sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Hora da Estrela de Clarice Lispector

Há um mês, tia Lilly* comentou que estava interessada em ler A Hora da Estrela e eu decidi solicitá-lo num site de trocas (que falo mais tarde). Este livro me deu dores de cabeça desde o momento que foi enviado e estava bem longe das minhas prioridades de leitura.
Mas a professora - e deusa - Roseane* exibiu o filme na aula de literatura e eu não prestei muita atenção, mas vi que o pessoal gostou, então adiantei a leitura.

Nunca me interessei por Clarice Lispector porque já tinha ouvido que os livros dela eram confusos e constituídos por frases para colocar no subnick do msn ¬¬' criei o preconceito e a Clarice - coitada - nem teve a oportunidade de se defender, portanto, cheguei na página 20 sem nenhuma opinião.

Eu li: A Hora da Estrela
Clarice Lispector,
Ed. Rocco, 87 págs.
O que me irritou de início foi o fato do autor fictício  ficar adiando o enredo, a história é ele prometendo que vai começar a narrar fatos que ainda nem sabe. Vim despertar para a leitura quando vi "[...] ninguém olhava para ela na rua, ela era café frio [...]" (p. 27)
Macabéa foi criada pela sua tia - ou pelo autor e deus da história - para ser uma completa idiota burra estúpida tapada alienada. Uma mulher (?) sem voz e sem a consciência de que é um ser racional e capaz. Ela não pensa e, portanto, não existe! A única pessoa que lhe tem apreço é o seu criador e, apesar de declarar seu amor por toda a obra, ele não é capaz de mudar nada e Macabéa não lhe conhece. (Porque Macabéa existe em seu mudo, mas ele não existe no mundo de Macabéa - até porque Macabéa não sabe da existência de um ser superior, aliás, Macabéa não sabe o que é existência)

Para quem conhece as circunstâncias sob as quais C.L. escreveu A Hora da Estrela, todo o texto parece um relato desesperado e confuso de uma mente perturbada.

Mas, enfim, ao chegar ao final do livro, tenho que admitir que é um livro bom e interessante, uma leitura rápida e objetiva.

Macabéa é uma alagoana que não serve para nada, órfã de pai e mãe e criada por uma tia desgraçada, à morte da tia muda-se para o Rio e começa a trabalhar como datilógrafa embora não saiba ler e escrever (nem mesmo falar) direito. Moça virgem inocente pura casta e tudo, começa a namorar com José Olímpico, um nordestino operário de metalúrgica que aspira ser deputado.Olímpico logo se cansa dela e troca-a por sua colega de trabalho, Glória que como boa amiga, empresta-lhe dinheiro e sugere que Macabéa visite uma cartomante. A cartomante - que eu admito ser muito boa - lhe prevê um futuro maravilhoso, entretanto... Quem narra tudo isso é um autor fictício, Rodrigo S.M., que é uma mistura de Clarice e Macabéa.



Deixando aqui os links para download do filme e livro:
(Já tirei o protetor de link do download direto, o torrent e PDF estão na minha conta do 4shared)

• MegaUpload

• Torrent

• PDF






*Nomes alterados!

2 comentários:

  1. O primeiro livro que peguei na biblioteca da escola, é meio cansativo no começo mas é um dos melhores livros brasieiro que ja li.

    ResponderExcluir
  2. AMO ESSE LIVRO! Entre os dez preferidos, sem dúvida. E de autor nacional, Clarice arraza no topo da minha lista. Os livros dela me fazem tão bem, principalmente quando eu tô de TPM. Acho uma viagem a alma feminina, e me identifico muito com o consciente das personagens. Apesar de toda a confusão que esse estilo de narrar causa... Quanto a hora da estrela, a presença do próprio autor ficticio dentro do texto é uma inovação, e considerando a propria vida da Cla (tô íntima HAHAHAHAH), faz com que o autor ficticio passe a ter um Q de biografico. Aiai simplesmente demais! Quando eu for professora de literatura só darei Clarice pros meus alunos lerem hahaha

    ResponderExcluir

Obrigada!