segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Zahir || Leitura Crítica

Todos vocês já devem ter tido algum encontro com um livro de Paulo Coelho e a grande maioria rejeitou o pobre coitado. Pois bem, leiam Paulo Coelho, vocês precisam conhecê-lo!

Juro que quando surgiu a proposta de ler O Zahir eu pensei em ler novamente a biografia de Paulo (O Mago, escrita pelo super Fernando Morais) só para postar um breve comentário sobre sua vida, mas me bateu aquela preguiça de reler seiscentas páginas só para escrever um parágrafo e tendo vários outros livros na fila de ‘vou ler’.
Eu não gostava de Paulo Coelho porque sou brasileira e, é claro, todo bom brasileiro deve repudiar todas as obras dele.
Comecei o livro e logo percebi que realmente seria desnecessário ler qualquer coisa sobre Paulo Coelho, afinal ele mesmo enche seus livros de trechos autobiográficos.
À medida que fui lendo, encontrei em mim opiniões contraditórias e muitos questionamentos. Até que ponto os fatos narrados por Coelho correspondem à realidade com Christina?

O livro começa contando a história de um escritor e sua esposa jornalista que desapareceu. Repleto de pretensões filosóficas e frases para facebook, Paulete fala sobre o início da sua carreira e as dificuldades que enfrentou, faz uma crítica ao catolicismo e aos trilhos de trem, e mostra que, apesar de amar alguém, muitas vezes estamos tão centrados em nós mesmo que nem percebemos que este alguém está se afastando por falta de espaço. Daí um dia amanhece e a pessoa não está mais ali. Só sinais estão e sempre estiveram presentes.
Supostamente trocado por um rapaz mais novo, ele precisa recomeçar sua vida e se envolve com uma atriz famosa, que começa a preencher o seu tempo, mas não o seu pensamento, que está tomado por sua ex-mulher, ela se tornou um Zahir (na tradição islâmica, significa alguém ou algo que domina o pensamento de alguém).
Numa tarde de autógrafos, ele encontra o rapaz que roubou sua esposa e ele se vê diante da possibilidade de encontrar as respostas que precisa para esquecer a ex-mulher e seguir sua vida em paz. O rapaz é um ser especial e precisa da sua ajuda para disseminar a Energia do Amor.
Bem espiritual como só o Paulo Coelho, hein? Acho que o tema central do livro é o casamento, mas não recomendo! Durante todo o texto, PC busca fazer uma reconstrução do conceito de casamento, mas eu vi como uma desconstrução.
Desculpem, eu sou religiosa antiquada e compreendo paixões paralelas e casos extra conjugais como traições! E, não só nos laços matrimoniais, mas em qualquer relação afetiva, seja ela familiar ou profissional, uma traição é falta de respeito e amor.
No final fiquei mais chocada ainda com o absurdo!

Depois vou procurar O Alquimista para ler e dar uma nova chance ao autor, mas agora já posso dizer que não gosto do Paulo Coelho de uma forma justificada!

||Informações:
O Zahir
Paulo Coelho
Editora Gold
254 páginas

||Recadinhos:
-Se alguém se interessar em trocar este livro, comenta, ok?
-Tia Ana, obrigada pelo livro!!

10 comentários:

  1. Oi!
    Obrigada pelo comentário no LeL, também estou te seguindo!
    Então, na UFF vc faz letras - Literaturas ou com habilitação em linguas, pode ser alguma moderna (espanhol, inglês, alemão, francês) ou clássicas (latim e grego)
    Todos os cursos são licenciatura, menos grego e alemão, que são bacharelados. =)

    Beijos
    http://letraslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    Obrigada por me seguir Milena!!! Você tbm é pernambucana é?
    Gostei muito da resenha(PC) tbm não me chama muito a atenção...a algum tempo atrás eu li O Alquimista...não gostei e nem desgostei...fazer o quê né?

    Super Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Legal,adorei seu Blog..
    Seguindo aqui, segue de volta?
    http://belezaeatragedia.blogspot.com/

    ..bjos, Até Mais!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mi!
    Não consigo ter vontade de ler Paulo Coelho, já vi algumas resenhas de suas obras e simplesmente não me animo :/
    Talvez eu leia um livro dele caso caia magicamente em minhas mãos, mas se for depender da minha procura, tenho que confessar que não será tão cedo :/
    Bj!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  5. Oi moça,

    curti teu blog, bem organizado e variado ^^

    add e seguindo ^^

    bju bju

    ResponderExcluir
  6. Oi! Estou seguindo seu blog. Adorei, voltarei sempre! E ah, sobre seu comentário no meu blog: House of Night é sensacional! Se um dia puder dar uma chance e ler além de Marcada (que com certeza não é o ponto alto da série), você não irá se arrependar. Claro que cada um cada um, mas eu defendo HoN com unhas e dentes! Hahahahah!

    Parabéns pelo blog, querida!

    Beijos,
    Nati.

    http://meninadelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. 'Ops.. mil perdões!!

    ..agora sim estou seguindo vc, =^_^=
    bjos, visitarei sempre seu Blog
    Obg.pela visita!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Millena!

    Antes de qualquer coisa: obrigada pelos comentários lá no blog.

    Eu nunca li nada de Paulo Coelho....aliás, li uma frase que em um momento bem complicado da minha vida me disse o que eu precisava ouvir e ajudou muitíssimo! Acho que foi falta de oportunidade mesmo;procuro não ter preconceito com qualquer tipo de autor/leitura. Quando vejo um livro, penso assim: ali está guardada uma história, a imaginação de alguém ou um relato de vida dessa pessoa, ambas as coisas são muito preciosas, sendo assim, vale à pena dar uma olhada.

    P.S: Vi seu coment na promoção mitológica e entendo que vc não goste de redes sociais, mas como leitora decobri todo um novo mundo de contatos, dicas, indicações de leituras, eventos e promoções através do twitter. Um perfil apenas para esse fim pode ser interessante.

    Um bj!

    ResponderExcluir
  9. Bom, gostei demais da sua leitura crítica!
    Só fortalece ainda mais a minha vontade em não ler mais nada do Paulo Coelho! Não adianta, mesmo por curiosidade eu não tenho a mínima vontade.
    Quando você começou contanto um breve relato da história até achei interessante, mas logo após já vi que não vou gostar!

    Compartilho com você a opinião a respeito do casamento. Traição é mesmo uma completa falta de respeito e de amor, e vai de encontro a tudo que um casamento significa!
    Enfim, já sei que esse não vou ler! E você é mesmo muito persistente dando tantas chances assim ao autor!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de ler Paulo Coelho, ja li uma vez... não vou dizer que é o pior autor que ja li, mas não esta na lista dos meus favoritos!

    ResponderExcluir

Obrigada!