quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Starters de Lissa Price


O lançamento de Starters em julho pela editora Novo Conceito deixou os leitores fãs de distopias bem ansiosos para conhecer o livro da Lissa Price e o marketing da Novo Conceito acertou com jogos, promoções e tudo mais.

O Amor por Clássico é um blog exclusivamente meu, mas eu me sinto no direito de vez ou outra permitir a participação de alguns primos meus, então eu tinha decidido que Arthur leria/resenharia Starters. Entretanto, ele não conseguiu fluir com a leitura e parou na página 101. Peguei o livro e fui eu mesma tirar a prova.

Não. O livro não é ruim. Acho que Arthur estava numa ressaca literária ou estava esperando outra coisa do livro. "Essa autora copiou a Suzanne Collins" (FERREIRA, Arthur. In: O que eu achei de Starters. Brasil, 2012, p. 12) e eu não li Jogos Vorazes para dissertar acerca desta informação. Então eu não posso fazer essa mesma comparação, mas vou dar aqui minhas impressões sobre Starters.


Pulando todo esse blábláblá inicial, preciso dizer que eu não sou a maior fã de distopias, mas isso não chega a interferir no meu julgamento do livro.

Após a Guerra dos Esporos, Callie perdeu os pais e passou a viver nas ruas com seu irmão, Tyler e seu amigo, Michael. Eles sobreviveram porque jovens menores de 20 anos, conhecidos como Starters, e velhos acima de 60 anos, conhecidos como Enders, foram vacinados. Para conseguir sobreviver, Callie decide alugar seu corpo, por intermédio da Prime Destinations, para Enders que desejam ser jovens novamente por um período de tempo.

O primeiro aspecto que me incomodou em Starters é não ter conseguido identificar o ano. Até os 13 anos, Callie tinha uma vida normal. A partir dos 15, ela foi para as ruas. Atualmente ela tem 16. Segundo aspecto com certeza foi a falta de criatividade da autora. Sim, nós teremos holoálbuns em algum momento lá no futuro, mas isso me pareceu muito previsível. E paralelamente a este avanço tecnológico, eles ainda usam celulares, computadores e carros normais. Com outras tecnologias diferentes das atuais, é verdade, mas ainda assim, ficou muito pobre de criação e inovação. O terceiro aspecto é o triângulo amoroso. Um artifício que considero completamente desnecessário. Todos os autores - principalmente norte americanos - incluem um triângulo amoroso em suas séries de YA books. O resultado disso é decepcionante, previsível e enfadonho [amo essa palavra, sério!].

A Prime Destinations é uma empresa que tem tecnologia suficiente para transformar os corpos jovens em corpos perfeitos, sem manchas, marcas, cicatrizes etc. e para fazer a mente de uma pessoa controlar o corpo de outra, mas eles não são capazes de identificar uma falha no processo. A autora transmite uma impressão bastante negativa a respeito dos Enders, como se todos fossem maus e ignorassem os Starters necessitados.

Eu prefiro classificar Starters como uma ficção científica, falta muito para chegar a criação da Lissa Price chegar à uma distopia.

O livro não é nem tanto nem tão pouco, e deu para achar ele legalzinho, nada de espetacular. O gancho para o outro livro é satisfatório, mas eu não me acho muito ansiosa para ler.

Informações:
Starters do original Starters.
Escrito por Lissa Price e tradução de Ivar Panazzolo Júnior
Publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito
368 páginas

14 comentários:

  1. Eu não li, mas não acho que vá le Starters, um dos motivos é o levantado pelo seu primo. Não gosto de lviros que se assemlham demais a famosos de outros autores (nem sempre são inpirados, às vezes eles passam a ser publicados no embalo de sucesso de outro, mas mesmo assim).

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li a trilogia dos Jogos Vorazes em menos de uma semana, mais por curiosidade do que por vontade.
    Então como tu não é fã de distopias, não tá perdendo nada, os livros são legais, mas eu os classificaria que nem tu classificou starters, nem maravilhoso nem terrível.

    Sobre Starters, ganhei ele recentemente,mas ainda não o li. Admito que participei do sorteio só pq achava a capa mt legal, nem sabia ao certo o que esperar em relação a ele. Agora, definitivamente, não esperarei coisa alguma, daí não decepciona hahhaha. Nem irei lê-lo esperando ser xerox de Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de distopias, então, já li várias. Quando Starters foi lançado meu lado avestruz fez eu me apaixonar imediatamente. Sou incapaz de resistir a um livro brilhante.

    E foi uma decepção. Porque eu esperava muito e achei o livro, simplesmente, esquecível. Não era bom, nem péssimo.Eu posso esquecer que li.

    Eu gostei muito da sua resenha. Acho que você é a única pessoa que leu o mesmo livro que eu. Todo mundo acha ótimo, mas eu achei bom...só isso.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Mi adoro sua opinião sincera. Parabéns!!!!
    Ainda não li esse livro e confesso que o assunto abordado nele não me chamou atenção necessária.
    Nobre jogos vorazes só li o primeiro da serie e achei ele bem interessante e forte.

    ResponderExcluir
  5. Adoro distopias,mas achei esta um tanto confusa!
    Ah o kit de marcadores que ganhei chegou no dia 30/10,mas como estava sem net só consegui avisar agora.
    Obrigada.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o comentário acima: parabéns pela opinião sincera.
    Até agora só li resenhas "positivas" sobre Starters. Aliás, estou com o livro aqui, pronto para ser lido.
    Ao ler a sinopse e algumas resenhas, achei que a história pudesse ter alguns furos. Mas acho que o mistério e a "realidade" em que os personagens vivem me cativaram. Fiquei curiosa!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu li e me apaixonei completamente por esse livro , o gancho e totalmente O.o pelo menos eu me senti assim a maior parte do livro ,e fiquei meio com uma ressaca literária beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( retribui comentário ? ) Obrigado .

    ResponderExcluir
  8. Humm, à primeira vista eu confesso não enxergar nenhuma ligação com Jogos Vorazes (eu já li JV, mas não li Starters, então não posso dizer ao certo). Também odeio triângulos amorosos (como você bem sabe) e só em saber que esse livro tem um já me desanima um pouco, mas até achei a ideia central bem original. Uma pena que falhe em alguns aspectos. Espero gostar, no entanto rs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Já li este livro, simplesmente adorei, principalmente a tematica e como a estória se desenvolve, não acreditei quando vi que o livro tinha acabado, espero ansiosamente pelo segundo livro

    ResponderExcluir
  10. Engraçado como as críticas variam a respeito desse livro. Estou esperando apenas uma oportunidade para ler, fikei muito curiosa. Posso até estar enganada, mas a estória tem alguns aspectos que se assemelham com "A Hospedeira"...

    ResponderExcluir
  11. Poxa não sei mais o que esperar desse livro,se ele é bom ou ruim? não sei se quero mais ler pois cada resenha define ele de um modo,adoro YA e ate gosto de triângulos amorosos.

    ResponderExcluir
  12. Que resenha ótima, estou louca para ler o livro, ainda não consegui comprar e estou participando da sua promoção para concorrer.
    Esse livro deve ser muito bom mesmo.
    E concordo com você sobre ser ficção. :D
    Beeijos

    ResponderExcluir
  13. eu estou completamente fascinada pela capa e pelo livro!
    Principalmente pq amo distopias!
    otima resneha, viu? parabens! :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, :)

    'os leitores fãs de distopias bem ansiosos' - bom, sou uma delas *---*

    Primeiro de tudo, amei a capa desse livro, ele me chamou muita a atenção e me deixou curiosa sobre a história além da sinopse.

    Confesso que sua resenha me desanimou um pouco, mas não o suficiente pra desistir - teimosa eu? kk' - acho que vou conferir. :)

    ~^> Beijusss...;*

    ResponderExcluir

Obrigada!