segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Noite de tempestade, de John Sandford

Confesso que não gostei muito do livro A sombra da lua: a história não fluía nem prendia, embora a trama fosse bem elaborada. Vejam só, o protagonista dessa série é o Virgil Flowers, um policial do DDC, que usa camisas de bandas e botas de cowboy, ou seja, foge completamente do esperado.

O protagonista não mudou. O autor não mudou. Mas eu mudei: Já comecei o segundo livro familiarizada com o cara e aproveitei bem melhor a leitura.

Alguns homens de terceira idade começam a ser assassinados e seus corpos são deixados, com um limão na boca, em monumentos à veteranos de guerra. Virgil Flowers é chamado para investigar essas mortes e encontrar algum ponto em comum entre elas.

Mas algumas coisas estão confusas, afinal, nem todos os assassinados são veteranos, um estranho professor de universidade e sua filha sedutora surgem no meio da história e o levam até dois canadenses que parecem vietnamitas, aliás, o que significam os limões da boca das vítimas?


Paralelamente, vemos o Sentinela e o Atirador executando os crimes e torturando suas vítimas para descobrir mais um nome...

Suspense do começo ao fim e me prendeu loucamente. Sim, o autor continua entrecortando os capítulos. No primeiro, isso me incomodou porque parecia que ele queria forçar o suspense, mas agora ele conseguiu enfatizar o suspense com aquelas pausas dramáticas.

Aliás, estou falando muito no primeiro livro porque, para mim, tê-lo lido influenciou diretamente no meu modo de encarar este, mas esta é uma série independente.

O autor também preservou o humor maravilhoso do Virgil e na escrita, o que quebra a tensão do livro. E o cara machista, que tinha conquistado minha antipatia à primeira vista, conseguiu me conquistar com seu jeitão. Aliás, nesse livro ele tá menos machista, tá mais filosófico (risos). Já falei antes e ressalto agora que o John Sandford não vai muito longe do possível, suas tramas são perfeitamente convincentes.

O Virgil Flowers é um bom personagem, aliás, inteligente, pouco carismático (moço, você é machista), mas não é nenhum gênio, ele é bem humano e acho que foi essa percepção que me fez gostar mais dele. Ele é limitado, passível de equívocos e atrasos, tira conclusões erradas e precisa dormir.


Recomendo muito esse livro. E, se vocês ficarem curiosos, deem uma visitada na minha opinião sobre A sombra da lua.

3 comentários:

  1. Ei Millena,

    Ah que bom que melhora, ou que vc já estava acostumada com ele meio boçal e não ligou hehehe. Nem estava animada, mas agora também vou querer ler este segundo, espero tbm gostar mais do que A sombra da lua.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi,
    Eu também gostei desse livro, apesar de ter achado o início um pouquinho parado. Quando o autor nos apresenta a trama de fato ele fica bem melhor.
    Eu gostei do detetive alternativo. Não é dos destaques da área, mas apreciei o autor querer fugir da figura convencional e séria.
    Acima de tudo gostei do final, a conclusão ficou bem legal!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha, confesso que fiquei curiosa para conhecer essa série.
    Valeu por mais uma ótima dica e parabéns pela leitura.
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada!