quarta-feira, 2 de abril de 2014

Somente SPOILER: A corte do ar, Stephen Hunt

Geralmente, quando vou ler o segundo livro de uma série, venho aqui e dou uma lida na minha opinião sobre o livro anterior porque isso ajuda a lembrar o que aconteceu e o que senti na ocasião da leitura.


A corte do ar é um livro imenso de steampunk com muitas invencionices e subtramas... então eu pensei: por que não fazer um post somente com spoiler para ajudar na leitura do próximo livro da série ou dar uma luz para algumas pessoas? Muita gente não está gostando desse livro... na minha opinião, ele é bem pesadinho mesmo, mas uma super fantasia e também faz a gentileza de causar várias reflexões sobre política e sociedade.

Então, não clique em "Leia mais" sem um bom motivo, eu realmente não me importo se esse post não tiver visualizações e comentários.
  • Molly Templar está sendo perseguida porque ela é a última pessoa em Chacália que possui um "dom" no sangue, ela é capaz de controlar as Máquinas Mágicas e também atuar como uma "médica" do povo de metal (os Homens-Vapor). Todos as outras pessoas que possuíam essa anomalia foram assassinadas.
  • As Máquinas Mágicas são 7 entidades divinas que há muito tempo "sumiram" e, no momento que a história acontece, somente 1 ainda é localizável, mas precisa desse operador (que é a Molly).
  • Molly está sendo procurada por um homem que quer causar uma revolução começando pela cidade subterrânea de Tristesperança, ele quer fundir pessoas de carne com pessoas de metal (crime pelas leis do metal) para criar uma sociedade "igual" e que tenha maior resistência (come menos, dorme menos, cansa menos, trabalha mais).
  • Esse homem é um seguidor de Benjamin Carl e está sendo patrocinado pelo príncipe (Alpheus) e futuro rei de Chacália a dar continuidade a essas buscas e essa revolução, ele quer acabar com a monarquia.
  • O príncipe matou o rei. Mas a verdade é que o príncipe não é filho do rei, ele é filho de um dos guardas especiais, o capitão Faísca. E o príncipe também tem a mesma combinação sanguínea de Molly.
  • O homem (que eu cismo em não lembrar o nome nesse momento), é um adepto que cultua a Caotyl Selvagem, uma entidade 'inseto' diabólica muito antiga que está o usando para retomar o controle de Chacália.
  • Os dois Homens-Vapor que ajudam Molly em Tristesperança, Rodas Lentas e Chaminé Prateada, quase são "desativados" quando Molly é capturada, mas são unidos em um só corpo (Rodaprateada), infringindo a Lei do povo de Metal, pela própria Máquina Mágica para que possam ajudar Molly a cumprir a sua missão de se unir a Máquina Mágica e acabar com a revolução e a Caotyl Selvagem.
  • Oliver Brooks é filho de um agente da Corte do Ar e uma semideusa, ele é um encantado e recebe de uma conhecida do pai uma faca que se transforma e de um "padre" um conjunto de armas que caça o mal.
  • Oliver e Molly se conhecem quando ambos são capturados pelo homem porque sabe que eles são capazes de vencer essa Caotyl Selvagem.
  • Ele se une a um encantado (Sussurrador) que consegue permear os sonhos das pessoas e construir ilusões, eles chegam até o Benjamin Carl, o "comunista" idealizador da revolução e se unem para dar fim a esse projeto louco.
  • Na luta final, surgem: Molly unida à Máquina Mágica, Oliver e o Sussurrador, o Rei Vapor e a própria Corte do Ar e eles então conseguem vencer a Caotyl Selvagem. O Rei Vapor morre nessa ocasião, Molly entrega a placa de vida de Rodaprateada para ser guardada com o povo de metal.
  • Alguém sequestra o príncipe Alpheus que estava sendo torturado para agredir a Máquina Mágica e ele leva uma vida escondido por um codinome.
  • A Corte do Ar quer levar Oliver ou suas armas (recebidas do padre), mas ele se recusa e fica essa abertura para os próximos volumes porque ele passa a ser uma lenda.
  • O novo Rei Vapor é a reencarnação da placa de vida de Rodaprateada.
  • É um livro que trata de fanatismo religioso/político.
Obrigada a você que veio aqui por algum motivo, por gentileza, comente sobre esse livro.
Beijocas!

3 comentários:

  1. Ok, eu li tudo O.O
    E esse livro parece ser bem louco. O que adorei, na verdade. Não sei se é um livro que anda meio popular pela blogosfera, porque eu tô sumida, mas já vou colocar na minha lista de desejados no Skoob.
    Li tudo porque provavelmente vou esquecer, já que demoro pra decorar nomes, aí provavelmente não saberia associar quem é quem ¬¬'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Mi estou amando essa sua ideia de fazer dois posts - resenha separados do mesmo livro, um sem spoiler e outro com. Além disso essa ideia de hoje sobre colocar pontos importantes para quando você e seu leitor for ler o segundo livro e quiser relembrar o primeiro. Parabéns, amei mesmo essa ideia. Também releio minhas resenhas e anotações no caderno antes de continuar livros de série. Ótima ideia \o/

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do post-spoiler. Terminei o livro ontem e confesso que algumas coisas ainda não sei bem o que são, como os Loas ou a própria Caotyl Selvagem. Mas gostei do livro. Gostei da forma como o autor "assume" que a gente sabe de tudo o que ele está falando e não perde tempo com explicações. Ah, o nome que você não lembra é Tzlayloc ;)

    ResponderExcluir

Obrigada!