quarta-feira, 9 de abril de 2014

Livros brasileiros: e que nada nos impeça.

Ontem levantei a ideia de que nada nos obrigue de ler livros nacionais... e hoje eu acrescento e que nada nos impeça.

Porque, sim, existe ainda muito preconceito com os autores brasileiros como se eles fossem menos capazes de produzir uma história, isso me parece uma síndrome de colonialidade... embora eu não queira de forma alguma entrar nesse assunto. Temos grandes escritores em todos os ramos da literatura, alguns já são clássicos, alguns já morreram e são mesmo assim imortais. 

E temos alguns autores mais jovens que ainda estão em construção, que ainda caem sobre os clichês, mas muitos autores estrangeiros também fazem isso. Aliás, as grandes divas do romance e chick lit, por exemplo, muitas vezes apelam para os clichês, claro que a prática torna a escrita melhor, mais elaborada, aos poucos aprendem sobre as preferências do seu público e trabalham em cima disso.

O que me incomoda é o preconceito, algumas pessoas perdem a oportunidade de ler um bom livro só porque o autor é brasileiro. Autores brasileiros são muito bons também. E talvez seja por causa desse preconceito que os autores apelam tanto por atenção, criticam tanto o mercado.

Livros são livros e histórias são histórias em qualquer condições. Nós temos muito preconceito com Paulo Coelho, mas lá fora o cara é simplesmente idolatrado. Talvez ele não faça o seu tipo (ou o meu, que não faz mesmo), mas não dá para dizer que o cara é ruim só porque é brasileiro.

Muita gente olha de lado para um livro só porque ele foi escrito por um brasileiro, acha a capa muito boa, a sinopse muito boa e desiste de levar somente porque é nacional. Já disse ontem e digo hoje que raramente levo a nacionalidade de um autor em consideração na hora de escolher um livro.

Não existem motivos para que nós tenhamos que ler livros/autores brasileiros, mas também não existem razões para não ler.

Então, sobre a leitura de literatura nacional eu só tenho a pedir que nada nos obrigue e que nada nos impeça.

3 comentários:

  1. Olá Milena, adoro seu blog acompanho a muito tempo e foi através de você que me deu incentivo para eu criar um blog sobre meus livros, estou começando agora: http://livrostextoseleonardo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mi amei esse texto e concordo com vc e como falei no post anterior, é por isso que levanto a bandeira de incentivo aos nacionais. Para que o novo leitor dê uma oportunidade.
    E sobre o Paulo Coelho, confesso que já li muitos livros dele, anos atrás, mas hoje eles não funcionam comigo. Mas isso não me impede de reconhecer suas conquistas e importância. Percebi que sabemos separar as coisas.
    Enfim precisamos ser livres de preconceitos para escolher um livro por sua história e qualidade de escrita do autor.
    Parabéns pelo debate!!! Adorei!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse texto também! O que tem que nos levar a literatura é o gosto, o mais desprovido de preconceitos possível.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada!