritos da Agatha!
    Um dia, estava sentada em uma cadeira hiper desconfortável, não sabia o que ler e resolvi ler as primeiras páginas dele para ver como que era. Não seu outra, li inteiro e fiquei com as costas "ferrada", mas valeu MUITO a pena! É um livro que tenho vontade de reler.

    Outro muito bom dela e que foi inesquecível, é A CASA TORTA, já viu?

    Bjs
    Mari

    http://s2ler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!