sábado, 22 de fevereiro de 2014

Mago - Mestre, de Raymond E. Feist [SEM SPOILER]

Atenção! Esse texto não possui nenhum segredo de enredo do livro Mago - Aprendiz. Caso você já tenha lido o primeiro volume da série, leia a resenha com spoiler.

Em Mago Mestre, Raymond E. Feist dá continuidade à saga épica de Midkemia. Quatro anos após a invasão de seres de outro mundo, Pug e seus amigos estão separados.

Pug está prestes a compreender os mistérios da sua magia e conhecendo melhor quem são esses inimigos. Tomas, agora um guerreiro, está se transformando em um ser completamente diferente. Os príncipes Arutha e Lyam estão envolvidos em conflitos políticos que podem comprometer a Coroa, o Reino e o futuro de toda Midkemia.

Com uma trama cada vez mais elaborada e envolvente, Feist nos traz respostas e detalhes sobre acontecimentos do primeiro livro (quem são de fato os invasores e o que querem?), além de nos apresentar mais e melhor a cultura das pessoas do Reino, dos Elfos e Anões... e dos Magos!


O que tenho gostado nessa série é a convicção que o autor transmite em seu texto, sua capacidade de convencer o leitor e de não precisar criar subterfúgios para incrementar sua trama. É um texto ágil e muito repleto, com várias tramas e subtramas, um enredo extenso distribuído em longos capítulos e, mesmo assim, não é cansativo. Vai agradar aos leitores sagazes que gostam de histórias ricas e bem elaboradas, cheias de ação, aventura, magia, jogos políticos e personagens cativantes ou que despertam nossa desconfiança.

Se o primeiro livro da série já causava reflexões sobre o choque entre culturas, esse consegue ser ainda melhor nesse aspecto. E eu não resisto a essa inclinação sobre a alteridade. Entendam que eu estudo Museologia dentro de um departamento de Antropologia. Então, eu sempre observo as relações de poder e o quanto isso influencia nas políticas de memória. Esse livro traz uma cena SENSACIONAL para refletir sobre esse aspecto... posso adiantar que é quando conhecemos a origem desses mundos...

Além de observar a relação sobre a alteridade. O choque entre culturas fica exposto para apreciação em boa parte do livro. E, principalmente, nas ocasiões que esses povos precisam conviver. São pessoas com crenças e temores diferentes, costumes, prioridades e opiniões diferentes sobre tudo.

É uma história avassaladora, que aflige tanto quanto arrebata o leitor e o leva a lugares distantes e apresenta pessoas distintas. Aliás, o número de personagens é crescente e o autor continua criando pessoas singulares e, acima de tudo, humanas (exceto os elfos e anões, kkkkk). Eles têm dilemas comuns. Além de apresentar novos personagens, Raymond trouxe uma nova versão dos antigos, afinal, passaram-se nove anos, esse é mais um aspecto excelente na escrita do autor, ele constrói personalidades embasadas nas experiências de cada um (um exemplo é a serenidade da princesa Carline, os dilemas de Martin do Arco e outros.)

Não é a toa que a BBC considerou o primeiro volume desse livro como um dos cem melhores de todos os tempos. É, definitivamente, uma obra na melhor linhagem de fantasia.

Se quiser conhecer a série... tem PROMOÇÃO rolando na fanpage do blog até o dia 26 com o primeiro volume, Mago - Aprendiz.

Ou... lá no Submarino o precinho tá massa e ainda vem com um mousepad lindo que é o mapa de Midkemia <3

De bônus, para deixar vocês com ainda mais vontade de adquirir o livro, ficam aqui essas três fotos de Poli com ele *-*

Depois de termos passado uma madrugada em claro lendo!
"mãe, larga esse livro e olha pra mim"


Um comentário:

  1. Miga estou tão apaixonada pelas fotos que vc tem tirado da poli com os livros. Parabéns pela ideia!!!
    Amiga que texto fantástico foi esse??? Adorei a forma como vc falou sobre o choque cultural dos povos encontrados no livro. Essa série está realmente fazendo sucesso com os fãs de fantasia, confesso que ainda estou engatinhando nesse estilo mas fico feliz em saber sua opinião. Quem sabe um dia eu me aventure nessas páginas!!!! Valeu pela dica e ótimas próximas leituras!!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!