segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A menina que não sabia ler || Leitura Crítica

Tenho muita coisa para falar a respeito desse livro... então o post vai ser um pouco extenso.

Começando pelas opiniões alheias:
É realmente complicado começar um livro tendo em mente que as pessoas à sua volta se decepcionaram com o final. A leitura é bastante agradável e flui rapidamente, mas você fica o tempo todo “Vou me decepcionar? O que eu estou esperando desse livro?”

As primeiras impressões:
Eu li: A menina que não sabia ler,
John Harding, Ed. Leya
Tradução: Elvira Serapicos, 282 págs.
A julgar pela capa, espera-se um enredo surpreendente porque o livro é lindo. E todas essas letrinhas que caem do livro têm um efeito plastificado que é um leve alto relevo.
Não entendi bem porque o título original Florence and Giles foi traduzido para A menina que não sabia ler. Na leitura descobrimos que Florence (a menina em questão) é proibida de ser alfabetizada, mas logo no início ela aprende a ler sozinha, então apenas aparentemente ela não sabia ler.
Uma forte corrente teórica conspiratória literária sugere que o título foi escolhido com a intenção de deixá-lo semelhante ao título A menina que roubava livros – um Best seller. E muitos leitores afirmam que se interessaram pelo livro por esse motivo (daí o embasamento da teoria).

Mas deixando de lado a capa e o título, vamos à leitura e só posso dizer que fui surpreendida positivamente!

O livro é dividido em duas partes: na primeira, Florence nos conta sobre sua rotina, seu irmão mais novo Giles, os empregados da casa seu tio e responsável que eles só conhecem por foto e a biblioteca. Como eu já citei antes, a menina não sabe ler e seu tio lhe proibiu de ser alfabetizada, mas aprendendo uma letra ou outra com os empregados da casa, ela aprende a ler sozinha e começa a se deliciar na biblioteca sem que ninguém soubesse.
Florence nada sabe sobre seu passado, apenas que sua mãe morreu ao dar a luz e que seu pai e a mãe de Giles morreram num acidente de barco. Até onde se lembra, eles sempre moraram em Blithe House com os empregados e isolados do mundo. Um dia surge Theo, um menino asmático, que no começo é um incômodo, mas logo conquista a afeição de Florence e eles se tornam amigos – ou namoradinhos.
(...)
Na segunda parte, para que Giles seja educado, uma tutora é contratada: a Srta. Whitaker, que dura uma página e morre afogada no lago. Então, uma nova tutora chega: a Srta. Taylor. Uma mulher misteriosa que é capaz de andar sobre o lago, está presente em todos os espelhos da casa e pretende levar Giles embora. Só Florence sabe de tudo isso e só ela pode impedi-la.

Muitas pessoas acharam que o final ficou sem respostas... Mas tenhamos a seguinte visão: Quem nos conta a história é Florence e, se ela tivesse todas as respostas, nada daquilo teria acontecido. Durante o livro, Florence nos dá informações que ela não percebe porque está muito perturbada, mas que preenche todos os questionamentos do enredo. A linguagem é muito boa. O suspense é interessante e não é muito denso, você fica ansioso pelo final mas não fica estressado. O jeito que o autor flui é corrido e calmo. O livro é muito bom!

-________________-
Estou colocando abaixo tudo que compreendi no final na leitura, ou seja, SPOILERS pesados!

NÃO LEIA SEM TER LIDO O LIVRO ANTES:
[selecione o trecho abaixo para ler]
[Começa Aqui]
-O tio (pai) de Florence negligencia as crianças e proíbe Florence de aprender a ler por ter se decepcionado com sua segunda esposa, a mãe de Giles, quando lhe ofereceu o passaporte para o universo literário.
-No álbum de família, as fotos da mãe de Giles estão recortadas para que ninguém conheça suas feições.
-Florence mata a Srta. Whitaker porque ela lhe impede de ir à biblioteca.
-A Srta. Taylor evita a mãe de Theo porque esta senhora lhe representa um perigo; ela procurou este emprego específico porque queria se aproximar de Giles; ela também não se impressiona pela casa quando chega porque ela já conhece o ambiente e pede às crianças para mostrarem a casa para que possa ver as mudanças que ocorreram com o tempo; ela permite que Florence leia porque ela também ficou fascinada quando pode aprender a ler.
-Florence quase percebe ao queimar a foto que encontrou na bíblia da Srta. Taylor que já tinha visto aquela foto antes no álbum de família secreto e ela percebe alguma familiaridade no rosto da Srta. Taylor porque ela é a mãe de Giles, então eles se parecem e é por isso que ela passa as madrugadas no quarto do menino.
-Não existe nada de anormal no livro, somente Florence. A Srta. Taylor não anda sobre águas, não vê pelos espelhos e não é o fantasma da Srta. Whitaker. Somente Florence é uma menina perturbada de imaginação fértil. Tudo é narrado em primeira pessoa para influenciar o leitor a acreditar no que a narradora personagem acredita.
[/Termina Aqui]

Espero que tenham gostado, Beijo!

9 comentários:

  1. Oi eu indiquei o seu blog para responder um meme Literário, passa lá no blog pra conferir ok! http://livros-filmes-e-afins.blogspot.com/2011/10/meme-literario.html Qualquer dúvida me avisa?

    ResponderExcluir
  2. Curioso.Deveras curioso para lê-lo.
    estive procurando nas últimas semanas por romances um pouco fora da minha zona de conforto ,e acho que esse ai é uma ótima.ja vou providenciá-lo.
    mas antes vou terminar um bem doido que estou lendo no momento"Veronika decide morrer" do mestre Paulo Coelho,

    gostei muito do blog,seguindo e retribuindo a visita.
    http://algopoetico.blogspot.com/
    =]

    ResponderExcluir
  3. Alguem uma vez me disse que o titulo ta inadequado para com o livro, nem li ainda.

    ResponderExcluir
  4. Foi realmente o título que me chamou atenção, ai que chato saber que foi só uma jogada de marketing :/ Ainda mais porque eu nem gosto tanto assim de A Menina que Roubava Livros! hahaha Alias, gostei muito da sua visão bem critica em ver que o livro fica sem respostas porque a propria protagonista não as tem. Eu ainda não li o livro, mas gosto quando pensam assim! São todas questões pertinentes ao ponto de vista (:

    ResponderExcluir
  5. A primeira pessoa que compartilha da mesma opinião que eu! Entendi o livro perfeitamente, e acho que é necessário um pouco de malícia para entender a subjetividade da narrativa. Curiosidade e um pouco de imaginação te levam a entender perfeitamente o que se passa na cabeça de Florence, uma menina perturbada. O livro é fantástico e misterioso. Apesar de algumas críticas negativas a respeito do título e do final inexistente da história, acho que é um livro ótimo. Os que tiverem curiosidade de ler, apesar das opiniões, não vão se arrepender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente. Acho que as pessoas não estão entendendo o livro.

      Excluir
  6. O livro é mto bom, mas aqueles mais lentos e q não gostam de pensar não entendem e dizem q não gostam. É realmente um livro fascinante.

    ResponderExcluir
  7. Ah, sobre o título, o que eu acho q "A menina que não sabia ler" é a imagem q Florence passa a todos, como uma menina ingênua e incapaz de qq coisa ruim, justamente p suas privações.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, muito com os seus comentários de esclarecimento! Pois no final, eu realmente fiquei sem entender várias coisas, somente com o pensamento de: Florence ficou perturbada.

    ResponderExcluir

Obrigada!