segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sessão de terapia de Jaqueline Vargas

Desde que tinha visto a propaganda da série Sessão de Terapia (canal gnt) tinha ficado interessada porque o diretor seria e é Selton Mello e eu adoro o cara, mas, infelizmente, a universidade não me permitiu acompanhá-la, baixá-la ou assisti-la. Sessão de Terapia é uma versão brasileira da série israelense Be Tipul, que foi sucesso de crítica em mais de 30 países. A autora do livro, Jaqueline Vargas, atua também como roteirista na série.

Na série, acompanhamos as consultas de cinco pacientes do terapeuta Theo Cecatto (sendo dois deles, um casal). Os episódios são exibidos na ordem das consultas. E o fim de cada semana traz uma avaliação do terapeuta por sua supervisora, Dora. O cenário é quase que restrito ao consultório de Theo e de Dora.

O livro é baseado na série. E, apesar de trazer as mesmas histórias, é completamente diferente porque, na série, acompanhamos as consultas e, no livro, temos Theo narrando as consultas e outros fatos que vêm ocorrendo em sua vida.


Júlia é uma médica que procura na terapia uma solução para seu  dilema sobre casar-se ou não com seu namorado, mas acaba apresentando uma transferência e apaixona-se pelo terapeuta. Breno é um atirador de elite que em uma missão matou, sem querer, uma criança e está procurando orientações sobre como lidar com isso, até porque ele não sente remorso nem culpa. Nina é uma jovem atleta que precisa de uma avaliação para receber um seguro por causa de um acidente. Ana e João, após tentarem muito ter mais um filho, estão em crise no casamento e refletindo se devem abortar.

Situações complicadas e simultaneamente normais para alguém que trabalha ajudando as pessoas que se sentem com dificuldades psicológicas e emocionais... mas a vida de Theo não vai bem. Em crise no casamento, não suporta mais sua esposa Clarice, desconfia que ela o está traindo e não consegue ser mais do que indiferente quanto a isso. Seu lado profissional, que sempre o segurou, também está ruindo, apresentando uma contratransferência com sua paciente (Júlia), cada vez mais impaciente com os outros pacientes e irritadiço.

Diante de tudo isso, ele decide procurar Dora Aguiar, sua antiga supervisora, com quem cortou relações a 8 anos. Dora, com seu profissionalismo e frieza está disposta a mostrar a Theo fatos que ele tem se recusado a enxergar...

Sensacional para quem acompanha a série ou não. Não é um livro que transcreve o que está na série (aí seria até mais fácil assistir, né, dãã) Jaqueline Vargas vai além disso e traz muito mais para os leitores, informações, sensações e sentimentos que estão além dos relatos dos pacientes. Se, na série, vemos o Theo dividindo o núcleo principal com seus pacientes, no livro ele é o centro de tudo e vemos como ajudando cada um dos pacientes a se encontrar, ele mesmo tem conseguido se encontrar.

A série é bem pesada de acompanhar, principalmente por não variar cenários, todo o conteúdo está nas minúcias do consultório de Theo, nas expressões, nos olhares lançados, nas frases ditas. O livro traz mais espaço para imaginação e, portanto, eu o achei menos tenso, mas não deixa de lado a densidade.

Para quem não acompanha a série, a autora não deixa a desejar nas informações. Logo você se sente completamente envolvido com os personagens, se identifica com muitos sentimentos e pensamentos que eles transmitem e muitas vezes sente-se inquieto com o desenrolar da trama.

O livro é bem escrito e tem uma diagramação bem simples, acho que condiz bem com o conteúdo, é bem sóbrio. Além disso, tem um álbum com fotos da série. É um excelente livro pra sair daquele esquema fantasia de sempre e é exatamente o tipo de livro que eu gosto, que mexe com o leitor, que traz personagens difíceis, com dilemas, dúvidas, questionamentos, segredos.

Contextualizado com a primeira temporada, a autora ainda não deu certeza sobre uma continuação, mas só posso dizer que seria muito bem vinda.

Recomendo, claro.

2 comentários:

  1. Mi adorei saber sua opinião sobre o livro, confesso que não despertou minha curiosidade.
    Como falei antes vi alguns episódios, mas achei pesados e não continuei.
    Beijinhos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa série ainda, e nem o livro. Esse livro parece ser bem interessante, o fato da história ter consultas de terapia me deixou bastante curiosa. Vou procurar a série para assistir, e se eu realmente gostar, pode ser que eu procure o livro para ler.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada!