quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Diário de Uma Paixão || Leitura Crítica

Gosto de enfatizar por aqui que sou paciente e sempre dou uma nova oportunidade a tudo porque acredito que as coisas podem melhorar.  Assisti o filme há alguns anos e foi por isso que decidi ler o livro e não me arrependi.

Noah e Allie se conhecem e passam um verão maravilhoso juntos na cidade de Nova Berna, mas eles têm classes sociais diferentes e por isso ficam separados durante 14 anos. 
Neste período Noah escreve cartas para Allie e nunca recebe resposta, muda-se de Nova Berna, trabalha com um judeu que lhe tem muito apreço, vai para a guerra, recebe uma herança na ocasião da morte do judeu, volta a Nova Berna, compra uma casa e decide empregar todo o seu tempo na reforma desta casa.
Allie forma-se em Artes Plásticas, participa de chás beneficentes e namora com Lon. A três semanas do casamento, Allie vê no jornal uma foto de Noah e a casa reformada e decide procurá-lo.
Eles se reencontram, mas suas vidas estão mudadas.

Senti muitas coisas durante a leitura. Raiva porque Allie amava Lon e uma mágoa quando ela mostrou que estava em dúvida. Senti raiva porque Noah passou de tudo isso, senti muita raiva de mim.
Por muitos momentos olhei para Allie pelos olhos de um Noah já idoso, mas muito apaixonado e tentei dizer que  "por mais que hoje você esteja me fazendo sofrer, você sempre me fez feliz e é por isso que não desisto de você".
Amor: algo que nos faz passar por cima dos nossos próprios limites.

E, por ser mais um livro do autor Nicholas Sparks, não podemos deixar de perceber as características que são identidades do autor: a influência do pai na formação do caráter do Noah; as cartas românticas; um motivo que separa os personagens principais e põe seu amor à prova; neste livro senti menos a presença de Deus guiando as atitudes dos personagens, mas os milagres acontecem em todos os momentos.
Eu acredito em milagres, talvez não deste jeito expresso no livro, mas acho fascinante duas pessoas distintas se encontrarem, se conhecerem, deixarem surgir um sentimento singular. Amor é um milagre.

|| Informações:
Diário de Uma Paixão
Nicholas Sparks
Tradução de Renato Marques de Oliveira
Editora Novo Conceito
242

|| Observações:
Jan, obrigada pelos 15!

7 comentários:

  1. Dizem mesmo que o filme não é tão bom quanto o livro.. Espero ler o livro em breve assim como assistir ao filme, e poder falar sobre! *-* Achei a história muito linda! Bem típico do Nicholas :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de história que trazem somente romance como foco principal, mas ouço tantos elogios em relação ao Nicholas Sparks que um dia acabo dando uma chance. usahsauhsa :X
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Millena!

    Não li o livro, mas vi o filme, gostei tanto que fiz resenha lá no blog. Chorei litros...rs. Passei por uma montanha russa de emoções como você, fiquei encantada com o amor de Noah. Qdo Allie encontrou o quarto de pintura eu pensei: puxa, todos esses anos e ele se preocupou com isso! Eu fiquei com muita raiva dela, achei que tinha esquecido rápido, mas depois tentei entender o dilema dela. Comentei até dos problemas de saúde deles e da representação que eu atribuía a isso.

    Bj,

    Nayara.

    www.dignidadenaocabeaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores de Nicholas Sparks, impossível terminar de ler sem derramar algumas lágrimas :)

    ótimo post Milena!

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma das histórias mais lindas do Nicholas Sparks! Muito emocionante mesmo! ^^
    Pena que eu só vi o filme até agora - tudo bem, um trilhão de vezes - mas mesmo assim!
    Comprei o livro e pretendo lê-lo mas ainda não o fiz! Tenho certeza de que vou chorar rios de lágrimas hehehe

    Ahh também fiquei chateada por ela ter uma certa dúvida sobre com quem ficava, mas acho que é natural se estivéssemos na situação dela, afinal ela já estava prestes a casar-se com outra pessoa e a decisão pesa muito, mas ela acabou fazendo a coisa certa! Acho que esse é um dos livros mais felizes do Nicholas Sparks hehehe Tudo bem, tem a sua parcela de tristeza, mas pelo menos eles viveram longos anos felizes juntos e é isso que importa! Fora que a história de amor dos dois é super linda e saber que ela foi inspirada na história dos avós da esposa dele só a torna ainda mais linda rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ta ai um livro que eu quero muito, sou fascinado por Nicholas Sparks, os finais dele são incriveis

    ResponderExcluir
  7. Eu achei o filme melhor do que o livro! haha Engraçado né? Normalmente os livros originais que são melhores. Mas acho que depois de taaanto ler Nicholas Sparks, você começa a ficar um pouco cansada demais dessas "marcas do autor" que você falou.... Na minha opinião, elas deixaram de ser marcas do autor, e passaram a ser cliches dentro da obra dele, que fazem todos os livros ficarem parecidos demais, com personagens super moldáveis e previsiveis. Li Dear John primeiro, depois Um amor pra recordar, depois Diario de uma paixão, e agora po último Noites de Tormenta. Chorei no primeiro, chorei ainda mais no segundo, mas a partir do terceiro nem uma lágrima, só um pouquinho de tédio... Bom, essa é a minha opinião sobre o Sparks.

    ResponderExcluir

Obrigada!