terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um Amor Para Recordar de Nicholas Sparks

Aqui estou eu, novamente confusa sobre uma opinião: Assisti ao filme homônimo há alguns anos e chorei litros com o amor de Landon e a fé Jamie. Mas ainda não era interessada por livros. Ano passado tive oportunidade de conhecer o livro Querido John do Nicholas Sparks e me decepcionei demais, o livro (e o filme também) estava tendo uma repercussão imensa e nem era tão bom assim, achei uma história fraca, fraquíssima. Mas enfim, minha história com o Nicholas Sparks não é tema para este post.

Eu li: Um Amor Para Recordar
Nicholas Sparks, 184 páginas.
Sem dados sobre tradução/editora.
Trazendo para uma linguagem contemporânea, Jamie é uma menina boa, que teme a Deus, filha do pastor da igreja, órfã de mãe, colaboradora em um orfanato e sofre bullying na escola – porque desde que o mundo é mundo ninguém acha cool uma pessoa ser boa e crente no Senhor. E Landon não é o menino mau do filme, ele só é um pouco boçal e fútil, – talvez estas duas palavras signifiquem a mesma coisa, fica a ênfase na qualidade dele, então - que tem um pai ausente e uma família com um histórico corrupto. O rapaz, pensando em fugir da química, entra para a aula de teatro – e todo mundo querendo que o Brasil fosse assim também – por isso eles começam a conviver e puf! o amor acontece... ah, o amor! Aliás, a Jamie foi quem forçou a barra com o jeito folgado dela – me leva em casa?
O legal do livro é que o autor – por ser Nicholas Sparks – dá muita atenção para a fé e chega um momento que você também se sente mais firme nas suas crenças! Também outra característica de Nicholas Sparks é que aparece alguma doença – ou qualquer outra desgraça – que impede o casal de ficar junto e deixa você de coração partido e um pouco desidratado (eu não chorei porque já estava ‘preparada’ para o que ia acontecer).
O que fica um pouco chato no enredo é que Jamie é boa demais e Landon se apaixona e passa a admirá-la e amá-la mais que tudo por causa de poucos pouquíssimos dias de convivência (...)

O interesse pelo livro Um Amor Para Recordar surgiu por causa do filme, de várias resenhas que li e da promoção do blog. Li em e-book em português (de Portugal!) e eu pensei que ia demorar mais, mas fluiu tudo numa boa. Gostei do livro; comparado ao filme, é bem menos romântico e mais cristão. 

3 comentários:

  1. Olá, primeira visita ao blog e já estou seguindo. Se quiser dá uma passadinha no meu tbm, ficaria muito feliz. http://amigasentrelivros.blogspot.com

    Falando do livro, pensei que ele fosse bem mais romântico que o filme, mas pelo o que vc falou. Já assistir o filme, faz um bom tempo, nem me lembro da historia direito mais me lembro que chorei feito uma condenada. Ele não é uma das minhas prioridades de leitura, sou uma pessoa totalmente viciada em clássicos, por isso tô com um monte desse tipo na lista. Mas ultimamente tô colocando uns livros mais atuais, tenho que diversificar né.

    BJ... Blog lindo.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje foi o unico filme que me fez chorar, quando conheci Nicholas nem sabia que ele tinha escrivo esse livro,eu vi quando ainda não haviam traduzido, eu ficava louco para que traduzição. Traduzirão e até hoje quero muitoo ter, nem sei pq nunca comprei.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é cativante! Chorei muito. Mesmo não sendo religiosa, a fé de Jamie me comoveu, e o bonito do amor deles é ver que nasceu aos poucos, onde era imporvável e os mudou de algum jeito. Apesar de todas as minhas críticas contra o Sparks (haha), esse livro é lindo!

    ResponderExcluir

Obrigada!